Buscar

Simulado Fisiologia TAMIRES

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0097_SM_201202210041 V.1  
	Aluno(a): TAMIRES DOS SANTOS
	Matrícula: 201202210041 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/03/2017 21:39:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202421970)
	2a sem.: Unidade 1: Sistema Nervoso
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um fármaco anestésico como a lidocaína bloqueia completamente os canais de sódio dos nervos. Qual dos seguintes efeitos sobre o potencial de ação seria provavelmente produzido? 
		
	
	Aumento do potencial de membrana. 
	
	Bloqueio da ocorrência dos potenciais de ação. 
	
	Diminuição do limiar de ação. 
	
	Encurtamento do período refratário absoluto. 
	
	Aumento da velocidade de despolarização do potencial de ação. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202820652)
	3a sem.: Sistema Nervoso
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O neurônio é classificado estruturalmente e funcionalmente. Marque a opção abaixo que caracterize corretamente essas duas classificações. 
		
	
	Estrutural: são classificados de acordo com o número de processos que se estendem a partir do corpo celular (neurônio multipolar, bipolar e unipolar); Funcional: São classificados de acordo com a direção na qual o impulso nervoso (potencial de ação) é transportado com relação ao SNC (neurônio aferente, eferente e interneurônios).
	
	Estrutural: são classificados de acordo com o número de processos que se estendem a partir do corpo celular (neurônio longo, médio e curto); Funcional: São classificados de acordo com a direção na qual o impulso nervoso (potencial de ação) é transportado com relação ao SNC (neurônio sensorial, motor e eferente).
	
	Estrutural: são classificados de acordo com a direção na qual o impulso nervoso (potencial de ação) é transportado com relação ao SNC (neurônio aferente, eferente e interneurônios); Funcional: São classificados de acordo com o número de processos que se estendem a partir do corpo celular (neurônio multipolar, bipolar e unipolar).
	
	Estrutural: são classificados de acordo com o número de processos que se estendem a partir do corpo celular (neurônio aferente, eferente e interneurônios); Funcional: São classificados de acordo com a direção na qual o impulso nervoso (potencial de ação) é transportado com relação ao SNC (neurônio multipolar, bipolar e unipolar). 
	
	Estrutural: São classificados de acordo com a direção na qual o impulso nervoso (potencial de ação) é transportado com relação ao SNC (neurônio sensorial, motor e eferente); Funcional: são classificados de acordo com o número de processos que se estendem a partir do corpo celular (neurônio longo, médio e curto).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202822384)
	3a sem.: SISTEMA NERVOSO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O sistema nervoso é composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, além de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células e suas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo tudo-ou-nada que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais.
	
	Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na sinapse química para transmitir informações a outras células.
	
	A mielina é responsável por acelerar a velocidade de condução dos impulsos nervosos nos neurônios.
	
	Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios.
	
	Canais de Na+ controlados por voltagem são abertos durante a fase de hiperpolarização, e os canais de K+ controlados por voltagem são abertos durante a fase de repolarização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202487576)
	1a sem.: Hemostasia
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A hemostasia compreende uma série de processos fisiológicos cujo objetivo é, após um rompimento vascular, diminuir ou conter o sangramento. Para que isso ocorra é importante que haja um equilíbrio entre os sistemas que formam o corpo humano, uma vez que a nossa homeostasia ocorre baseado neste princípio. Com base na sentença anterior assinale a alternativa correta:
		
	
	Um paciente com problemas hepáticos poderá apresentar problemas de coagulação, uma vez que os fatores de coagulação são formados no fígado.
	
	A deficiência de cálcio influenciará na formação do tampão plaquetário, mas não da coagulação.
	
	O AAS (ácido acetilsalicílico) pode ser utilizado para melhorar o processo de coagulação, diminuindo ainda mais o sangramento
	
	A coagulação é a primeira etapa da hemostasia.
	
