Buscar

SIMULADO ENADE PEDAGOGIA 2017.

Prévia do material em texto

SIMULADO - ENADE 2017
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES
QUESTÃO 01 ________________________________
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor. 
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
A. I e II.
B. I e III.
C. II e III.
D. II e IV.
E. III e IV.
QUESTÃO 02 ____________________________________
No trabalho docente, entendida como atividade pedagógica do professor, buscam-se os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguros e duradouro possível dos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudos e trabalho intelectual, visando à sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e da situações da vida real.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo : Cortez, 2013 p. 75 (adaptado).
Com base no texto, avalie, entre as afirmações a seguir, as que se referem a concepções que devem pautar o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os Métodos e procedimentos didáticos são técnicas de ensino que dever ser aplicadas com o mínimo de alterações durante a trajetória profissional do professor, para que se assegure o domínio dos conhecimentos científicos pelos alunos.
Na atividade pedagógica, o professor deve relacionar a aprendizagem de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades pelos alunos às convicções e as ações deles frente à realidade, o que evidencia a dimensão educativa do processo do ensino escolar.
As preocupações com métodos de estudo e aprendizagem estão no âmbitos das responsabilidades dos alunos, ao passo que as formulações sobre métodos de ensino e de avaliação são incumbências do professor.
O trabalho docente compreende ensino, aprendizagem ativa de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos, o que demonstra a relação dinâmica e indissociável entre professor, aluno e conteúdo.
É correto apenas o que se afirma em:
(A) I e II
(B ) I e III
(C) II e IV
(D) I, III e IV
(E) II, III e IV
QUESTÃO 03 ___________________________________
A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos de investigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as “coisas” e os fenômenos da natureza, como “objetos” fixos, imutáveis. O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, do mundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram ideias do historicismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que: 
(A) a pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.
(B) a objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de Pesquisa.
(C) a metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.
(D) o conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.
(E) o conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos.
QUESTÃO 04 _______________________________
A constituição do espaço da educação enquanto campo com conotações de ciência não fugiu ao dominante contexto das preocupações com a produção do conhecimento no mundo ocidental, preocupações vinculadas à validade e adequação lógica de seus pressupostos teóricos e métodos de investigação. A educação tem se caracterizado em sua história constitutiva pela grande diversidade de teorias e, um pouco mais tardiamente, de procedimentos de pesquisa, o que tem gerado áreas de oposição e confronto nas formas de compreensão de seus problemas.
GATTI, Bernardete A. A pesquisa em educação: pontuando algumas questões metodológicas. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/revista/gatti.html. Acessado em: 18/10/2017.
Sobre a ideia de educação acima abordada é correto afirmar:
I - Lembremos ainda que o campo de estudos em educação abrange um grande conjunto de sub-áreas com características distintivas e objetos de estudo diferentes (por exemplo, história da educação, gestão escolar, políticas educacionais, sociologia da educação, currículo, ensino, etc.). 
II -Discutir pesquisa no campo da educação não é trivial. Lembremos também que o campo da educação subsistiu muito tempo, e ainda hoje subsiste, pela apropriação de estudos produzidos em áreas afins, como a psicologia, a antropologia, a sociologia, a economia, sem colocar estes estudos sob o crivo de uma perspectiva própria.
II -De muita importância é pontuar que a educação enquanto campo de pesquisa foi alvo de debates acirrados em meados do século XX, com grupos defendendo a experimentação científica como possível de ser conduzida nesse campo e, grupos se opondo a isso debatendo a impossibilidade dos objetos desse campo serem sujeitados a processos experimentais. 
IV-Estudos empíricos, como base para a discussão educacional, ou são rejeitados ou são defendidos sob várias óticas por diferentes autores nesse período, consolidando-se, no entanto, no tempo, o uso de investigações com base na empiria para subsidiar a compreensão dos problemas educacionais. A ampliação do uso de investigações empíricas para estudos de temas em educação trouxe um conjunto de trabalhos um tanto heterogêneos quanto à sua qualidade metodológica. Neste eixo é que teceremos as considerações que se seguem.
(A) I e IV estão incorretas
(B) I e III estão corretas
(C) Todas estão corretas
(D) Todas estão incorretas
(E) II, III estão corretas
QUESTÃO 05 __________________________________
Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar:
I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.É correto apenas o que se afirma em:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
QUESTÃO 06 ___________________________________
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições, que são as seguintes:
(A) O Instituto Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;
(B) SOCIEDADE Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;
(C) Instituto dos Surdos Mudos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;
(D) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto dos Surdos Mudos.
(E) Nenhuma das Alternativas Anteriores.
QUESTÃO 07 ___________________________________
Sem perder de vista que a educação inclusiva objetiva a eliminação de todas as pressões que, dentro da escola, levam a segregação e a exclusão, quais são os principais pontos da proposta para a educação inclusiva?
(A) FORMAÇÃO de educadores; adequações na prática pedagógica com atendimento educacional especializado; processo de avaliação, participação da família e da comunidade e investimento na infraestrutura.
(B) Formação de educadores, adequação na prática pedagógica, atendimento individualizado em salas separadas para crianças especiais (apenas), fortalecimento do vínculo sócio afetivo e investimento na infraestrutura.
