Buscar

Caso concreto 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: 
CASO CONCRETO: CARACTERÍSTICAS DA NORMA JURÍDICA
Zeus Olimpus Jr., jovem milionário da alta sociedade carioca, dirigindo seu automóvel BMW/2013, em alta velocidade e completamente embriagado, atropela a catadora de lixo Carla. Hospitalizada, Carla submeteu-se a duas cirurgias, ficando impossibilitada de exercer suas atividades pelo prazo de três meses. Por conta dos prejuízos que lhe foram causados, a vítima foi orientada a entrar com ação de ressarcimento por danos morais e materiais sofridos, com pedido julgado procedente para condenar o jovem milionário ao pagamento de R$ 500.000,00. Zeus deixou de cumprir a decisão (afinal, ele é Zeus!), razão pela qual teve seu carro penhorado e alienado judicialmente para suportar a dívida.
Do outro lado da cidade Zeferino da Silva, pilotando seu VW 1967, que acabara sair da recauchutagem, atropela João Minervino, vendedor de biscoitos no farol da esquina das ruas Dias Gomes com Helena Ramos. João sofre algumas escoriações somente, mas perde toda sua mercadoria, razão pela qual procura o Juizado Especial Cível e entra com ação em face de Zeferino que é condenado a indenizá-lo em R$1.567,78, pelas perdas e danos sofridos.
Zeferino deixou de cumprir a decisão (afinal, ele está desempregado!) razão pela qual teve seu carro penhorado e alienado judicialmente para suportar a dívida.
Os juízes para fundamentar sua decisão basearam-se nos artigos 186 e 927 do CC, que determinam o seguinte:
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
A partir da leitura dos casos relatados e da análise dos artigos de lei acima, usados em ambos os conflitos, identifique no texto as seguintes características da norma jurídica: abstração, generalidade, imperatividade, heteronomia, alteridade, coercibilidade e bilateralidade atributiva. Aproveite para conceituá-las.
Abstração pelo fato da norma não foi criada para regular uma situação concreta ocorrida, mas para regular, de forma abstrata, abrangendo o maior numero possível de casos semelhantes.
Generalidade pois é uma característica relacionada ao fato da norma valer para qualquer pessoa, que se encontram na mesma situação. A norma foi criada para todos.
Imperatividade pois a norma, para ser cumprida e observada por todos, deverá impor aos destinários a obrigação de obedecer.
Heteronomia porque as normas de direito são postas pelo legislador, pelos juízes, pelo uso e costumes, sempre por terceiros podendo coincidir ou não os seus mandamentos e convicções pessoais. Pode-se criticar as leis, mas deve-se agir conformidade com elas.
Alteridade signica dizer que a norma de doreito implica intersubjetividade, ou seja, relação entre duas ou mais pessoas.
Coercibilidade pelo fato de poder ser explicada como a possibilidade do usos da força para combater aquelas que não observam as normas, e torna o individuo sujeito a uma sanção.
E a bilateridade na qual essa característica tem relação com a própria estrutura da norma, e dividida em duas partes.
Sendo que uma parte tem o dever jurídico, ou seja devera exercer determinada conduta em favor de outra, enquanto que, essa outra, tem direito subjetivo, ou seja, a norma canode a possibilidade de agir diante da outra parte. Uma parte então teria o direito fixado pela norma e a outra uma obrigação, decorrente do direito que foi concedido.

Outros materiais