Buscar

Avaliando o Aprendizado - Planejamento e Gestão Tributária

Prévia do material em texto

Avaliando o Aprendizado – 1 a 10 - Planejamento e Gestão tributária
1ª Questão Aula 1
	A Obrigação Tributária pode ser dividida em Obrigação Tributária Principal e Obrigação Tributária Acessória. Com base na afirmativa acima, analise os itens abaixo e marque a que considerar verdadeira.
		
	
	Obrigação Tributária Principal é sempre não patrimonial. É uma obrigação de fazer.
	
	Obrigação Tributária Acessória é uma obrigação de pagar, o não pagamento enseja em uma penalidade pecuniária.
	
	Obrigação Tributária Acessória é uma prestação a qual se obriga o sujeito passivo, é de natureza patrimonial.
	
	Obrigação Tributária Principal é uma obrigação de dever/fazer. Exemplos: emitir nota fiscal, escriturar livros, inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, CNPJ, etc.
	 
	Obrigação Tributária Principal é uma prestação a qual se obriga o sujeito passivo, é de natureza patrimonial.
2ª Questão
	Assinale a alternativa correta. Com relação ao Direito Tributário e o conceito legal de Tributo, podemos afirmar que:
		
	 
	Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito.
	
	O Tributo pode ser instituído em lei ou outra norma jurídica, como p.ex. Medidas Provisórias, Resoluções, Regulamentos, etc.
	
	O Tributo é cobrado mediante uma atividade judicial também chamada de processo judicial (Ação de Cobrança) plenamente discricionária.
	
	Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda cujo valor nela se possa exprimir, podendo constituir sanção de ato ilícito.
	
	O Tributo é cobrado mediante uma atividade judicial também chamada de processo judicial (Ação de Cobrança) plenamente vinculada.
	
	
3ª Questão
	Acerca da Receita Pública, analise as opções abaixo e identifique a correta:
		
	
	A Receita Pública é a soma da arrecadação apenas dos Impostos, Tributos e Multas.
	
	A Receita Pública é os gastos que os Entes Federativos possuem de acordo com a Constituição e com as Leis reguladoras.
	 
	A Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas.
	
	A Receita Pública é o resultado obtido com a subtração dos ganhos com os gastos que estão à disposição do Poder Público.
	
	A Receita Pública, para a melhor doutrina, não pode ser dividida em Receita Pública Originária e Receita Pública Derivada.
	
	
 4ª questão 
	No que tange à Divida Pública e os precatórios, podemos afirmar, que os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos. Assim sendo, julgue os itens a seguir e assinale a única opção incorreta:
		
	
	É obrigatória a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente.
	
	No momento da expedição dos precatórios, independentemente de regulamentação, deles deverá ser abatido, a título de compensação, valor correspondente aos débitos líquidos e certos, inscritos ou não em dívida ativa e constituídos contra o credor original pela Fazenda Pública devedora, incluídas parcelas vincendas de parcelamentos, ressalvados aqueles cuja execução esteja suspensa em virtude de contestação administrativa ou judicial.
	 
	A seu critério exclusivo e na forma de lei, a União poderá assumir débitos, oriundos de precatórios, de Estados, Distrito Federal e Municípios, refinanciando-os diretamente.
	 
	Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes exclusivamente de salários ou vencimentos, e serão pagos logo após aqueles decorrentes de natureza fiscal e ainda aqueles oriundos de responsabilidade civil quando apurada a culpa dos entes federativos.
	
	Os débitos de natureza alimentícia cujos titulares tenham 60 (sessenta) anos de idade ou mais na data de expedição do precatório, ou sejam portadores de doença grave, definidos na forma da lei, serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos.
5ª Questão
	Podemos categoricamente afirmar que existem diferenças entre Direito Tributário e Direito Financeiro. Sendo assim, marque a opção que julgar correta:
		
	
	Direito Financeiro é o segmento do Direito Tributário.
	
	Não há qualquer tipo de ligação entre o Direito Financeiro e Direito Tributário, sendo estes absolutamente autônomos e independentes um do outro.
	
	Direito Financeiro é o ramo do direito público que rege as relações entre o Estado e os particulares, decorrentes da atividade financeira do Estado no que se refere à obtenção de receitas (tributos).
	
	O Direito Financeiro é pertencente ao ramo dos Direitos Públicos, enquanto que o Direito Tributário ao ramo dos Direitos Privados.
	 
	Direito Tributário regula a atividade financeira do Estado, no que se refere à tributação.
	
