Buscar

metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

’’Insanidade é fazer o mesmo várias vezes, esperando obter resultados diferentes”, diz uma frase atribuída ao físico Albert Einstein (1879-1955|), talvez nada mais caracterize o ser humano de que a consciência, isto é, o desenvolvimento dessa atividade mental que nos permite estar no mundo com algum saber, “com- Ciência”.
Observa-se que a ciência às vezes nos parece contraditória, isso faz parte do progresso cientifico. Em cada época, estudos conduzidos por diferentes cientistas estabelecem uma série de hipóteses e teorias, algumas comprovadas e outras em estudo. A importância da educação cientifica, discutindo o significado do conceito. A questão se estende para as ações denominadas ciências e tecnologias, que muitas vezes estão presentes no ensino/aprendizagem com relação entre teoria/observação/teoria, destacando a importância das práticas experimentais pela pesquisa.
Método (Methodus) do Grego que significa caminho para chegar a um fim e Ciências ( scientia) do Latim, que significa. Conhecimento. Sabedoria. 
A ciência tem como base um corpo de princípios de teoria organizada metódica e sistemática, que constitui uma área do saber humano relativa a um fenômeno ou objeto de estudo.
A Metodologia Cientifica é uma ciência que aborda os procedimentos metodológicos com caráter sistemático e organizado entre suas variáveis de estudos, a fim de que os estudantes se motivem para buscar e encontrar respostas as suas indagações, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodológicos pertinentes e incorporando-os no dia-a-dia, assim, valorizando as mais diversas atividades profissionais.
Para explicitar o que se entende por aprendizagem como investigação, apresenta-se um exemplo com três passos a seguir, usando o Método Indutivo:
Primeiro: OBSERVAR. Deve ler o texto, responder perguntas como estas: Quem disse o que a quem, quando e onde? Tem que gastar tempo observando o texto lido. Não deve de imediato ir interpretando o texto porque fazendo isto tira-se conclusões erradas. É necessário observar com bastante atenção.
Segundo: INTERPRETAR. Para entender qualquer livro, é indispensável que saiba o sentido das palavras. Se faz necessário consultar o dicionário. Na interpretação tem que se questionar o texto: o que diz o autor que escreveu este livro?
A regra áurea que se deve tomar é: Tudo que se, precisa ser interpretado a luz da vida e do ensino/aprendizagem (Senso Comum e Senso Cientifico.
Terceiro: APLICAR. Somente após a observação do texto (quem fala, quando fala), escrevendo com suas próprias palavras o que diz no texto e pode aplicar à vida. Na aplicação existem cinco níveis que são:
Todos devem fazer?
Os educandos/educadores podem fazer?
Eu devo fazer?
Eu o farei?
Eu já estou fazendo?
A partir dai pode-se estruturar o trabalho cientifico com aspectos geográficos, elementos dos textos, citações e referências bibliográficas.
A Metodologia Cientifica nos mostra tópicos de conhecimento, escolhas temáticas, técnicas de pesquisas e estruturação dos textos científicos, apresentados de um ponto de situação direcionada por meio de avaliação, que estabelecem seleções envolvidas numa perspectiva de aprendizagem significativa não se restringem aos métodos, mas implica interação, disputa, aceitação, rejeição, caminhos diversos, percepção da diferença, busca constante de todos envolvidos na ação de conhecer a metodologia cientifica,
.

Outros materiais