(C) Formação de educadores, adequação na prática pedagógica, participação da família e da comunidade e investimento na infraestrutura.
(D) Formação de educadores, adequação na prática pedagógica, atendimento individualizado em salas separadas para crianças especiais (apenas), diagnóstico por equipe multidisciplinar com frequência, participação da família e da comunidade.
(E) Adequação na prática pedagógica, participação da família e da comunidade e investimento na infraestrutura.
QUESTÃO 08 __________________________________
De acordo com a nova Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado tem como função:
(A) Ampliar os meios e possibilidades para acessibilidade nas escolas; organizar recursos pedagógicos e mudanças no currículo;
(B) Estabelecer procedimentos adequados para “portadores de deficiências”;
(C) Promover o acesso ao currículo, tendo função complementar e/ou suplementar, a fim de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas;
(D) Promover o acesso ao currículo e estabelecer procedimentos adequados para “portadores de deficiências”.
(E) Integrar e estabelecer parâmetros para metodologias pedagógicas.
QUESTÃO 09 ___________________________________
9. A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer:
(A) a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos às culturas hegemônicas.
(B) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
(C) a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
(D) de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
(E) a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
QUESTÃO 10 ___________________________________
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
(A) I e II
(B) II e V
(C) I, III e IV
(D) I, IV e V
(E) I, II, III e IV
QUESTÃO 11 ___________________________________
Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam – familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam:
(A) avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
(B) integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
(C) reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
(D) relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
(E) esvaziados por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
QUESTÃO 12 ___________________________________
O tópico Meio Ambiente, do currículo de Ciências, foi transformado em tema transversal pelos PCN, devendo estar presente também nas aulas de outras disciplinas. Sendo assim, o tema Meio Ambiente
(A) abrange também as relações sociais, econômicas e culturais, além dos ambientes físico e biológico.
(B) serve para trabalhar as noções de classificação de animais e plantas, expandindo para os conceitos de tecido e órgão.
(C) compreende as noções básicas de higiene e saúde, responsabilizando cada indivíduo pelo seu próprio bem-estar.
(D) deve ser tratado amplamente através da definição do que é meio biótico e abiótico e das relações entre eles.
(E) deve ser um tema descartado das aulas de Ciências a fim de que seu conceito ultrapasse ao de meio físico e biológico.
QUESTÃO 13 ___________________________________
Segundo Libâneo, a docência de qualquer conteúdo científico e cultural supõe uma transposição pedagógico-dialética, o domínio de saberes pedagógicos como condição para a aprendizagem eficaz e o conhecimento das características sociais e culturais dos aprendizes.
(LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola. In CANDAU, Vera (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares . Rio de Janeiro: DP&A, 2001)
Assim, situando a formação continuada como uma das vertentes da construção/reconstrução do processo pedagógico, uma ação que responde a essas necessidades dos professores é:
(A) a análise de levantamentos estatísticos do desempenho dos alunos para fazer inferências sobre a qualidade do trabalho pedagógico.
(B) a introdução de leituras sobre questões atuais do ensino que promovam a mudança no discurso do professor sobre a aprendizagem dos alunos.
(C) a promoção de estudos permanentes com articulação entre a fundamentação teórica e a prática didático-pedagógica cotidiana do professor.
(D) o investimento na qualificação dos professores por meio de cursos e treinamentos que priorizam conteúdos específicos das diferentes áreas.
(E) o estabelecimento de grupos de trabalho, objetivando adequar a ação docente cotidiana aos conteúdos teóricos definidos.
QUESTÃO 14 ___________________________________
Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos. Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
(A) contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo.
(B) promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
(C) utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entreas diversas áreas do conhecimento.
(D) priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela Direção da escola.
(E) estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
QUESTÃO 15 ___________________________________
A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.
O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EaD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EaD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.
Considerando as informações acima, enumere três vantagens de um curso a distância, justificando brevemente cada uma delas.
QUESTÃO 16 ___________________________________
Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escola-novista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
(A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
(B) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
(C) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
(D) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
(E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 17 ________________________________
Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir.
I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.
II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e IV.
(D) I, II e III.
(E) II, III e IV.
QUESTÃO 18 ________________________________
Considere as descrições que se seguem.
Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratórios de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos.
Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos.
Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados.
Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
(A) As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
(B) Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