	Um vaso rompido por um bisturi tende a sangrar menos do que um vaso rompido por esmagamento, uma vez que a vasoconstricção é maior quanto menor for o trauma.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202822393)
	3a sem.: SISTEMA NERVOSO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dermátomos são áreas cutâneas inervadas por nervos originados nos mesmos segmentos da medula espinal que aqueles que inervam as vísceras. Eles são responsáveis pela chamada: 
		
	
	Mistenia gravis
	
	Síndrome do membro fantasma
	
	Esclerose múltipla
	
	Doença de parkinson 
	
	Dor referida
		
	
	Simulado: SDE0097_SM_201202210041 V.1  
	Aluno(a): TAMIRES DOS SANTOS
	Matrícula: 201202210041 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 11/05/2017 22:22:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202824481)
	6a sem.: Sistema respiratório
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O acúmulo de líquido em excesso no interstício do pulmão recebe o nome de edema pulmonar, uma condição com risco de vida em potencial, que interfere nas trocas gasosas e resulta em desequilíbrio entre ventilação e a perfusão. Em relação ao processo de troca de gases, assinale a opção correta. 
		
	
	O processo de trocas gasosas nos pulmões ocorre, em sua maior parte, nos espaços mortos anatômico e fisiológico. 
	
	Ocorre pouca troca de gases nos pulmões porque a troca foi estabelecida na região condutora do trato respiratório. 
	
	O processo de trocas gasosas nos pulmões dos mamíferos é limitado, sendo que a maior parte das trocas de gases ocorre pela pele.
	
	O processo de troca de gases nos pulmões ocorre por difusão facilitada. 
	
	O processo de trocas de gases nos pulmões ocorre por simples difusão. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202824470)
	6a sem.: Sistema cardiovascular
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A função do nodo sinoatrial no coração humano é:
		
	
	funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.
	
	controlar a pressão diastólica da aorta.
	
	regular a circulação coronariana.
	
	controlar a abertura e o fechamento da válvula mitral.
	
	controlar a abertura e o fechamento da válvula tricúspide.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202963854)
	4a sem.: SISTEMA NERVOSO
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Nas alternativas a seguir são mostrados três itens: I. Parte do sistema nervoso estimulada; II. Substância liberada; III. Efeito sobre o ritmo cardíaco. Qual das alternativas apresenta corretamente o que se dá com uma pessoa em situação de perigo? 
		
	
	I simpático; II adrenalina; III aumento 
	
	I simpático; II acetilcolina; III aumento 
	
	I simpático; II acetilcolina; III aumento 
	
	I parassimpático; II adrenalina; III diminuição 
	
	I parassimpático; II acetilcolina; III diminuição 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202487580)
	5a sem.: Sistema excitocondutor
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Há cerca de dois anos a paciente apresentou isquemia miocárdica em região de parede superior de átrio direito próxima à entrada das veias cavas, comprometendo as fibras do sistema excitocondutor do nodo sinusal. Paciente evoluiu com bloqueio total do nodo sinusal. Em relação ao caso, marquea única alternativa correta em relação ao caso: 
		
	
	O ritmo cardíaco normal é imposto pelas fibras de Purkinje.
	
	As fibras do nodo sinusal fazem primeiramente a estimulação das paredes dos ventrículos.
	
	As fibras do nodo sinusal em comparação com as fibras de Purkinje são menores em tamanho.
	
	As fibras do nodo sinusal são as mais lentas tanto na condução, quanto na geração de estímulos para o miocárdio. 
	
	Se o bloqueio do nodo sinusal é total, o coração vai passar a ter o ritmo implementado pelo nodo atrioventricular. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202898861)
	4a sem.: Sistema Nervoso
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sabendo-se que as células gliais apresentam diferentes funções no Sistema Nervoso, marque a opção que corresponde ao tipo de glia que é responsável pela formação da barreira hematoencefálica no SNC.
		
