Buscar

POSTAGEM 1 PEOP

Prévia do material em texto

Licenciatura em Letras Português/Inglês
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
Relato de Observação
Simone Santos da Neiva Ra: 1739749
Mônica Vieira Alves Silva Ra: 1711486
POLO
Pimenta Bueno
2017
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
O ponto de partida foi a residência da acadêmica Simone Santos da Neiva RA: 17439, que fica na zona rural no município de Espigão do Oeste, no estado de Rondônia. A área rural onde a acadêmica mora possui, predominantemente, fazendas e propriedades menores, de pequenos agricultores. As distâncias foram medidas através do velocímetro do veículo do pai da estudante. Endereço: Linha Zero, KM 26, TRAV 5, Zona Rural, CEP: 76.974-000.
AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES ENCONTRADOS: 
EMEI Sergio Balbinot (Aproximadamente 24km)
Endereço: R. Rosa Pedro Agostinho, 2188 - Jorge Teixeira, Espigão D'Oeste - RO, 78983-000.
Destinada somente a crianças de 1 á 5 anos. Dos 40 funcionários, há 15 professoras, não há professores homens, porém não nos disseram a razão. Quase todas as professoras são pós graduadas e as que não são, estão fazendo. Há 271 alunos matriculados. Na creche: dezesseis alunos de dois anos ocupam duas salas, vinte e cinco alunos de três anos ocupam uma sala e no pré-escolar: vinte e cinco alunos de até cinco anos ocupam duas salas. A creche funciona em período integral das 7:00h ás 16:30h e o pré escolar funciona em dois períodos: matutino -7:15h ás 11:15h - e vespertino - 13:00 h ás 17:00h. 
As refeições são servidas no refeitório da seguinte forma: Mamadeira para os bebês às 7:30 e às 13:30, café da manhã ou da tarde para todos às 8:00h e às 14:00h, lanche para o pré-escolar às 9:00h e às 15:00h e almoço e jantar às 10:30 e às 16:00h respectivamente.
Todas as salas possuem um ar-condicionado, porém como não há uma subestação as turmas tem que se revezar para ligá-lo. Há um parquinho num pequeno espaço verde nos fundos da escola. Há, também, um espaço coberto para apresentações e reuniões de pais. A escola é compacta, tem um corredor muito estreito e atrás da escola há uma pilha de material para construção, protegida por uma cerca de madeira. No entanto, tem uma boa estrutura e as oito salas de aulas são bem amplas e coloridas.
A diretora nos falou de cinco projetos que a escola realiza: Projeto Cívico - para inserção da pátria (cantam o hino ao menos duas vezes por mês); Projeto Arte Em Família - incentivar a participação dos pais na vida escolar do filho (levam um livro para casa, um membro da família lê e no outro dia a criança faz uma apresentação sobre o livro); Projeto Paz - prevenir a violência (bate-papo sobre amor e paz); Projeto Valores - fazem uma oração, um agradecimento em geral toda a semana; e Projeto Alimentação - visa incentivar o combate ao desperdício (as professoras colocam uma “carinha feliz” quando as crianças não desperdiçam e uma triste quando não o fazem. No fim os que tem carinhas felizes são recompensados). Suas instalações são adequadas a crianças com deficiência. 
EMEF Escola Municipal Teobaldo Ferreira (Aproximadamente 24km)
Endereço: Rua Piauí, 4620 - Jorge Teixeira de Oliveira, Espigão D'Oeste - RO, 76974-000.
Conta com 48 funcionários, sendo que vinte e um deles são professores. Atualmente 524 alunos estão matriculados (1º ao 9º ano). Funciona em dois períodos: matutino e vespertino. Apresenta uma extensa ária verde. Observamos muitas plantas e árvores do lado de dentro e um gramado bastante vasto.
Todas as salas são climatizadas tanto as da administração, quanto as 11 usadas para ministrar as aulas. Como as dependências do colégio são adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida foram abertas duas salas de suporte: AEE e a Mais Educação, que atendem crianças com necessidades especiais. A AEE funciona dentro da sala dos professores e a Mais Educação perto da cozinha. Os alunos que estudam de manhã recebem o atendimento especializado à tarde e os que estudam à tarde recebem o atendimento especializado de manhã, individualmente. 
Contamos 28 computadores funcionando e 10 monitores inúteis no laboratório de informática, além de 11 computadores administrativos. A cozinha, que tem um depósito onde armazenam os alimentos, fica dentro do refeitório e serve apenas lanches de manhã e à tarde. A água utilizada é filtrada e vem tanto da rede pública como de poço artesiano. Há um pátio coberto e outro descoberto. 
A escola ainda sede espaço ao IFRO (público: Jovem. Segunda-feira das 19:30 às 23:00 da noite, quarta-feira das 7:30 às 11:00) e ao Brasil Alfabetizado (público: adulto. De segunda á quinta das 19:00 ás 21:00). 
Por fim, vimos que o lixo é coletado periodicamente e existe um pequeno depósito onde guardam as carteiras velhas, que segundo uma funcionária, quando necessário são reparadas. Há planos para uma futura reforma. 
AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES: 
2.1 Unidade básica de Saúde: Ângelo Moacir Perini (Aproximadamente 24km)
Endereço: Rua Piauí, 4620 - Jorge Teixeira de Oliveira, Espigão D'Oeste - RO, 76974-000.
Oferece um serviço gratuito. Atendem principalmente pessoas do bairro e tem apenas cinco funcionários. O local é um tanto precário, possui doze cômodos mínimos, cadeiras confortáveis, porém desgastadas, a televisão da recepção não funciona e a maioria das salas não tem ar-condicionado. No entanto, os funcionários são ótimos, tudo é bastante limpo e as salas que não tem ar-condicionado usam ventiladores.
2.2 Mercado Planalto (Aproximadamente 24km)
Endereço: Rua Piauí, 4620 - Jorge Teixeira de Oliveira, Espigão D'Oeste - RO, 76974-000.
O Mercado Planalto possui um açougue nos fundos e seu horário de funcionamento é das 7:00 horas da manhã às 7:00 da noite. Tem quatro funcionários. Não é muito movimentado de manhã e é um tanto abafado, apesar de ser ventilado. Seu público alvo é principalmente as pessoas do bairro, mas é frequentado também pelas crianças da escola Teobaldo e Sergio Balbinot.
2.3 Praça do Jorge Teixeira (Aproximadamente 24km)
Endereço: R. Santo Antônio, Jorge Teixeira de Oliveira.
É bastante arborizada e muito pouco frequentada. Está em ruinas, os bancos quebrados e as plantas já tomaram conta até da calçada de piso intertravado.
2.4 APAE- Escola de Ensino Especializado Caminho da Luz (Aproximadamente 24,6km)
Endereço: R. Piauí, B. Liberdade, Espigão D'Oeste - RO, 76974-000.
Instituição gratuita, que conta com 30 funcionários. Funciona em dois períodos: matutino e vespertino. Não nos deram um número específico de alunos, pois alguns cursam mais de uma aula. Além disso, desistências, bem como novas matrículas são frequentes. 
Esta instituição é destinada a ajudar pessoas portadoras de deficiência de idades variadas. As instalações são de ótima qualidade. A maioria das salas são climatizadas ou possuem ventiladores no teto, incluindo o pátio. Há acesso à internet para os alunos, tanto no laboratório de informática quanto na biblioteca (uma das dezenove construídas a partir de um projeto do Sesi). Ela recebe alunos da instituição e o público em geral e tem uma pequena sala de informática. Já o laboratório de informática é restrito aos alunos. Os banheiros são todos adaptados e há pelo menos um em cada setor.
As aulas são diferentes daquelas das escolas de ensino regular e utiliza-se muitos brinquedos. A sala de estimulação precoce, integração sensorial e o consultório da fonoaudióloga, por exemplo, são bastante coloridas e cheias de brinquedos. Também há as oficinas de artesanato e marcenaria, onde os objetos são confeccionados pelos alunos. Depois esses objetos são usados para decoração ou vendidos nas festas organizadas pela instituição. A maioria das aulas tem duração de 45 minutos e os alunos são atendidos individualmente, exceto as turmas de: Programa Para A Vida Independente (os únicos que trabalham ao ar livre, conhecidos como os jardineiros da APAE), Marcenaria e Artesanato. Há ainda um salão de beleza, cujo propósito é levantar a autoestima dos alunos. A clínica (composta por: Piscina, Fisioterapia,Fonoaudiologia e Pidsuit), fica perto da cozinha e ganhará um novo espaço. O prédio está quase concluído e ficará próximo ao estacionamento e a marcenaria. A cozinha é anexada ao refeitório. 
Embora disponibilize de forma gratuita um ótimo trabalho e tenha excelentes profissionais, concluímos que é um tanto desorganizada em alguns aspectos. 
2.5 Panificadora Manancial (Aproximadamente 24km)
Endereço: Rua Piauí - Jorge Teixeira de Oliveira, Espigão D'Oeste - RO, 76974-000.
Este estabelecimento é pouco movimentado tanto de manhã como à tarde. Comercializam outros tipos de alimentos além de pão, é bem pequena, tem 3 funcionários e fica aberto das 5:30h às 7:30h.

Outros materiais