Buscar

Metodologia slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INICIANDO A VIDA CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE
1
A aprendizagem está vinculada à história do homem, à sua construção e evolução enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações. 
Aprender é um processo interno. Aprendemos quando construímos em nossa mente um conhecimento, integrando a verdade aprendida ao nosso repertório. Envolve um processo de reflexão, envolve formar uma ideia, é mais do que apenas decorar ou ter habilidade de aplicar o que foi visto.
O Processo de Aprendizado
1. Processo dinâmico: Nesse processo a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz, envolvendo a participação total e global do indivíduo. 
2. Processo contínuo: A aprendizagem está sempre presente, desde o início da vida. Por exemplo, ao sugar o seio materno, a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem: terá que coordenar movimentos de sucção, deglutição e respiração. 
Características básicas da aprendizagem
3. Processo global ou compósito: O comportamento humano é considerado como global ou compósito, pois inclui sempre aspectos motores, emocionais e ideativos ou mentais. Portanto, a aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do indivíduo, para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender. 
4. Processo pessoal: A aprendizagem é considerada intransferível de um indivíduo para outro, ninguém pode aprender por outrem. Portanto, a maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de indivíduo para indivíduo, face ao caráter pessoal da aprendizagem. 
5. Processo gradativo: Cada aprendizagem se realiza através de operações crescentemente complexas, ou seja, em cada nova situação, envolve maior número de elementos. 
6. Processo cumulativo: Ao analisar o ato de aprender, verifica-se que, além da maturação, a aprendizagem resulta de atividade anterior, ou seja, da experiência individual, onde ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. 
Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são explicados pela ausência ou pelo uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem. Existem quatro elementos que tornam a aprendizagem mais suave e prazerosa e, quando aprimorados, os frutos são colhidos mais rapidamente e os resultados logo aparecem. 
Problemas de aprendizagem 
1. Concentração: ter capacidade de concentração (atenção) é essencial para colher resultados. 
2. Memória: é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis no cérebro. 
3. Leitura efetiva: o bom leitor manifesta espírito crítico perante aquilo que lê. A leitura efetiva é feita com a inteligência e não só com os olhos. 
4. Motivação: um estudante motivado concentra-se no trabalho e não se dispersa. Em geral, os adolescentes sentem-se mais motivados após a escolha profissional. 
Estudar é, de maneira ampla, concentrar os recursos pessoais de atenção, capacidade de raciocínio, intuição e inteligência na captação e assimilação dos dados, relações e técnicas necessários ao domínio de um campo de estudo de um assunto, ou de um problema. 
Alguns problemas de aprendizagem podem ser resolvidos com a utilização de estratégias e de métodos adequados.
Como estudar
 A Estratégia 
Elaboração da Grade de Estudo 
O estudante deve conciliar o trabalho, convívio familiar, lazer e outros com o tempo dedicado aos estudos. Estabeleça uma escala de prioridade, fazendo uma gestão racional do tempo, dedicando a cada tarefa o tempo necessário. 
O Método 
“Todas as pessoas são capazes de aprender; o que difere uma pessoa da outra é como cada uma aprende.” 
Métodos de estudos são técnicas que aperfeiçoam a aprendizagem, porém, variam de uma pessoa para outra. O ideal é cada pessoa criar seu próprio método de estudo. É muito importante que se pense sobre isso e que se reconsidere quais não estão sendo adequados. Um método eficiente de estudo desenvolvido durante a vida escolar será extremamente proveitoso durante toda a sua vida profissional. 
Procure uma boa razão que justifique sua participação no curso em que está matriculado.
Comece a estudar as coisas mais agradáveis e depois as menos agradáveis. É preciso vencer o limite de “não gostar de estudar”.
Estude para aprender. Vença suas limitações. Habitue-se ao estudo.
Tenha uma atitude responsável e participativa.
Planeje seu tempo para as atividades escolares. Diariamente reserve um espaço para seus estudos. Sempre há o que estudar.
Frequentemente, organize o material.
Estude em local tranquilo, silencioso e privativo.
Tópicos para melhorar a qualidade do estudo
A importância da leitura se faz presente no nosso universo, desde o momento em que começamos a conhecer ou a compreender o mundo que nos cerca. A leitura esta ligada na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.
No mundo contemporâneo, a leitura cria fronteira para ampliar e diversificar nossa visão e interpretação sobre o mundo que vivemos e da vida como um todo, pode ser o componente mais importante ao desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas. Não o único, todavia imprescindível. 
 A Leitura
Quando lemos, ocorre um duplo processo:
1° Uma recepção sensitiva, que compreende movimentos adequados dos olhos e de decifração material dos símbolos escritos.