	
6ª Questão
	Com base no Orçamento Público e suas características, especificamente quanto ao crédito, este são documentados pelo Estado em papéis de crédito de vários tipos, exceto:
		
	
	Apólices da Dívida Pública.
	 
	Empréstimos Compulsórios.
	
	Títulos da Dívida Agrária.
	
	Bônus do Tesouro.
	
	Letras do Tesouro.
	
	
Aula 2 1ª Questão
	Acerca do processo de globalização e o seu início, podemos afirmar que:
		
	
	A globalização é um fenômeno socialista e complexo que começou na época da Revolução Industrial.
	 
	A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época da Revolução Industrial.
	
	A globalização é um fenômeno socialista, capitalista e complexo que começou na época dos descobrimentos e se encerrou com a Revolução Industrial.
	
	A globalização é um fenômeno socialista e complexo que começou na época dos descobrimentos.
	 
	A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos descobrimentos.
	
	
 2ª Questão
	São objetivos do planejamento tributário:
		
	 
	Realização de uma economia, que significa neste contexto como diminuição legal (lícita e determinada em lei) do valor monetário a ser pago obrigatoriamente ao Poder Público.
	
	Realização de gastos objetivando-se o marketing da empresa, visando a geração de lucro.
	
	Realização de uma economia, que significa neste contexto como diminuição legal ou ilícita do valor monetário a ser pago obrigatoriamente ao Poder Público.
	
	Realização de uma economia, objetivando-se a redução com gastos perante o Poder Público, seja com sonegação fiscal, parcelamentos de tributos, e ainda, o não pagamento dos mesmos.
	
	Realização de uma economia, que significa neste contexto como diminuição legal (ou ilícita, ainda que não determinada em lei) do valor monetário a ser pago discricionariamente ao Poder Público.
3ª Questão
	Se o empresário pretende diminuir os seus encargos tributários, poderá fazê-lo legal ou ilegalmente. Com base na frase acima, analise as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta:
		
	
	A maneira ilegal chama-se evasão fiscal.
	
	A maneira ilegal chama-se sonegação fiscal.
	
	A maneira legal chama-se elisão fiscal ou economia legal.
	
	A maneira legal chama-se elisão fiscal.
	 
	A maneira ilegal chama-se elisão fiscal.
	
	
4ª Questão
	É tido como marco do início da globalização moderna:
		
	
	Os descobrimentos dos países.
	
	A criação das Nações Unidas.
	
	O início da 2ª Guerra Mundial.
	 
	A Revolução Industrial.
	 
	O fim da 2ª Guerra Mundial.
5ª Questão
	Complete a frasecom o termo adequado: ____ é o conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos.
		
	 
	Planejamento Tributário;
	
	Orçamento Financeiro;
	
	Direito Tributário;
	
	Orçamento Tributário;
	
	Direito Financeiro;
	
	
6ª Questã
	Com base na Teoria da Empresa e no conceito legal de empresário, assinale a opção correta:
		
	
	Considera-se empresário somente quem possuir inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede ou na Junta Comercial, conforme o caso.
	
	Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, salvo se houver ajuda de colaboradores e/ou auxiliares no desenvolvimento da atividade.
	
	Em nenhuma hipótese poderá ser considerado empresário quem exerça profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
	
	Se houver ajuda de colaboradores e/ou auxiliares, a atividade desenvolvida, será, necessariamente, considerada como empresarial.
3ª aula 1ª Questão
	A contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL ou CSSL) foi instituída pela LEI Nº 7.689, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1988. Acerca desta contribuição, analise e julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
		
	 
	Aplicam-se à CSLL as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o imposto de renda das pessoas jurídicas (IRPJ), mantidas a base de cálculo e as alíquotas previstas na legislação em vigor.
	
	Aplicam-se à CSLL as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), mantidas a base de cálculo e as alíquotas previstas na legislação em vigor.
	
	A partir de 01.09.2003, a base de cálculo da CSLL, devida pelas pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido corresponderá a 32% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte.
	 
	A empresa poderá optar por recolher o IRPJ pelo Lucro Real e a CSLL pelo Lucro Presumido.
	
	Não há, de acordo com a legislação em vigor reguladora da CSLL, qualquer tipo de adição ou valor a ser somado à base de cálculo da CSSL no Lucro Presumido.
	
	
2ª Questão
	Quando um trabalhador realiza um trabalho, ele está produzindo alguma coisa. O que foi produzido tem um valor em dinheiro, e o trabalhador recebe um salário pelo seu trabalho. Podemos afirmar que todo esse processo faz parte da:
		
	 
	do capital
	
	do PNB
	
	pobreza do País
	
	do PIB
	 
	riqueza do País
	
	
3ª Questão
	Os Tributos Federais, no Brasil, constituem-se numa gama extensa de tributos arrecadados pela União, previstos pela Constituição Federal, entre os quais:
		
	
	II (Imposto sobre a Importação), IE (Imposto sobre a Exportação), IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).
	