	
	Macrófagos 
	
	Astrócitos 
	
	Micróglia 
	
	Células de Schwan 
	
	Oligodendrócitos 
	Simulado: SDE0097_SM_201202210041 V.1  
	Aluno(a): TAMIRES DOS SANTOS
	Matrícula: 201202210041 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/05/2017 22:43:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202305272)
	8a sem.: Sistema Cardiovascular:aspectos morfológicos;sangue e hemostasia.
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em crianças tropeços e arranhões são frequentes e o extravasamento sanguíneo é comum, contudo em condições normais o extravasamento de sangue logo irá cessar. O mecanismo fisiológico que permite que isso ocorra é o fato de que:
		
	
	Existe uma cascata bioquímica onde ocorrem varias reações que podem ser descritas e enumeradas fisiologicamente com: constrição primária, migração plaquetária, formação do tampão plaquetário, tromboplastina em presença de K+, protrombina, trombina, fibrinogênio, fibrina, rede de fibrina, coágulo, retração do coágulo.
	
	Existe uma cascata bioquímica onde ocorrem varias reações que podem ser descritas e enumeradas fisiologicamente com: constrição primária, migração plaquetária, formação do tampão plaquetário, tromboplastina em presença de Na+, protrombina, trombina, fibrinogênio, fibrina, rede de fibrina, coágulo, retração do coágulo.
	
	Existe uma cascata bioquímica onde ocorrem varias reações que podem ser descritas e enumeradas fisiologicamente com: constrição primária, migração plaquetária, formação do tampão plaquetário, tromboplastina em presença de Ca++, protrombina, trombina, fibrinogênio, fibrina, rede de fibrina, coágulo, retração do coágulo.
	
	Existe uma cascata bioquímica onde ocorrem varias reações que podem ser descritas e enumeradas fisiologicamente com: protrombina, trombina, migração plaquetária, constrição primária, formação do tampão plaquetário, tromboplastina em presença de Ca++, fibrinogênio, fibrina, rede de fibrina, coágulo, retração do coágulo.
	
	Existe uma cascata rápida que ocorre em caso de lesões graves onde podem ser descritas e enumeradas fisiologicamente com: as plaquetas começam a inchar; assumem formas irregulares , com numerosos prolongamentos radiais fazendo protrusão de sua superfície; secreção de ADP e formação de tomboxano A2; adesão de milhares de plaquetas; formação do tampão plaquetário.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202267685)
	2a sem.: Sistema Nervoso
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Foram feitas três afirmativas em relação ao gradiente eletroquímico da membrana plasmática de uma célula nervosa: 
I. Em uma membrana de uma célula nervosa no repouso há um excesso de cargas negativas no meio externo e um excesso de cargas positivas no meio interno.
 II. Se o K+ pudesse sair continuamente da célula, seguindo o seu gradiente eletroquímico, e da mesma forma o Na+ entrasse continuamente, acabaria havendo perda do estado de repouso. 
III.A bomba de Na+/K+ATPase promove a extrusão de 3 íons de Na+ para cada 2 íons de K+ que ela traz para dentro da célula. 
 
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) seguinte(s) afirmativa(s): 
		
	
	I e II 
	
	III
	
	II e III 
	
	I
	
	II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202836633)
	4a sem.: SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação ao Sistema Nervoso Motor responda a alternativa CORRETA: 
		
	
	O principal neurotransmissor dos neurônios pré e pós-ganglionares do Sistema Nervoso Parassimpático é a Acetilcolina (Ach). 
	
	O Sistema Nervoso Simpático possui origem nos nervos cranianos e na região sacral (S2 a S4) da medula espinal.
	
	O Sistema Nervoso Somático é involuntário, sendo responsável por transmitir a resposta elaborada pelo Sistema Nervoso Central aos músculos lisos, coração e glândulas. 
	
	O Sistema Nervoso Autônomo divide-se em Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático e é responsável pela transmissão da resposta elaborada pelo Sistema Nervoso Central aos músculos esqueléticos.
	