2° Um processo mental de interpretação do significado dos símbolos impressos.
Aprender a ler não é tarefa simples, pois exige atitude crítica, sistemática e disciplina intelectual por parte do leitor, a maioria pode ler, mas poucos sabem ler. Saber ler é saber interpretar o significado do que está escrito, e aprender os conceitos básicos que o autor utiliza. 
Informativa: Visa o conhecimento geral, feita em vista da coleta de documentação.
Formativa: Visa aprender algo novo ou aprofundar os conhecimentos. 
Distração: Visa o divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com o aspecto do saber. 
Tipos de leitura
Verificar a posição em que está o livro, se a luz está adequada, se o ambiente é sossegado, evitar pensamentos sobre assuntos que te preocupem e possam atrapalhar a dinâmica da leitura e ler com um propósito definido.
 Vale ressaltar a leitura oral, que é importante exercitá-la uma vez ou outra. Sempre que ler um parágrafo, um trecho que ainda não conseguiu captá-lo, ler em voz alta, auxilia na compreensão.
Técnicas para a leitura
O domínio de outro idioma significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
No caso das Ciências Contábeis, com certeza, é necessário pesquisar como são tratados os diversos princípios e fatos contábeis em outros países para poder colocar em discussão as técnicas utilizadas no Brasil. A crescente internacionalização dos mercados levou as nações a adotarem o uso de uma segunda língua. Considerando a importância econômica do Brasil como país em desenvolvimento, dominar uma língua estrangeira tornou sinônimo de sobrevivência e integração global.    O aprendizado dela abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. 
Língua estrangeira
A biografia tem dupla finalidade: seu uso pelo pesquisador e pelo leitor. No primeiro caso, serve ao pesquisador como fonte de documentação para elaboração do trabalho. No segundo, proporciona que o leitor se aprofunde ou confronte as conclusões.
Distinguimos a bibliografia de duas formas, a seletiva e a exaustiva. A seletiva é bibliografia básica, que proporciona uma visão sintética. A bibliografia exaustiva exibe uma lista detalhada com todas as referencias que tenham relação com o assunto tratado.
A pesquisa do material
Faz parte da pesquisa também a leitura, É necessário saber analisar
cientificamente os textos que lê e consulta, alguns elementos podem auxiliar tais como: título, data da publicação, contracapa, índice ou sumário, introdução, prefácio ou nota do autor e a bibliografia. Todos oferecem informações acerca do tratam.
O ato de sublinhar tem papel importante, não é necessário sublinhar um parágrafo inteiro, sublinhe apenas as palavras chaves, marque com interrogação aquilo que discorda, para principiantes, não sublinhar a primeira instância leia um ou mais parágrafos para depois voltar e sublinhar aquilo que considerou importante. Detalhes que farão a sua leitura, estudo e pesquisa, mais proveitosos. 
Na vida acadêmica, é comum a pratica da documentação, considera-se como interesse para a documentação todo o material que tiver importância para os estudos empreendidos.
Documentação temática é aquela que visa separar os assuntos para o estudo geral ou para a realização de um trabalho particular, sempre dentro de uma área determinada.
 Resumos são instrumentos obrigatórios para pesquisadores. Eles apresentam o texto de forma simplificada, destacando os principais interesses do autor. É necessário que ele seja claro e de forma sintética. A finalidade do resumo consiste na difusão das informações 
A documentação como método de estudo pessoal
 Preste atenção ao fluxo de respiração: Sim investir 2 minutos da sua atenção (apenas) no ritmo da respiração pode ser decisivo para baixar a ansiedade e melhorar a concentração. Experimente alongar o tempo de inspiração e, sobretudo, o de expiração durante estes minutos.
Foque em um ponto estático: O esvaziamento da mente é um dos pressupostos da meditação cujo objetivo é conectar o praticante ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos. Para começar, imagine, por alguns minutos, a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio é não pensar em mais nada, o que é bem difícil
Atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
 
Vá logo ao limite da sua capacidade mental: É hora de partir para os livros e apostilas. Mas não comece pelo caminho mais fácil, ou seja, aquela matéria que você já domina, assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais. Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e, assim, seu cérebro permitirá menos brechas para a distração.
Faça do estudo um jogo: Criar um esquema de “auto premiação”, venceu um tópico daquela matéria complicada? Gabaritou a lista de exercícios? Ponto para você. Estabeleça uma lista metas, e à medida que elas forem cumpridas, dê a si mesmo pequenos “presentes”.
Anote o que tira a sua concentração: Conhecer o “inimigo” é o primeiro passo para superá-lo. A ideia é verificar o que o tira do foco e criar suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração.
20
Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender , para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.
Albert Einstein

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais