Buscar

AVP2 DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independentemente de contribuições, na forma da Lei nº 8213/91, é correto afirmar: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 12 ( doze ) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração. 
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 10 (dez) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória. 
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 6 (seis) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar. 
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 24 (vinte e quatro) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso.
	
	
	mantém-se a condição de segurado até 3 (três) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo. 
		2.
		Um dos grandes marcos da previdência social no mundo ocorreu com:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A lei de amparo aos pobres (PoorReliefAct), da Inglaterra, em 1650;
	
	
	A lei de amparo aos pobres (PoorReliefAct), da Inglaterra, em 1601;
	
	
	O seguro social, organizado pelo Estado sob a inspiração do Chanceler Otto von Bismarck, na Alemanha, em 1883;
	
	
	A lei de Chanceler Otto von Bismarck, da França, em 1884;
	
	
	O seguro social, organizado pelo Estado sob a inspiração do Chanceler Otto von Bismarck, na França, em 1883.
		3.
		A propósito do processo de justificação administrativa, assinale a opção correta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Em qualquer hipótese, a comprovação do tempo de serviço para fins previdenciários deve realizar-se com base em início de prova material, não sendo admitida a prova exclusivamente testemunhal. 
	
	
	A homologação da justificação judicial processada com base em prova exclusivamente testemunhal dispensa a justificação administrativa, em vista da autoridade da coisa julgada constituída. 
	
	
	O processamento da justificação administrativa traduz opção legal conferida ao interessado, ainda que exista outro meio capaz de configurar a verdade do fato alegado e de sua plausibilidade. 
	
	
	A justificação administrativa deve ser admitida ainda que o fato a comprovar dependa de registro público de casamento, de idade ou de óbito. 
	
	
	Contra a decisão da autoridade competente do INSS que opinar pela eficácia ou pela ineficácia da justificação administrativa não caberá recurso. 
		4.
		A cobertura previdenciária se destina:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	só aos dependentes.
	
	
	spo aos segurados.
	
	
	ao terceiro de boa-fé.
	
	
	nem aos segurados nem aos dependentes.
	
	
	aos segurados e dependentes.
		5.
		No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	É mantida a qualidade de segurado durante todo o tempo que o trabalhador receber benefício previdenciário;
	
	
	É mantida a qualidade de segurado àquele que deixar de exercer atividade remunerada e deixar de contribuir perante o Regime Geral de Previdência Social, por período de até 12 (doze) meses;
	
	
	A dona de casa perde a qualidade de segurada se deixar de contribuir para a Previdência Social por período superior a 06 meses;
	
	
	O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
		6.
		No que se refere aos beneficiários do Regime de Previdência Social na condição de dependente do segurado, é incorreto afirmar:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A dependência econômica deve ser comprovada em se tratando de dependentes não preferenciais.
	
	
	Perde a condição de dependente o filho que for emancipado, ainda que inválido, exceto, nesse caso, se a emancipação for decorrente de colação de grau científico em curso de ensino superior.
	
	
	O cônjuge para ser considerado dependente, deve provar sua dependência econômica em face do segurado junto à Previdência Social.
	
	
	O menor sob tutela somente poderá ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentação do termo de tutela.
	
	
	Inclui-se como dependente o irmão não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos, ou inválido que viva sob dependência econômica comprovada do segurado
		7.
		Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 68. anos.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 67 anos.
	
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	
	Não, pois não há qualquer carência para esse benefício.
		8.
		Como se perde a qualidade de segurado?
		Quest.: 8
	
	
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado.
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, sem a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para seus dependentes.
	
	
	transcorrido o período de graça desde que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
		9.
		Eládio é segurado facultativo da Previdência Social e está enfrentando graves problemas financeiros que o impossibilitaram de recolher as devidas contribuições dos últimos quatro meses. Neste caso, em regra, Eládio 
		Quest.: 9
	
	
	
	
	mantém a qualidade de segurado, até dez meses após a cessação das contribuições. 
	
	
	não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até trinta dias após a cessação das contribuições. 
	
	
	não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até três meses após a cessação das contribuições. 
	
	
	não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até dois meses após a cessação das contribuições
	
	
	mantém a qualidade de segurado até seis meses após a cessação das contribuições.
		10.
		A contribuiçãosocial sobre a receita de concursos de prognósticos é um exemplo específico do princípio constitucional da 
		Quest.: 10
	
	
	
	
	diversidade da base de financiamento.
	
	
	equidade na forma de participação no custeio.
	
	
	caráter democrático e descentralizado da administração. 
	
	
	universalidade da cobertura.
	
	
	seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

Outros materiais