Buscar

AULA 2 RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÃO DE PARENTESCO AULA 2
É vínculo que reúne pessoas naturais que gera direitos e deveres recíprocos Linhas e Graus – sua contagem. 
Linha Reta: Art. 1.591, CC: São parentes em linha reta as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes. Na linha reta inexiste qualquer limitação para o parentesco, sendo infinito. Os parentes em linha reta devem alimentos uns aos outros, além de gozarem do direito à herança, prevalecendo a forma subsidiária, na qual o parente mais próximo, exclui o mais remoto.
Contagem de graus para Parentes Colaterais: Para contar o parentesco entre A e seu tio B, sobe-se a seu pai W; a seguir a seu avó X; e depois, desce-se a B. Três graus ao todo, pois a cada geração corresponde um grau. Dessa forma, é de segundo grau o parentesco colateral entre irmãos, de terceiro grau entre tio e sobrinho; e, de quarto grau entre primos e entre tio-avó e sobrinho-neto.
- Natural ou biológico : vínculo é a consangüinidade
- Civil ou meramente civil : vínculo é a ficção. 1 - o parentesco civil surge entre pessoas quando se procede a adoção, ou seja, é a adoção que vinculará as pessoas pelo parentesco civil.
- Afinidade : decorrente do casamento ou união estável
Ex.: o cunhado é afim da cunhada, a sogra do genro etc (cuidado com a frase !!! brincadeirinha); os sogros são afins de 1º grau do genro/nora; os cunhados são afins de 2º grau em linha transversal.

Outros materiais