Buscar

Texto 10 - Culturas e Artes do Pós modernismo

Prévia do material em texto

Culturas e Artes do Pós-Humano, da cultura das mídias à cibercultura – Lúcia Santaella
	Cultura midiática
	- Há duas concepções básicas de cultura: as humanistas de um lado, e as antropológicas de outro. As primeiras são seletivas, concebendo como culturais apenas alguns segmentos da população humana. As antropológicas não são seletivas, pois aplicam o termo cultura à trama total da vida humana numa dada sociedade, à herança social inteira e qualquer coisa que possa ser adicionada a ela.
	As transformações da cultura no século XX
	- Até meados do século XIX dois tipos de cultura se delineavam, de um lado a cultura erudita das elites, do outro, a cultura popular. 
	- A cultura de massas tende a dissolver a polaridade entre o popular e o erudito. Disso resultam cruzamentos culturais entre tradicional e moderno, artesanal e industrial.
	- Com o agigantamento dos meios de comunicação de massa foram também crescendo as dificuldades para estabelecer distinções claras entre popular, erudito e massivo.
	- Basta atentar para os modos como as mesmas informações transitam de uma mídia a outra. Quantos livros, por exemplo, não explodiram em vendas após terem sido adaptados ao cinema ou a TV?
	- É a cultura como um todo que a cultura de mídias tende a colocar em movimento, acelerando o tráfego entre suas múltiplas formas, níveis, setores, tempos e espaços.
	Dinâmica da cultura midiática
	- No final do século XIX não era tão complicado determinar as formas da cultura: as belas artes, as artes do espetáculo e as belas letras. A partir da revolução industrial, entretanto, esse cenário se complicou. O aparecimento dos meios técnicos de produção cultural (fotografia e cinema) e a crise dos sistemas de codificação artísticos efetuados pela arte moderna foram dissolvendo os limites entre arte e não arte.
	- A televisão tende a diluir todas as distinções geográficas e históricas, adaptando-as a padrões médios de compreensão e absorção.
	- Os meios de massa não destruíram as formas tradicionais de cultura, apenas borraram suas fronteiras, sem apagar sua existência. Isso por que a cultura é cumulativa.
	- Os meios de comunicação, além de serem produtores de cultura, são também grandes divulgadores de outras formas de cultura. Por exemplo, o jornal anunciando uma peça de teatro.
	- A dinâmica da cultura midiática de revela como uma dinâmica de aceleração de tráfego, das trocas e misturas entre as múltiplas formas, estratos, tempos e espaços da cultura, por isso a cultura midiática é muitas vezes tomada como figura exemplar da cultura pós-moderna.
	Pós-modernidade, globalização e revolução digital.
	- A cultura midiática é responsável pela ampliação dos mercados culturais.
	- Através da digitalização e da compreensão de dados que ela permite, todas as mídias podem ser traduzidas, manipuladas, armazenadas, reproduzidas e distribuídas digitalmente, produzindo o fenômeno que vem sendo chamado de convergência das mídias.
	- Explosão no processo de difusão da informação, acesso e troca de informações que conectam todo globo na constituição de novas formas de socialização e de cultura que vem sendo chamada de cultura digital, ou cibercultura.

Outros materiais