Buscar

Platelmintos e Nematódeos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Platelmintos e Nematódeos
 
Platelmintos
 Os Platelmintos Possuem o corpo mais achatado e possuem mais de 15 mil outras espécies. Nem todos eles causam danos à vida de uma pessoa, mas ajuda um pouco. Ele possuem o sistema digestório incompleto, pois não possuem ânus.
Como eles não tem um lugar que é especifico para evacuar, o que entra sai pelo mesmo lugar, ou seja, as fezes são pela própria boca. Uns nem possuem o sistema digestório, por isso fazem a absorção cutânea, ou seja, pela pele. Eles não tem nem coração e não respiram.
 
 
Nesse caso há dois tipos de exemplo desses asquerosos animais. O primeiro é a planária, ela vive em lugares mais úmidos e não fazem mal a ninguém, ela anda através de uma gosma chamada muco, e podem se regenerar. 
 
Outro exemplo é a conhecida tênia. Ela causa teníase. Existem dois tipos: tênia Solium e Tânia Saginata, a diferença é que a tênia Solium vem das fezes do porco e a Saginata do boi. Obs: Nas provas, para lembrar que tênia é de qual animal, lembre da saginata, que termina com as sílabas "nata" e nata é feita do leite que é retirado da vaca.
Nematódeos
 
 Outra espécie de verme são os nematódeos. Eles tem o corpo cilíndrico e não achatado como os platelmintos. Eles possuem anus, então tem o sistema digestório completo. Eles não abitam apenas a água e também a terra.
 
 O exemplo mais conhecido é a própria lombriga, que causa ascaridíase (este nome é originário do nome cientifico dela: ascaris lumbricoides).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais