Buscar

questionario IV UNID FISIOLOGIAx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNINASSAU - EAD
Disciplina: Fisiologia Humana
Professor: Antônio Sérgio Jr.
Curso: Nutrição
QUESTIONÁRIO - UNIDADE IV – MOLÉCULAS QUE NUTREM E REGULAM AS CÉLULAS
1. Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.
Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente: 
a) amilase pancreática e intestino.
b) maltase e estômago.
c) tripsina e intestino.
d) ptialina e boca.
e) pepsina e estômago.
2. O alimento quando ingerido passa por uma série de estruturas que tem a função de transformar as macromoléculas em micromoléculas a fim de serem absorvidas e utilizadas pelas células, sendo assim assinale a alternativa correta em relação ao sistema digestório:
a) O alimento passa por três processos, o de ingestão, digestão e absorção, sendo que este último processo ocorre exclusivamente no intestino grosso.
b) A boca que faz a ingestão do alimento apresenta uma importante ação na digestão dos lipídios, através da ação da saliva.
c) O esôfago é um tubo localizado anterior a traqueia e conduz o alimento até o estômago e apresenta peristaltismo.
d) O duodeno é a primeira porção do intestino delgado e é nesta estrutura que acontece a maior parte da digestão.
e) No estômago observam-se dois esfíncteres que atuam na entrada e saída do alimento deste órgão, sendo o piloro o esfíncter entre o esôfago e o estômago e a esofágico presente entre o estômago e o duodeno.
3. O trato gastrointestinal é um tubo longo cuja função é transportar nutrientes, água e eletrólitos do ambiente externo para o ambiente interno. O alimento ingerido está quase sempre na forma de macromoléculas como as proteínas e carboidratos complexos, os quais, pelo processo de digestão mecânica e química, são transformados em pequenas unidades absorvíveis.
GLÂNDULA: I. Glândula gástrica. II. Glândula salivar. III. Pâncreas exócrino. IV. Glândula intestinal.
SECREÇÃO: 1. Enteroquinase. 2. Ácido clorídrico. 3. Ptialina. 4. Suco pancreático. 5. Pepsina. 6. Lipase. 7. Peptidase.
AÇÃO: a. Digestão de lipídios. b. Digestão de polissacarídeos amido e glicogênio, transformando os em maltose. c. Digestão de proteínas quebrando as ligações peptídicas entre certos aminoácidos. d. Transformação de tripsinogênio em tripsina. e. Acidificação do conteúdo estomacal contribuindo na morte de microrganismos. f. Completar a digestão das proteínas decompondo as em aminoácidos. g. Digestão dos polissacarídeos amido e glicogênio, transformando os em dextrinas.
Assinale a alternativa em que todas as associações glândula/ secreção/ação estão corretas.
a)I2e, II4c, III6g, IV1f
b) I2c, II3c, III4g, IV7f
c)I5f, II4c, III1d, IV7g
d)I5c, II3g, III4b, IV1d
e)I7f, II3g, III1b, IV6a
4. Quanto à Fisiologia da secreção gástrica, sabe-se que algumas condições inibem a secreção de muco e bicarbonato, lesando a barreira mucosa gástrica, como por exemplo, através da utilização de antiinflamatórios não-esteroides (como o ácido acetilsalicílico – o AAS). Estes medicamentos também diminuem a produção de PGE2, prostaglandina que tem efeito protetor da mucosa, inibindo a secreção de HCl e estimulando a secreção de muco e bicarbonato. Assim, lesões da mucosa gástrica são, comumente, de origem medicamentosa, por uso prolongado de aspirina e/ou de outros antiinflamatórios não-esteroides, que podem causar até úlceras gástricas. Sobre a dinâmica da secreção gástrica, é incorreto afirmar:
a) As glândulas do estômago são formadas por vários tipos celulares. As células mucosas do colo são responsáveis pela produção do muco e do bicarbonato.
b) O pepsinogênio é secretado pelas células principais. Ele é ativado pelo HCl, originando a pepsina, enzima que inicia a digestão de carboidratos no estômago.
c) A gastrina, hormônio produzido pelas células G das glândulas gástricas, estimula a secreção de HCl pelas células parietais.
d) As células D produzem o hormônio somatostatina, que tem a função de inibir a secreção de HCl.
e) As células enterocromafins secretam a histamina, cuja função é estimular as células parietais na produção do ácido clorídrico.
5. Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos. Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam às células do nosso corpo? Com isso, analise a figura abaixo com as suas estruturas (1 a 11), verifique a função de cada estrutura mencionada nas afirmativas abaixo e assinale aquela que se considera como incorreta.
a) Na vesícula biliar (2) ocorre o armazenamento da bile, que contém os sais biliares que serão utilizados para a emulsificação de gorduras no intestino delgado.
b) No estômago (3) ocorre parte da digestão de proteínas pela ação da pepsina, enzima ativada pelo pH ácido.
c) No intestino grosso (5), ocorre grande parte da absorção de água e eletrólitos e vivem bactérias importantes que produzem vitamina K, biotina e ácido fólico.
d) No pâncreas (4), são produzidas as enzimas tripsinogênio, quimotripsinogênio, amilase pancreática, lipase, sacarase, lactase e maltase.  
e) No fígado (1) ocorre a metabolização da hemoglobina, armazenando o ferro e produção de tripsina.
6. 1. Associe as colunas:
Hormônios
1: Ocitocina 
2: Tiroxina
3: Insulina
4: Adrenalina
5: Progesterona
Ação principal
( ) Desenvolve a parede uterina para implantação do ovo e mantém a gravidez.
( ) Contrai a musculatura uterina
( ) Eleva a pressão arterial
( ) Controla a glicose no sangue
( ) Eleva o metabolismo basal
A sequência correta de cima para baixo é:
a) 5, 4, 1, 2, 3
b) 5, 1, 4, 3, 2
c) 1, 5, 4, 2, 3
d) 4, 3, 2, 1, 5 
e) 1, 2, 3, 4, 5
7. A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adenohipófise e neurohipófise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireóide. O hormônio ........... produzido pela .................. estimula a tireóide, modulando a secreção dos hormônios..................... e ......................, através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação. 
Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima? 
a) tireoxina (T4), adenohipófise, TSH e triiodotireonina (T3). 
b) TSH, adenohipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3). 
c) TSH, neurohipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
d) TSH, adenohipófise, calcitonina e tireoxina (T4). 
e) tireoxina (T4), TSH, adenohipófise e triiodotireonina (T3)
8. O sistema endócrino tem a função de garantir o fluxo de informações entre diferentes células, permitindo a integração funcional do organismo. Os hormônios desempenham papel crucial na atividade de todos os principais sistemas fisiológicos do corpo. São de importância particular na regulação do crescimento, do desenvolvimento, do metabolismo e da manutenção de ambiente interno estável, bem como nos processos reprodutivos. 
Qual das alternativas abaixo está incorreta quanto ao sistema endócrino? 
a) O tecido adiposo secreta a leptina, hormônio que é transportado até o cérebro, onde atua na regulação da ingestão de alimentos. 
b) A neurohipófise é responsável pela síntese (produção) de ocitocina, ADH (hormônio antidiurético) e GH (hormônio do crescimento). 
c) Nas ilhotas de Langerhans, as células alfa produzem o hormônio glucagon e as células beta são produtoras de insulina. Estes dois hormônios participam da homeostase da glicose. 
d) O pâncreas é classificado como uma glândula mista devido àssuas secreções exócrinas (produção de enzimas digestivas pelos ácinos pancreáticos) e secreções endócrinas (produção de hormônios). 
e) A secreção endócrina do pâncreas é feita através de milhares de grupamentos celulares denominados ilhotas de Langerhans.
9. A hipófise possui 2 lobos bem desenvolvidos: o anterior ou adenoipófise, e o posterior ou neuroipófise. São hormônios produzidos pela adenoipófise:
a) Folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), oxitocina, tireoideotrópico (TSH), somatotropina e prolactina
b) Folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), adrenocorticotrópico (ACTH), tireoideotrópico (TSH), oxitocina e prolactina
c) Folículo estimulante (FSH), oxitocina, vasopressina, tireoideotrópico (TSH), somatotropina e prolactina
d) Vasopressina, adrenocorticotrópico (ACTH), tireoideotrópico (TSH), somatotropina, luteinizante (LH) e prolactina
e) Folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), adrenocorticotrópico (ACTH), tireoideotrópico (TSH), somatotropina e prolactina
10. Considere os seguintes hormônios:
1. Glucagon
2. Adrenocorticóides
3. Ocitocina
4. Calcitonina
5. Insulina
As glândulas responsáveis pela secreção dessa são, respectivamente:
a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.
b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.
d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, paratireoide, pâncreas.
e) Pâncreas, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas, hipófise

Outros materiais