Buscar

Biofilme Dentário Relacionados á Produção da Cárie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos Físicos- Químicos no Biofilme Dentário Relacionados á Produção da Cárie
O biofilme é a formação de uma pequena camada de bactérias na superfície dos dentes, mucosas e salivas. A má higienização dos dentes é um dos principais fatores na produção do biofilme e consequentemente à cárie. O biofilme se desenvolve através de bactérias que vão se aglomerando na boca, entre uma escovação e outra. O processo começa na formação de uma película e termina formando uma placa madura. 
O desenvolvimento da placa bacteriana se divide em etapas: primeiramente acontece a aderência de bactérias na superfície dentária que pode acontecer logo quando ocorre erupção dos dentes decíduos e após higienização bucal. Em seguida, as bactérias se reproduzem e sintetizam exopolissacarídeos que garante adesão no biofilme. A matriz de exopolissacarídeos protege as bactérias contra resposta imune e antimicrobianos. Por isso, é importante prevenir a fase inicial de aderência das bactérias nos dentes. A prevenção é de suma eficácia para prevenir doenças futuras, é necessário então promoção e manutenção dessas bactérias presentes na superfície dental.
A saliva tem um sistema tampão que protege a cavidade oral constituída de ácido carbônico e fosfato. Primeiro, muitas bactérias necessitam de um pH específico para seu crescimento; a capacidade tampão da saliva evita a colonização da boca por microrganismos patogênicos. Em segundo, os   microrganismos da placa podem produzir ácido, se não for rapidamente tamponado e limpos pela saliva, podem desmineralizar o esmalte. 
É importante concluir, que a cárie é a principal doença bucal e são inúmeros fatores que desencadeiam como, produção de biofilme, a pessoa ser suscetível, a alimentação e a saliva. A cárie ocorre quando a desmineralização não consegue ser controlada pelo sistema de tamponamento da saliva.
Aline Prado Langame Araújo

Outros materiais