	O Sistema Nervoso Parassimpático possui origem na medula espinal na região de T1 a L2.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202266462)
	9a sem.: SISTEMA CARDIOVASCULAR
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As células cardíacas que possuem a velocidade de despolarização sistólica espontânea mais rápida estão localizadas: 
		
	
	no nodo Sinoatrial 
	
	nos ramos subendocárdicos.
	
	no nodo Atrioventricular
	
	no sistema de Purkinje.
	
	no fascículo AV (feixe de Hiss)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202893094)
	8a sem.: Fisiologia do Sistema Endócrino
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma criança apresenta os seguintes sintomas, prontamente notados pela mãe: Vontade de urinar diversas vezes ao dia; Fome frequente ; Sede constante; Perda de peso; Fraqueza; Fadiga; Nervosismo; Mudanças de humor; Náusea e vômito. Esses sintomas são causados pela redução na secreção de qual hormônio?
		
	
	Cortisol.
	
	Insulina.
	
	Glucagon.
	
	Hormônio do Crescimento.
	
	Eritropoetina.
	
	
	Simulado: SDE0097_SM_201202210041 V.1  
	Aluno(a): TAMIRES DOS SANTOS
	Matrícula: 201202210041 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 22/05/2017 22:06:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202884086)
	15a sem.: SISTEMA DIGESTÓRIO
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A diarreia, embora uma manifestação desconfortável e que evoca controle e cuidados, deve ser compreendida como uma defesa do corpo para proteger o trato intestinal, ao ajudar a eliminar com rapidez substâncias tóxicas, vírus, microorganismos e outros parasitas com potencial danoso à saúde. Junto com esses, são eliminados em maior intensidade água, sais minerais e outros nutrientes, tornando as fezes mais líquidas e intensas. O controle nervoso relacionado a este mecanismo de defesa é:
		
	
	Diminuição da motilidade intestinal pelo SN Autônomo Simpático
	
	Diminuição da motilidade intestinal pelo SN Autônomo Parassimpático
	
	Aumento da motilidade intestinal pelo SN Autônomo Simpático
	
	Aumento da motilidade intestinal pelo SN Somático
	
	Aumento da motilidade intestinal pelo SN Autônomo Parassimpático
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202266571)
	14a sem.: SISTEMA RENAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um aluno apresenta ao professor um exame de urina (EAS) com presença de hemácias e glicose. Sabe-se que essas substâncias são raras em pessoas saudáveis, pois são reabsorvidas nos néfrons na região:
		
	
	do Túbulo Contorcido Distal.
	
	do Túbulo Contorcido Proximal.
	
	da cápsula de Bowman.
	
	dos glomérulos renais.
	
	das Alças de Henle.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202291550)
	15a sem.: Sistema Digestório
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Enzimas do suco gástrico são ativas apenas em pH: 
		
	
	alcalino. 
	
	ácido e alcalino.
	
	neutro. 
	
	neutro e alcalino. 
	
	ácido. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202305284)
	15a sem.: Sistema Digestório
	Pontos: 0,1/ 0,1 
	Recentemente, houve grande interesse por parte dos obesos quanto ao inicio da comercialização do medicamento Xenical (ORLISTAT) no Brasil. Esse medicamento impede a metabolização de um terço da gordura consumida pela pessoa. Pode-se concluir que o Xenical inibe a ação da enzima: 
		
	
	Maltase 
	
	Amilase 
	
	Lipase 
	
	Protease 
	
	Pepsina 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202266686)
	12a sem.: Sistema Respiratório
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Nos seres humanos, o sangue com baixo teor de oxigênio é enviado aos pulmões e o sangue oxigenado nos pulmões é mandado para vários setores do organismo. Assinale a opção correta entre as apresentadas abaixo :
		
	
	As veias pulmonares levam o sangue oxigenado para o átrio esquerdo.
	
	O ventrículo direito recebe o sangue oxigenado e o envia para o organismo.
	
	O átrio direito recebe sangue das veias cavas e o envia para o organismo.
	
	A aorta sai do ventrículo direito e transporta sangue oxigenado.
	
	O sangue que sai do ventrículo esquerdo é enviado aos pulmões para oxigenação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes