Buscar

Dinâmica para Adolescentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dinâmica para Adolescentes
Materiais para usar na dinâmica: Um sala ampla; músicas (gravar trechos de músicas de vários estilos, para tornar o jogo mais diversificado e mais dinâmico. Selecione forró, valsa, pagode, música romântica, etc).
Procedimento: Coloque o grupo à vontade.
Pedir para se posicionarem em duplas, um de costas para o outro.
Peça para que cada dupla escolha um líder que dará início ao jogo.
Coloque uma música de ritmos mistos e peça-lhes que, com as costas tocando as costas do colega, iniciem uma divertida dança. A pessoa que lidera executará os passos da dança e a outra procurará segui-la, esforçando-se para acompanhar o ritmo e a cadência do companheiro.
Deixe claro que não é permitido segurarem as mãos, como meio de facilitar a dança. Conversar, sim, é permitido. Anime-os com comandos verbais do tipo: “Está muito divertido, vamos! ”, “Vocês estão conseguindo, parabéns!”.
Após cerca de dez minutos, pedir para que se revezem no comando dos movimentos por mais dez minutos, depois, solicite que troquem de parceiros e dancem mais dez minutos.
Peça para que se recolham em círculo e verbalize a experiência vivida.
Dicas
Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Observar se os participantes conseguem trabalhar em equipe, se acompanham ritmos diferentes ou situações diferentes e se a atividade promoveu integração.
Observações: Este jogo objetiva, por meio de uma lenta aproximação, o conhecimento do outro. Mas é importante ressaltar que cada um de nós possui um timing, um ritmo de vida. Todos os ritmos são singulares: o respiratório, o cardíaco, o motor etc.
Além de aproximação física permitida por esta atividade, está em jogo o ato de conhecer e de compartilhar com o colega o seu jeito, que é especial na hora de expressar-se.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 14
Número mínimo de pessoas: 2
Brincadeira do Pirulito - Passo a passo Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe, mostrar a importância de um ajudar o outro seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia, na vida pessoal, como utilizar a criatividade para resolver problemas que envolvam o trabalho em grupo.
Número de participantes e tempo estimado: de 4 a 40 participantes, 50 minutos.
Material: pirulitos com embalagem suficiente para todos os participantes.
Como fazer: O coordenador da brincadeira com o pirulito deverá reunir todos os participantes formando um círculo.
Em seguida distribui um pirulito para cada participante, o pirulito a ser utilizado deve estar na embalagem original. Orienta que cada um segure o pirulito com a mão direita e aguarde até que todos tenham recebido.
Assim que todos tiverem recebido o coordenador da atividade do pirulito dará o seguinte comando:
"A partir de agora ninguém mais pode sair do lugar e deverão seguir minhas instruções. Segurem o pirulito com a mão direita. A mão esquerda deve ser colocada para trás e não pode ser utilizada em nenhum momento, estiquem o braço direito para frente, a partir de agora ninguém poderá dobrar o braço, o único movimento que podem fazer é para a direita ou para a esquerda, quem dobrar o braço será retirado da brincadeira". O coordenador verifica o grupo e pergunta se alguém tem alguma dúvida, todos devem estar no mesmo lugar, segurando o pirulito com a mão direita e braço estendido para frente e a mão esquerda dobrada para trás sem poder ser usada.
(O coordenador continua...) Agora quero que todos desembrulhem o pirulito que está segurando na mão direita e comecem a chupar. Neste momento se instala a confusão, dependendo da idade dos participantes, pois esta atividade do pirulito pode ser feita em vários grupos, crianças, jovens, grupos de trabalho e até com idosos.
Alguns participantes logo se dão conta que não vão conseguir remover a embalagem do pirulito sozinhos e que precisarão da ajuda do companheiro do lado, pois só podem realizar movimentos para a direita ou para a esquerda, é muito engraçado ver as pessoas tentando abrir a embalagem com apenas uma mão e quando um dos participantes encontra a solução utilizando a ajuda do amigo ao lado todo o grupo entende a charada e logo em seguida começam a se ajudar mutuamente.
Parte inferior do formulário
Em grupos com crianças pode ser que elas não encontrem uma solução, sendo assim o coordenador deverá dar dicas ou estando no círculo tomar a iniciativa oferecendo para que a pessoa ao lado o ajude a abrir a embalagem.
O primeiro desafio é remover a embalagem do pirulito, no entanto como não podem dobrar o braço, cada um deverá chupar o pirulito do colega do lado, isso deixa a brincadeira do pirulito muito divertida e através de uma linguagem metafórica passa a mensagem de que em determinadas circunstancias da vida é necessário pedirmos ajuda ao próximo para conseguirmos realizar uma tarefa.
Tão logo todos estejam chupando o pirulito o coordenador da dinâmica poderá solicitar que cada um fique a vontade para degustar seu pirulito e em seguida inicia a leitura do seguinte texto com metáfora para reflexão:
Metáfora das Colheres com cabos compridos
Havia um homem que fazia muito tempo vinha pedindo em oração para que Deus lhe mostrasse como é o céu e como é o inferno. Certo dia Deus apareceu para este homem, o pegou pelas mãos e o levou a uma viagem ao centro da terra onde se encontra o inferno, passaram por um grande portão vermelho e logo na entrada, no centro de uma grande sala, o homem viu uma panela enorme cheia de arroz cozido. Em volta desta panela havia centenas de pessoas, magras, famintas, clamando por um pouco de alimento. Na mão de cada um destes infelizes havia uma grande colher de madeira com o cabo muito longo, que permitia pegar o arroz na grande panela, mas não dava para trazer o alimento até a boca devido ao comprimento desproporcional do cabo. Todos sofriam e agonizavam tendo o estomago vazio diante de tamanha fartura.
Em seguida Deus levou o homem até o céu e após passarem por um grande portão entraram numa sala muito parecida com a que viram antes, havia uma grande panela de arroz no meio e em volta centenas de pessoas, também com colheres de cabo longo, todas muito satisfeitas, fartas, felizes, pois estavam muito bem alimentadas. O homem não entendeu aquilo, como podia ser, por que estes estavam felizes e os outros não e pergunto a Deus: Meu senhor, eu não entendo, a situação é a mesma, no entanto estes estão felizes e satisfeitos enquanto os outros estão famintos.
Deus com seu olhar misericordioso explicou: A grande diferença é que aqui todos aprenderam a usar a colher de cabo comprido para dar comida ao próximo, e um ajudando ao outro puderam matar a fome material e espiritual.
Moral da história:
O Egoísmo: As pessoas no inferno eram egoístas e cada um estava preocupado com a própria fome, em resolver o seu problema o que impossibilitava de ver a solução obvia.
Altruísmo e trabalho em equipe: As pessoas no céu olharam para aqueles que estavam ao seu redor e conseguiram ver uma solução simples e lógica pois entenderam que o problema era o mesmo para todos e que trabalhando juntos poderiam se ajudar.
A Criatividade: A criatividade é um processo que pode ser individual ou coletivo, para atingi-la é necessário analisar as várias possibilidades que existem ao seu redor e tomar uma iniciativa comum que resolva o problema e beneficie a todos.
Após ler o texto acima o coordenador da dinâmica do pirulito pode falar algumas palavras ou fazer uma pequena palestra sobre a importância do espírito de equipe para atingir o sucesso de um trabalho em grupo e até mesmo no dia a dia, na vida pessoal, quando deixamos de ser egoístas aprendemos a enxergar possibilidades e compreendemos que o altruísmo pode abrir muitas portas.

Outros materiais