Buscar

Semana 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 8
Caso 1
R: E
Caso 2
R - A: Não cabe, pois não há hierarquia e porque no Brasil não se declara inconstitucional norma constitucional originária. 
Não, porque a jurisprudência do STF não admite o cabimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra norma constitucional originária, por impossibilidade jurídica do pedido, tendo em vista que se trata de norma formulada pelo poder constituinte originário, que não tem nenhum tipo de limitação, sendo, portanto, incondicionado, ilimitado, inaugural e soberano. A Suprema Corte não pode exercer o papel de fiscal do poder constituinte originário, a fim de verificar se este teria ou não violado os princípios do direito suprapositivo.
R – B: O Brasil não admite hierarquia entre as normas Constitucionais. 
Não, o sistema constitucional brasileiro não admite hierarquia de normas constitucionais. Portanto, há que se reconhecer que as emendas constitucionais têm a mesma força normativa das normas constitucionais originárias. Então as emendas constitucionais que modifiquem as normas constitucionais originárias, desde que observem os requisitos previstos na Constituição, não ocupam um plano inferior na hierarquia constitucional.