Buscar

avaliação PESQUISA E PRÁRICA II online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lupa
	
	 
	  Calculadora
	 
	  Anotações
		
	VERIFICAR E ENCAMINHAR
	Disciplina: CEL0899 - PESQ.PRÁT.EDUC.II. 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / AV1
	Aluno: ALICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201703303318
	
	Turma: 9003
	
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. Para questões de múltipla escolha, marque a única opção correta. Valor da prova: 10 pontos
	
	
		1.
		Muitas são as formas de conhecimento desenvolvidas pelos seres humanos. O conhecimento elaborado a partir dos saberes culturais de uma população é definido por: (Ref.: 201704032577)
		1 ponto
	
	
	
	
	Conhecimento mítico
	
	
	Conhecimento artístico
	
	
	Conhecimento Filosófico
	
	
	Conhecimento do senso comum
	
	
	Conhecimento científico
	
	
		2.
		Os Gregos, na antiguidade, buscavam através do uso da razão, a superação do mito ou do saber comum. O avanço na produção do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vínculo entre ciência e pensamento sistematizado (filosofia, sociologia...), que perdurou até o início da Idade Moderna. A partir daí, as relações dos homens tornaram-se mais complexas bem como toda a forma de produzir a sua sobrevivência. Gradativamente, houve um avanço técnico e científico, como a utilização da pólvora, a invenção da imprensa, a Física de Newton, a Astronomia de Galileu, etc. Foi no início do século XVII, quando o mundo europeu passava por profundas transformações, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo). Acompanhando o movimento histórico, ele mudou toda a estrutura do pensamento e rompeu com as concepções de Aristóteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja, segundo as quais tudo era hierarquizado e imóvel, desde as instituições e até mesmo o planeta Terra. O homem passou, então, a ver a natureza como objeto de sua ação e de seu conhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipóteses e experimentá-las para verificar a sua veracidade, superando assim as explicações metafísicas e teológicas que até então predominavam. O mundo imóvel foi substituído por um universo aberto e infinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da ciência enquanto um objeto específico de investigação, com um método próprio para o controle da produção do conhecimento.
Portanto, fortaleceu-se um tipo de conhecimento:
 (Ref.: 201703561729)
		1 ponto
	
	
	
	
	conhecimento científico
	
	
	conhecimento artístico
	
	
	senso comum
	
	
	conhecimento filosófico
	
	
	conhecimento religioso
	
	
		3.
		Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Segundo Koche (2009, p.24), O ______________ é a forma mais usual que o ser humano utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e ao universo. É chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico. (Ref.: 201704070212)
		1 ponto
	
	
	
	
	Conhecimento religioso.
	
	
	Conhecimento acadêmico.
	
	
	Senso comum.
	
	
	Conhecimento científico.
	
	
	Conhecimento filosófico.
	
	
		4.
		O conhecimento científico possui algumas características, tais como: é racional, é objetivo, é factual, é analítico, é comunicável entre outras. Assinale a alternativa que corresponde à definição a seguir: ¿é compartilhado no meio acadêmico, científico e social e está formulado para que possa ser verificável em sua forma e seu conteúdo¿. (Ref.: 201704054383)
		1 ponto
	
	
	
	
	Comunicável
	
	
	Objetivo
	
	
	Metódico
	
	
	Factual
	
	
	Racional
	
	
		5.
		Sócrates é tradicionalmente considerado como um marco divisório da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos. Seu método, que parte do pressuposto "só sei que nada sei", é a maiêutica que tem como objetivo:
I- dar luz a idéias novas, buscando o conceito.
II- partir da arrogância, até chegar ao conhecimento.
III - fazer com que o opositor perceba-se ignorante para, assim, para chegarem juntos ao conhecimento.
IV- "trazer as idéias do céu à terra".
Assinale:
 (Ref.: 201703561738)
		1 ponto
	
	
	
	
	se apenas II, III e IV estiverem corretas.
	
	
	se apenas I e III estiverem corretas.
	
	
	se apenas I e IV estiverem corretas.
	
	
	se apenas III e IV estiverem corretas.
	
	
	se apenas I e II estiverem corretas.
	
	
		6.
		Os primeiros pensadores que romperam com o mito, tinham como preocupação explicar a natureza não a partir do sobrenatural (como fazia o pensamento mítico-religioso), mas a partir dela mesma. Para esses filósofos a physis (natureza) é uma realidade originária e fundamental. Desta forma, procuraram encontrar o princípio (arché) das coisas existentes. Esses filósofos foram denominados de:  (Ref.: 201703903124)
		1 ponto
	
	
	
	
	sofistas
	
	
	socráticos
	
	
	platônicos
	
	
	racionalistas
	
	
	pré-socráticos
	
	
		7.
		É possível afirmar sobre o conhecimento durante a Idade Média que: I. a Igreja Católica controlava a veiculação e a produção do conhecimento II. neste período prevalecia uma visão teocêntrica III. ocorreu uma cristianização da Filosofia Antiga IV. a teologia, a filosofia e a ciência estavam desvinculadas da religião católica Assinale a opção correta:  (Ref.: 201703903128)
		1 ponto
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	
		8.
		A Revolução Científica acorreu entre os séculos XVI e XVII. Dentre as sentenças abaixo, verique quais são verdadeiras e quais são falsas: ( ) A Revolução Científica tem seu ponto de partida com a validade do modelo heliocêntrico. ( ) A Revolução Científica valoriza a ciência e o método experimental. ( ) A Revolução Científica se opõe à ciência contemplativa da Idade Média. ( ) A Revolução Científica em nada contribuiu para o desenvolvimento da ciência. ( ) A Revolução Científica não deveria ser estudada nos cursos de graduação.  (Ref.: 201704139314)
		1 ponto
	
	
	
	
	F - F - F - F - F
	
	
	V - V - V - V - V
	
	
	V - F - F - F - F
	
	
	V - V - F - F - F
	
	
	V - V - V - F - F
	
	
		9.
		Nasceu em 1643 e faleceu em 1727. Em sua obra Filosofia Natural (1687), considerada uma das mais influentes da História da Ciência, descreve a Lei da Gravitação Universal e três leis que fundamentam a mecânica clássica. Quem sou eu? (Ref.: 201704139386)
		1 ponto
	
	
	
	
	Sócrates
	
	
	Santo Agostinho
	
	
	São Tomás de Aquino
	
	
	Platão
	
	
	Isaac Newton
	
	
		10.
		Analise as afirmativas abaixo sobre as grandes transformações que levarão à revolução científica. I) a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; II) a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa. III) A ciência ativa moderna rompe com a separação antiga entre ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Estão corretas: (Ref.: 201704074675)
		1 ponto
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Apenas a I
	
	
	II e III
	
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Outros materiais