Buscar

Educação ambiental av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0066_AV2_201407208802 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201407208802 - LUCIANA AZEVEDO NICOLAY
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 07/06/2017 20:21:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201407431483)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Sabemos que através das mudanças culturais aumentamos de forma considerável nosso impacto no meio ambiente. Explique porquê.
		
	
Resposta: Quanto maior o desenvolvimento cultural, maior o impacto no meio ambiente uma vez que há um aumento no consumo, um maior uso dos recursos naturais nem sempre de forma sustentável.
	
Gabarito: Por meio dessas mudanças, passamos a dispor de muito mais energia e novas tecnologias para alterar e controlar o planeta, visando atender a nossas necessidades básicas e crescentes desejos. Elas também permitiram a expansão da população humana, em especial devido à farta disponibilidade de suprimentos alimentares e maior expectativa de vida. Além disso, elevaram consideravelmente o uso de recursos, poluição e degradação ambiental, que ameaçam a sustentabilidade das culturas humanas a longo prazo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407287002)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todo processo de planejamento deve ter necessariamente algumas etapas. Essas etapas se integram, envolvem-se e ocorrem simultaneamente. Quais são essas etapas e explique aquela que está relacionada a uma etapa permanente no processo de planejamento de projetos em educação ambiental.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: São 5 etapas: 1 ¿ o conhecimento da realidade; 2 ¿ a concepção de um plano; 3 ¿ a execução do plano; 4 ¿ o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. A etapa relacionada a permanência é a de conhecimento da realidade, que é subdividida e explicada em subetapas: a) Delimitação e apreensão do objetivo: definição da área geográfica que será objeto do planejamento (uma região, um município, um bairro, etc) ou grupo/comunidade que será envolvido; b) Diagnóstico: análise do processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história referente à área e ao público que será envolvido e os fatores ¿ endógenos (de origem interna) e exógenos (de origem externa) ¿ que explicam a situação atual; c) Definição de prioridades: escolha de prioridades entre os problemas ou potencialidades para a elaboração de planos, projetos ou programas; d) Prognóstico: exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis e desejáveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): São 5 etapas: 1 o conhecimento da realidade; 2 a concepção de um plano; 3 a execução do plano; 4 o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. A etapa relacionada a permanência é a de conhecimento da realidade, que é subdividida e explicada em subetapas: a)Delimitação e apreensão do objetivo: definição da área geográfica que será objeto do planejamento (uma região, um município, um bairro, etc) ou grupo/comunidade que será envolvido; b) Diagnóstico: análise do processo de evolução recente da realidade, que sintetiza a história referente à área e ao público que será envolvido e os fatores ¿ endógenos (de origem interna) e exógenos (de origem externa) ¿ que explicam a situação atual; c)Definição de prioridades: escolha de prioridades entre os problemas ou potencialidades para a elaboração de planos, projetos ou programas; d)Prognóstico: exercício de antecipação de futuros possíveis, prováveis e desejáveis (ou seja, futuro que pode acontecer, futuro que provavelmente acontecerá e futuro que desejamos que aconteça em função de valores e prioridades).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407265994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
		
	
	Ambiente antrópico
	
	Interdisciplinaridade
	
	Política de Segurança Pública
	
	Educação de Jovens e Adultos
	 
	Educação ambiental
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407311201)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação transformadora da educação ambiental deve estar apoiada em várias atitudes, exceto:
		
	
	no respeito ao próximo e ao meio ambiente
	
	na justiça social
	 
	na contribuição em dia dos impostos ambientais
	
	na equidade
	
	na ética
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407927993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os países desenvolvidos encontram-se hoje numa terceira etapa da política ambiental. Este processo visa solucionar os problemas, de certo modo acumulados e agravados ao longo do tempo. Para que este objetivo seja alcançado se torna necessário a adoção de algumas medidas. Qual das opções abaixo representa uma medida que deve ser adotada?
		
	
	Reduzir o apoio a reciclagem e a coleta seletiva.
	
	Aumentar a emissão de gás carbono.
	 
	Induzir os agentes a combaterem a poluição e a moderarem a utilização dos recursos naturais.
	
	Induzir ao uso dos recursos naturais independente de serem renováveis ou não.
	
	Proibir a prática de logística reversa e reutilização de materiais nas empresas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407466029)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
		
	
	É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
	
	Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
	 
	Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
	
	Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
	 
	O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407869503)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao implementar um projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. No projeto, a sequência de etapas está voltada para a consecução de um produto final com função social relevante, que desperte interesse nas pessoas da comunidade e que veicule informações importantes para elas. No que se refere à participação dos alunos: I- devem ter participação ativa apenas na escolha do tema para que não haja problemas nas demais etapas do projeto e não inviabilize o andamento do mesmo; II- são co-responsáveis pelo planejamento, sentindo-se protagonistas do trabalho, cujo resultado deve ser um produto com valor social real; III- dispõem de espaço considerável nas decisões sobre temas, modos de investigação, atividades a serem desenvolvidas e formas de comunicação dos conteúdos. Logo, é correto afirmar:
		
	 
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	Apenas o item I e III estão corretos
	
	Apenas o item III está correto
	
	Apenas o item I está correto
	
	Apenas o itemII está correto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407970682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407494325)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fundamento da consciência ecológica é o humanismo e, é claro, há um lugar no pensamento humanista para cuidar não da natureza em geral, que não precisa de nós, mas daquela natureza que amamos porque a história da nossa espécie é parte dela. - Trigueiro e Besserman (2003). Com relação a esta afirmativa, podemos dizer que é correto:
		
	
	Vislumbrar soluções a curto prazo para a questão ambiental por meio de tributos.
	 
	Acreditar na importância do papel da Escola como educadora formal
	
	Os animais utilizam a natureza com determinação biológica apenas, bem como o homem
	
	O crescimento da produção total (PIB) maximiza o bem-estar humano
	
	O crescimento da produção total (PIB) minimiza o bem-estar humano
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407466072)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São importantes ONG¿s de educação ambiental internacionais:
		
	 
	Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Green Peace e World Wildlife Fund;
	
	INEA, Fundação Boticário e Instituto Brasileiro de Florestas
	
	IBAMA, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Folha;
	
	Fórum Social Temático, FEEMA e Natura;
	
	FMI, BID e G8;

Outros materiais