(C) Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
(D) Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo
calcada na teoria pós-crítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
(E) As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
QUESTÃO 19 _______________________________
A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os):
(A) particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
(B) equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
(C) ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
(D) projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
(E) programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
QUESTÃO 20 ________________________________
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
LIBÂNEO, J. C. Didática . São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisadominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê- los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
QUESTÃO 21 ________________________________
(...) garimpar o que de bom já temos em nossas práticas anteriores, e que ainda são significativas para as necessidades de hoje. Valorizo esse método porque (...) fazer educação não é como fazer um prédio.
PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática . Campinas: Papirus, 2002, p. 60.
Que concepção corresponde ao que defende Pimenta nesse fragmento de texto?
(A) Na inovação da prática pedagógica, não há espaço para o tradicional.
(B) Em educação, a transformação tem efetivo resultado, quando se abandona o estabelecido no cotidiano escolar.
(C) Valorizar o cotidiano já vivido pelo aluno é repetir erros de práticas anteriores.
(D) A experiência anterior serve de contraexemplo para o estabelecimento da nova experiência.
(E) Inovar é avançar, considerando o que deve ser preservado no contexto do processo educativo.
QUESTÃO 22 ________________________________
A tirinha de Ziraldo apresenta-nos uma situação corriqueira. De um modo geral, tem-se a concepção de que as crianças aprenderão os conhecimentos em um único dia e de uma única forma. Essa concepção perde o sentido quando se pensa, por exemplo, nos ciclos básicos de alfabetização, pois os mesmos pressupõem que a alfabetização é:
(A) marcada por estágios.
(B) linearmente construída.
(C) construída em processo.
(D) elaborada sem interrupções.
(E) aprendida por etapas sucessivas.
QUESTÃO 23 _______________________________
As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais afirma-se:
I - as creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças;
II - o ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças;
III - o processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
IV - como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
São afirmações adequadas à concepção de creche, expressas nos documentos citados, APENAS
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III
(D) II e IV
(E) III e IV
QUESTÃO 24 _______________________________
Uma experiência pedagógica de criação significativa para os alunos nas aulas em que é trabalhado o conteúdo dança na educação física escolar pode aliar texto e improvisação de movimentos. Os estudantes trazem contos, poemas, letras de música e os desenvolvem em oficinas. Por exemplo, pode-se pedir que eles redijam sobre alguém de sua família ou algo próximo a eles. Dessa forma, subjetividade e memórias podem aflorar, uma vez que esse tipo de trabalho estimula os educandos a fazer pontes entre essas histórias e textos pessoais com seu trabalho corporal. Durante o tempo em que estão sozinhos para improvisar, envolvidos cinestesicamente, os alunos criam frases, gestos, sequências de movimento ou sentimentos e sensações que os textos revelam, que as imagens proporcionam, estabelecendo diálogos.
 LARA, L. M.; VIEIRA, A. P. Em foco...O corpo que dança: experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, L.M. (Org.). Abordagens Socioculturais em Educação Física. Maringá: EDUEM, 2010, p. 141-86.(adaptado).
 No texto apresentado, o ensino está centrado em
abordar uma dimensão pedagógica e técnicoinstrumental da dança como conteúdo da cultura corporal.
 apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física.
sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola. 
propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola. 
É correto apenas o que se afirma em
 A) I e II.
 B) I e III.
 C) III e IV. 
 D) I, II e IV.
 E) II, III e IV
QUESTÃO 25 _______________________________
Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações). Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
 II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação. 
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
 a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
 É correto apenas o que se afirma em 
A) I e II. 
B) I e III.
C) II e IV. 
D) I, III e IV. 
E) II, III e IV.
QUESTÃO 25_ _______________________________
Entre os instrumentos utilizados no processo ensino aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma “roda de conversa” com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. Essa prática de avaliação está associada a quais concepções? 
Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos. 
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo. 
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
 IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos. 
É correto apenas o que se afirma em 
 A .II. 
 B. IV. 
 C. I e III.
 D .I e IV.
 E. II e III.
QUESTÃO 26 ________________________________
Vygostsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor:
a) forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
b) elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los corrigindo-os em seguida.
c) anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a respostacorreta caso não consigam obtê-la.
d) indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
QUESTÃO 27 ______________________________
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
 I- Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
 II- Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. 
III -Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV- Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. 
V -Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. 
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
(A) I e II 
(B) II e V 
(C) I, III e IV
(D) I, IV e V 
(E) I, II, III e IV
QUESTÃO 28 ________________________________
Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
 
	 Concepção
	Propósito
	
(A) Diagnóstica 
	 conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
	
(B) Classificatória 
	 medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita. 
	
(C) Formativa
	acompanhar o processo individual de aprendizagem das crianças.
	
(D) Mediadora 
	 intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças. 
	
(E) Investigativa 
	 conhecer os indícios das aprendizagens realizadas pelas crianças.
QUESTÃO 29 ________________________________
Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:
 (A) a afirmação da identidade regional. 
(B) a fragilização do multiculturalismo global.
 (C) o ressurgimento do fundamentalismo local.
 (D) o esfacelamento da unidade do território nacional.
 (E) o fortalecimento do separatismo estadual.
QUESTÃO 30 _______________________________ 
CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE? 
As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados. São dois os temas mais específicos para essa legislação: 
(A) aborto e violência doméstica.
(B) cotas raciais e assédio moral. 
(C) educação moral e trabalho.
 (D) estupro e imigração clandestina.
 (E) liberdade de expressão e divórcio
QUESTÃO 31 _______________________________
Leia, com atenção, os textos a seguir:
A partir da leitura dos textos motivadores, redija uma proposta, fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema: 
Em defesa do meio ambiente
 Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto. 
Observações: 
• Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narração).
 • A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos. 
• O texto deve ter entre 8 e 12 linhas.
 • O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa. 
• Os textos motivadores não devem ser copiados.
QUESTÃO 32 _______________________________
Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos Temas Transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos. Esse papel do Pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
A - contribuir para a manutenção dos objetivos e conteúdos que compõem o currículo.
B- promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
C - utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
D - priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela Direção da escola.
E - estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
QUESTÃO 33 _______________________________
Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira. Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que “a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal”. Primeiro parágrafo: “A atividade de capoeira será 
reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos”.
PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47.(com adaptação).
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver: 
I. práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro. 
II. a diminuição dos espaços destinados às 
modalidades desportivas mais tradicionais na 
escola, uma vez que, por meio da capoeira, 
desenvolvem-se arte, música, movimento e 
desporto.
III. o confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. o caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.
É correto apenas o que se afirma em:
A -II.
B -III.
C -I e II.
D - I e IV.
E - III e IV.
QUESTÃO 34 _______________________________
Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensino-aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu planejamento deve:
A- ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes, considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
B- relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do períodoletivo e os que estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
C-definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do laboratório.
D- listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores do laboratório.
E- propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as tecnologias existentes no laboratório.
QUESTÃO 35 ________________________________
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.
A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma 
nova dimensão educativa, pois 
A - articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
B - tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
C _ propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, 
entre os quais se inclui a escola.
D - busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
E -abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
QUESTÃO 35 _______________________________
A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1 milhões de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias>. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).
Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade. 
QUESTÃO 36_ _______________________________
A produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade. 
FAVERI, J. E. Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 44.
Na perspectiva das ideias do fragmento de texto acima, analise as seguintes asserções.
A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante, suas condições existenciais e o saber metódico já produzido. O produto dessa relação constitui sínteses qualitativamente melhoradas.
PORQUE
Pela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas diante do seu contexto de vida.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 37_ _______________________________
 Não há uma forma única, nem um único modelo de
educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.
A. afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois A articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
B tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais.
C. propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços,
entre os quais se inclui a escola.
D. busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico. E abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
QUESTÃO 37__________________________________
Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu
planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não-governamental (ONG). O projeto se referia a coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro.
Para se concretizar na prática educativa, o planejamento no qual se inseriu o projeto deve ter sido construído com base 
A .nos pressupostos que estruturam a criação da ONG.
B. no estudo do contexto cultural, político e econômico
da comunidade escolar e do seu entorno.
C. na análise das técnicas de ensino, haja vista a neutralidade que apresentam, quando devidamente utilizadas.
D. no estudo da Cultura, visando à manutenção do
pensamento hegemônico e, por decorrência, da 
estrutura social.
E. na relativização das teorias de ensino-aprendizagem
cujo papel na formação acadêmica é distinto do
exigido no contexto escolar.
QUESTÃO 38_ _______________________________
Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve
(A) vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
(B) modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
(C) organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
(D) trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
(E) condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.
QUESTÃO 39___ _______________________________
Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão escolar e da qualidade do ensino.
A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar com leitura de textos sobre o tema, entrevistas com professores, alunos, pais e funcionários, relatos de experiência de outras escolas, seminários e debates. Estes recursos devem garantir que a discussão tenha comofoco um suporte teórico para a realização de ações que promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o sucesso escolar de seus alunos.
Para alcançar o que pretendem, os coordenadores pedagógicos precisam conseguir
(A) a aprovação do diretor da escola, para implantar uma gestão democrática.
(B) o aval dos pais, para garantir a participação deste segmento nas decisões da escola.
(C) a mobilização da comunidade escolar, para garantir auxílio à escola e à região.
(D) o apoio dos políticos e do comércio da região, para equipar a escola com recursos tecnológicos.
(E) a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos
QUESTÃO 40___ _______________________________
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como (A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
(B) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade
escolar.
(C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser
da escola.
(D) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas
na contemporaneidade.
(E) implementação de estrutura organizacional visando à administração
interna da escola.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes