Buscar

questionario I UNID FISIOLOGIAx

Prévia do material em texto

UNINASSAU - EAD
Disciplina: Fisiologia Humana
Professor: Antônio Sérgio Jr.
Curso: Nutrição
QUESTIONÁRIO - UNIDADE I – FISIOLOGIA CELULAR
1. O modelo abaixo representa a configuração molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa incorreta. 
a) O algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrófila) das moléculas lipídicas. 
b) O algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrófoba) das moléculas lipídicas. 
c) O algarismo 3 assinala uma molécula de proteína. 
d) O algarismo 4 assinala uma molécula de proteína que faz parte do glicocálix. 
e) O algarismo 5 assinala uma proteína extrínseca à estrutura da membrana.
2. Os mais de 200 tipos de células no corpo podem ser agrupados em quatro classes principais de tecido, de acordo com suas funções básicas. Esses tecidos são:
a) Tecido epitelial, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido muscular.
b) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
c) Tecido nervoso, tecido sanguíneo, tecido muscular, tecido conjuntivo.
d) Tecido conjuntivo, tecido ósseo, tecido sanguíneo e tecido nervoso.
e) Tecido epitelial, tecido cartilaginoso, tecido sanguíneo e tecido nervoso.
3. O esquema abaixo representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos. A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por:
a) transporte passivo.
b) plasmólise. 
c) osmose 
d) difusão. 
e) transporte ativo.
4. As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado: 
a) membrana celulósica. 
b) glicocálix. 
c) microvilosidades. 
d) interdigitações. 
e) desmossomos. 
5. Um potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre toda a membrana de uma célula excitável como músculos (esquelético, cardíaco ou liso) ou tecido nervoso. A permeabilidade aos íons no coração varia, produzindo as cinco fases do potencial de ação do músculo ventricular. Identifique as fases 0, 1, 2, 3 e 4 do gráfico.
a) 0–potencial de repouso, 1- repolarização, 2-platô, 3-repolarização, 4- potencial de repouso.
b) 0–despolarização, 1- platô, 2-repolarização, 3-despolarização, 4- potencial de repouso.
c) 0 –polarização, 1- repolarização, 2-platô, 3-polarização, 4- potencial de repouso.
D) 0–potencial de repouso, 1- pico do platô, 2-platô, 3-repolarização, 4- potencial de repouso.
e) 0 –despolarização, 1- repolarização, 2-platô, 3-repolarização, 4- potencial de repouso.
6. Assinale a alternativa incorreta:
a) A difusão simples é um tipo de transporte passivo através da membrana plasmática que ocorre quando existem condições de grandiente de concentração sem haver gasto de energia.
b) A difusão facilitada utiliza proteínas carregadoras para o transporte de açúcares simples e aminoácidos através de membrana constituindo, por essa razão, um processo de transporte ativo.
c) A membrana plasmática é formada por uma camada bimolecular de fosfolipídeos onde estão dispersas moléculas de proteínas globulares, dispostas como um mosaico.
d) Qualquer processo de captura por meio do envolvimento de partículas é chamado endocitose.
e) Na fagocitose a célula engloba partículas sólidas para através da emissão de pseudópodes que as englobam formando um vacúolo alimentar denominado fagossomo.
7. O transporte através da membrana celular, tanto diretamente, através da bicamada lipídica, como por meio de proteínas, ocorre por um de dois processos básicos: difusão ou transporte ativo. Sobre esse assunto, marque a alternativa incorreta:
a) A difusão significa o movimento molecular aleatório de substâncias, molécula a molécula, através dos espaços intramoleculares da membrana ou em combinação com proteína transportadora.
b) A energia causadora da difusão é a energia cinética normal da matéria.
c) O transporte ativo significa o movimento dos íons ou de outras substâncias em direção oposta à de um gradiente de energia, como passando de um estado de baixa concentração para um estado de alta concentração.
d) Quando uma molécula A, em movimento, se aproxima de outra molécula B, estacionária, as forças eletrostáticas e nucleares da molécula A aproximam a molécula B, absorvendo parte da energia do movimento para essa molécula B. Esse movimento contínuo das moléculas uma com as outras, nos líquidos ou nos gases, é chamado de difusão.
e) A difusão simples significa que o movimento cinético das moléculas ou dos íons ocorre através de uma abertura na membrana ou através de espaços intermoleculares, sem que ocorra qualquer interação com as proteínas transportadoras da membrana.
8. Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a receptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.
a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.
b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.
c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.
d) Os canais de K+ e Na+ liberam seus íons e assim, fundem as vesículas de neurotransmissores com a membrana plasmática do outro neurônio, através de exocitose.
e) O terminal do neurônio pós-sináptico armazena neurotransmissores em pequenos compartimentos delimitados por membrana, as vesículas sinápticas, e repassa para os neurônios pré-sinápticos. 
9. A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso, resultante da destruição progressiva da bainha de mielina que envolve os nervos. É mais frequente em mulheres, e os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma consequência da ausência da bainha de mielina.
a) Propagação dos impulsos em saltos pelos nódulos de Ranvier
b) Propagação lenta dos impulsos nervosos. 
c) Geração rápida de potencial de ação no nódulo de Ranvier seguinte. 
d) Aumento da resistência da membrana. 
e) Aumento da sensibilidade da bainha de mielina.
10. Para que seja possível a comunicação entre os neurônios, algum tipo de informação deverá ser transmitido de um neurônio para o seguinte. Esta informação é fornecida sob forma de impulsos nervosos. No entanto, para que um impulso nervoso seja gerado, são necessárias algumas características especiais, presentes na célula nervosa.
Sobre essas características celulares e o impulso nervosa, analise as afirmativas abaixo.
01. O potencial de membrana sobe rapidamente em direção ao potencial de equilíbrio do sódio durante o potencial de ação.
02. A abertura retardada dos canais de cálcio dependentes de voltagem leva ao efluxo de cargas positivas da célula, conduzido à repolarização.
04. Os neurônios não apresentam membranas com canais iônicos que permitem a passagem de vários cátions ao mesmo tempo.
08. Uma célula em repouso tem excesso de cargas positivas em seu interior.
16. Os nós de Ranvier são intervalos regulares na bainha de mielina e são os responsáveis pela transmissão mais lenta dos impulsos nervosos, uma vez que a mielina é isolante. 
Após analisar as afirmativas, realize o somatório das afirmativas incorretas.
a) 03
b) 11
c) 14
d) 24
e) 28

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes