Buscar

Administração Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: GST0116_SM_201407208802 V.1 
	Aluno(a): LUCIANA AZEVEDO NICOLAY
	Matrícula: 201407208802
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 12/11/2017 09:48:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407835764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há três níveis de formulação da estratégia. Hierarquicamente, são eles:
		
	 
	Corporativo, unidade de negócios e funcional.
	
	Corporativo, empresarial e funcional.
	
	Empresarial, corporativo e funcional.
	
	Funcional, empresarial e unidade de negócios.
	
	Empresarial, funcional e unidade de negócios.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407488530)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere às Estratégias Empresariais, é correto afirmar que:
		
	 
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia corporativa se refere a uma visão global sobre o tipo de negócio que a corporação está envolvida.
	
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia de negócios foca todos os produtos e serviços existentes em todas as unidades de uma corporação.
	
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia funcional se refere às funções que os altos executivos desenvolvem e que irão repercutir em todos os setores.
	
	Dentre as diversas escolas de pensamento estratégico existem aquelas que foram importantes no passado, mas que perderam significado e não oferecem contribuição e aplicação hoje; dentre essas, podemos citar as escolas: do processo emergente; do aprendizado; e do processo formal e deliberado.
	
	Considerando as visões de estratégia ¿de fora para dentro¿ e ¿de dentro para fora¿, podemos afirmar que a primeira é mais adequada para empresas de grande porte e que a segunda é melhor aplicada em empresas de pequeno porte, não se recomendando a integração das abordagens.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407973918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao entrar em uma determinada instituição de Ensino Marcelo viu a seguinte frase numa placa na parede: ¿EDUCAR PARA TRANSFORMAR: Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade¿. Essa declaração corresponde ao conceito de:
		
	
	Estratégia
	
	Visão
	 
	Missão
	
	Propositos
	
	Valores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407811525)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Utilizando o enfoque do Boston Consulting Group (Matriz BCG), a empresa classifica todas as suas UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) conforme a matriz crescimento-participação. Uma vez classificadas as UENs, a empresa deve determinar que papel cada uma irá representar no futuro.
No caso de uma UEN que seja considerada na análise BCG como uma VACA LEITEIRA, e outra UEN que seja considerada como um PONTO DE INTERROGAÇÃO, quais das estratégias abaixo são coerentes para se utilizar em cada uma dessas UENs, segundo a metodologia BCG?
I. A empresa pode investir mais na unidade de negócios considerada "Ponto de Interrogação" a fim de talvez aumentar a sua participação de mercado, ou, ao menos, seguir os mesmos passos do líder;
II. E empresa pode investir na UEN "Vaca Leiteira" o suficiente para manter sua participação no mercado atual, pois, demandam poucos recursos para sua manutenção, esta UEN é considerada uma linha de negócios geradores de caixa.
III. A empresa pode aproveitar ao máximo a UEN "Ponto de Interrogação", aumentando investimentos em seu fluxo de dinheiro de curto prazo sem se preocupar com o efeito de longo prazo.
IV. A empresa pode abandonar a UEN "Vaca Leiteira", mediante sua venda ou eliminação, e utilizar seus recursos em outra UEN sáo unidades com fraca participação de mercado e em fase de declínio.
		
	 
	b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	c) Apenas a assertiva I está correta.
	
	e) Apenas a assertiva III está correta.
	
	a) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	d) Apenas a assertiva II está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407887551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reportagem publicada na Revista Exame destacada a seguir: Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como fornecedores e clientes. ¿São vários os motivos para parcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até simplesmente cortar custos¿, afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas. É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto para dividir custos e riscos. A parceria pode ser entre concorrentes ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos que seguem. Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a uma nova região pode inviabilizar a investida. Convidar outra empresa ajuda a dividir os custos. Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muito com atividades que não são sua especialidade, como transporte. Aliar-se a um especialista pode ser uma saída. Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros e incertos por natureza. Para reduzir os custos, cada vez mais empresas criam projetos para prospectar novas tecnologias. Fonte: SIMÕES, R. O inimigo virou sócio. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1019, p. 109-110, 27 jun. 2012 (adaptado). Após a leitura da reportagem, considere a seguinte situação hipotética: ¿Três fabricantes de produtos distintos ¿ uma de adereços e utilidades femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de produtos diversos com design não convencional ¿, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas.¿ De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s):
		
	 
	I e II, apenas.
	 
	II, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	III, apenas.

Outros materiais