Buscar

EXERCÍCIOS.Gab GEOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
Qual o grau geotérmico de uma região se considerarmos que a temperatura ambiente é de 15º C e uma mina de ouro com 900m de profundidade teve que ser resfriada 20º C para permanecer com temperatura estável de 30º C.
R- 900 / 35 = 25,71 m/oC.
Qual o fator principal que origina uma zona de colisão convergente na tectônica de placas?
R- A maior densidade de uma placa, geralmente oceânica, sob uma placa de menor densidade, geralmente continental
Qual a declinação magnética atual se uma planta confeccionada em 1977 indicava que o NM estava na direção 355º em relação ao NV e a variação anual é de + 3’ ?
R- São 90` em trinta anos ou 1º 30’. Então a declinação magnética é de 3º 30’ para oeste em 2017.
Qual a escala de um mapa se a distância entre as cidades A e B é de 25 cm no mapa e 150 km no terreno em linha reta.
R- 25 cm = 150000000. Então escala é 150000000/25 = 1 / 6000000
Corrija o texto
Quando a Terra se formou junto com o Universo há 4,5 b.a. os metais pesados como Fe e Ni migraram para o centro terrestre formando o núcleo que mais tarde se diferenciou entre núcleo interno sólido e núcleo externo líquido. A concentração de elementos leves (Al, Si) na superfície terrestre deu origem aos continentes que ao longo da história terrestre se separam e se juntam num processo contínuo de afastamento e aproximação.
Podemos caracterizar os limites entre as placas tectônicas como convergentes, divergentes e conservativos. No primeiro a placa oceânica mais densa mergulha sob a placa continental, no segundo as placas se encontram em sentido contrário e no terceiro há um movimento horizontal entre elas.
Considerando a formação dos minerais e rochas, podemos considerar que esta últimas são formadas pelos primeiros e praticamente todas as rochas contêm mais de um mineral principal. Entre os minerais os silicatos são os mais comuns e entre as rochas, considerando a superfície terrestre as sedimentares são as mais comuns e considerando o volume são as ígneas.

Outros materiais