Buscar

discursiva competencias profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Nome: Ariane Paiolla Cavagnero RA: 1299100428 5º semestre AM
Disciplina: Competências Profissionais 
Tutora: Liliane Cristina Lira de Lima.
A Importância da Atividade Leitora para a Criança e Como Deve Ser o Ensino Correto de Estratégias do Professor para a Compreensão Leitora.
	Hoje em dia as escolas procuram desenvolver projetos que estimulem o prazer pela leitura nos educandos, com contação de histórias sendo regidas cotidianamente nas salas de aula desde a educação infantil até o ensino médio, sendo trabalhados todos os gêneros textuais condizentes com sua faixa etária. A leitura é de suma importância para que o discente desenvolva a imaginação, a criatividade, o senso comum, por fim preparando-os para a vida adulta.
	Com o desenvolvimento da prática de ler, faz-se visível as competências leitoras adquiridas que se sobressairão perante os outros, onde trará benefícios no ingresso ao mercado de trabalho que, no entanto visam buscar conhecimentos de mundo.
	Como é visto no texto citado por Ruem Alves (1933 – 2014),que retrata o prazer de ouvir a melodia para depois compreender as partituras, se entrelaça com o que deve ser estimulado nas crianças pela família e pelos professores principalmente, trazendo gêneros textuais que aflorem o imagético, que trazem alegria e curiosidade, com temas atuais condizentes com seu cotidiano, que no entanto, ao ouvirem a leitura destes textos, tenham vontade de desenvolver a práxis leitora para chegar a cultura letrada. 
	O professor é a pessoa que pode conduzir a criança a desenvolver a competência leitora ensinando as estratégias de seleção, antecipação, inferência, verificação, entre outras, possibilitando o leitor de compreender e interpretar aquilo que se lê.
	O docente ao possibilitar a socialização das leituras demostrando seu prazer em ler que é um dos principais combustíveis para formar um leitor entendedor das entrelinhas contidas nos textos, também alavanca a elaboração de questões diagnósticas sobre os livros, a identificar a idéia principal exposta no texto, transformando a leitura em um dos prazeres da vida.
	É notório que não há uma fórmula para desenvolver no educando ou mesmo nas pessoas o prazer por ler, a competência leitora, mas cabe a família, a didática do professor, o interesse por parte da própria criança em buscar juntos estas estratégias para obter a competência leitora tornando-se um adulto culto, alfabetizado e letrado para dialogar sobre qualquer assunto com propriedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, pp.69/70. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues/pdf. Acesso em: 20 de novembro de 2016.
RUBEM, Alves. Blogspot. Disponível em: https://3.bp.blogspot.com/-93Vj2xVqS9A/Vy9yw4DqnRI/AAAAAAAAAB4/daYGo6YG5HwcpksulGUoEIg32L3TK8JqACLcB/s320/mu2.jpg. Acesso em: 20 de novembro de 2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução Cláudia Schilling. 6. ed. Porto
Alegre: Artmed, 1998.

Outros materiais