Buscar

plano de aula 6 PAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de aula 6 PAD
1- Adaptado STJ -REsp nº 889.852 - RS (2006/0209137-4) -Decisão proferida em 2009 Um casal formado por duas pessoas do mesmo sexo vivendo em união há muitos anos, decidiu que uma das companheiras vai ingressar com processo judicial para requerer a adoção dos menores J.M. e H.M, irmãos biológicos, que foram adotados judicialmente desde o nascimento, pela outra companheira. É importante destacar, a qualidade do vínculo e do afeto que permeia o meio familiar em que se insere as crianças e o o saudável vínculo existente formado entre as crianças e o casal. Em realidade existe dupla maternidade desde o nascimento das crianças e não há qualquer prejuízo em suas criações. QUESTIONA-SE : 
A- Mediante a leitura do caso acima, identifique o tipo de família e responda se a configuração dessa família é reconhecida como entidade familiar ? Fundamente.
R: Família homoafetiva decorrente da relação entre pessoas de sexo igual a Constituição Federal de 1988 deu nova configuração a família que passou a ser comunidade fundada na igualdade e afeto (art. 226 CRFB\88), mesmo não sendo tradicional família nuclear, a família contemporânea é aquela que se une pelo amor mútuo entre seus membros, essa comunidade formada é uma entidade familiar. 
B- A opção sexual da requerente é fator impeditivo para que tenha êxito na obtenção da adoção das crianças ? Fundamente. 
R: Não há legislação expressa sobre a adoção por homoafetivos, a opção sexual não deve impedir a adoção, essa opção não é o que qualifica ou desqualifica quem quer adotar, o judiciário apreciará se há ou não, prejuízo existindo maior segurança, maior amparo e maior afeto, a opção sexual não é motivo para que seja negado o amor e da convivência, como é o caso da filiação socioafetiva. O princípio constitucional da igualdade já seria suficiente para afastar qualquer forma de discriminação quanto aos homossexuais. A recusa à adoção por homossexuais deve estar fundamentada em motivos reais e não em meras suposições. Negar a possibilidade de adoção entre pares homossexuais é sublinhar o preconceito velado para com os diferentes.
C- Na evolução da família brasileira ao longo dos anos, o modelo da família patriarcal cedeu lugar ao modelo da família contemporânea, quais as diferenças significativas entre um modelo e outro? 
R: A diferença significativa entre as famílias constituídas no passado e no modelo atual, residem na isonomia entre o casal, a mulher passou a exercer o poder familiar, deixou de ser uma mera colaboradora nos encargos familiares, essa mudança de paradigma refletiu na filhação, no modelo passado so eram reconhecidos os filhos havidos no casamento, no modelo atual todos os filhos são reconhecidos, a instituição familiar tem base na igualdade e afetividade, os laços conseguíneos não são preponderantes, as diversidades de famílias existentes ampliaram a possibilidade de todas terem direito de uma família.
 
2- Marque a resposta correta: Família é o núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. As novas famílias brasileiras vêm, paulatinamente, ganhando espaço em nossa realidade social. Mario e João se conheceram, se envolveram afetivamente e resolveram morar juntos. Este é um exemplo de família 
a. ( ) informal 
b. ( ) mononuclear 
c. (X) homoafetiva 
d. ( ) nuclear
e. ( ) recomposta
 
3- Sobre a família, é INCORRETO afirmar que: 
a) a relativa autonomia da organização familiar é determinada por uma complexa interação de diversos fatores que vão desde as formas peculiares de organização interna do grupo familiar, aos aspectos socioeconômicos e culturais que o circunscrevem; 
b) considerando-se a universalidade do modelo de família burguesa, a dominação e a repressão, naturais e inevitáveis, são encontradas em todas as formas de organização familiar; 
c) existem padrões internos que diferenciam as famílias das diferentes classes sociais, assim como padrões que diferenciam formas familiares diferentes dentro de uma mesma classe social; 
d) além da reprodução biológica a família promove também sua própria reprodução social; 
e) não se trata de algo natural, biológico, mas, de uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais.

Outros materiais