	II (Imposto sobre a Importação), IE (Imposto sobre a Exportação), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana).
	
	ITR (Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
	 
	IOF(Imposto sobre Operações Financeiras), ITR(Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), IE (Imposto sobre a Exportação), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), IR (Imposto de Renda), ISS (Imposto Sobre Serviços).
	 
	IE (Imposto sobre a Exportação), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), IR (Imposto de Renda).
	
	
4ª Questão
	A competência residual tributária é exercida:
		
	
	Pelos Estados e Distrito Federal, que podem instituir impostos e contribuições sociais, que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	 
	Pela União, que, através de lei complementar, pode instituir impostos que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	Pela União e Estados, que podem instituir impostos e taxas, que não sejam cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
	
	Pelos Municípios, que podem criar tributos de seu peculiar interesse, observando os princípios constitucionais da anterioridade e da irretroatividade.
	
	Somente pelos Estadosl, que não podem instituir impostos e contribuições sociais, que sejam cumulativos e tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
5ª Questão
	Segundo Giannini, citado por Hein e Paetzold (2003), TRIBUTUM provém do verbo latino tribuere (tribuo, - is, - ere, tribui, tributum), que significa dividir ou repartir entre as tribos. Com o passar dos tempos, o conceito e entendimento de Tributo evoluiu. Com isso, analise as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta:
		
	
	Tributo, assim, consiste na carga pública distribuída entre o povo (tribo), podendo ser caracterizada,também, como uma exigência da autoridade para com os seus subordinados, a fim de atender o interesse coletivo.
	
	A existência dos Tributos tem sua origem juntamente com o surgimento da sociedade, a fim de manter a ordem social, proporcionando o bem estar.
	 
	Os Tributos existentes no Brasil, hodiernamente, não possui tanta influência na relação entre o Estado e o Empresário.
	
	O Empresário tem o dever de analisar de forma bem planejada como administrar esta relação a fim de buscar o sucesso no empreendimento.
	
	A modificação dos tributos no Brasil se tornou uma constância, onde, costumeiramente, ocorre aumento nas alíquotas, modificação dos valores, o surgimento de novas formas de arrecadação, ou sua modificação.
6ª Questão
	As fontes formais primárias do Direito Tributário podem ser:
		
	
	Constituição Federal, emenda constitucional, ordens de serviço
	
	Regulamento,Constituição Federal, emenda constitucional, lei complementar
	
	Ordens de serviço,lei ordinária, lei delegada, decreto legislativo, resolução
	
	Nenhuma resposta acima está correta.
	 
	Constituição Federal, emenda constitucional, lei complementar
4ª aula 1ª questão
	De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, quem poderá, especificamente, instituir imposto sobre a transmissão "causa mortis" e doação, de quaisquer bens ou direitos?
		
	 
	Estados
	
	União, mediante Lei Complementar
	
	Estados e Distrito Federal, mediante Lei Complementar
	 
	Todos os entes federativos (União, Estados/DF e Municípios), nas suas respectivas competências tributárias, mediante Lei Complementar
	
	Municípios
2ª Questão
	Diz-se que é ______________o tributo que incide em mais de uma etapa de circulação de mercadorias sem que na posterior possa ser abatido ou compensado o montante pago na etapa anterior
		
	 
	Adicionado
	
	Intolerável
	
	Não cumulativo
	 
	Cumulativo
	
	Tolerável
3ª Questão
	Com relação ao Imposto sobre a Transmissão a Qualquer Título, por Ato Oneroso, de Bens Imóveis, por Natureza ou por Acessão Física, e de Direitos Reais sobre Imóveis - ITBI e as suas características, analise as alternativas abaixo e marque a única que julgar incorreta:
		
	
	O contribuinte pode ser qualquer das partes na operação tributada.
	
	A base de cálculo é o valor venal do imóvel.
	
	As alíquotas são estabelecidas pela legislação de cada Município.
	 
	O fato gerador é a transmissão inter vivos ou causa mortis, a qualquer título, por ato oneroso de bens imóveis.
	
	O ITBI não incide sobre doação seja inter vivos ou causa mortis.
	
	
4ª questão
	Taxas podem ser cobradas pela União, pelos Estados e pelos Municípios. Com base na afirmação dispostae ainda nos entendimentos acerca das Taxas, suas características e peculiaridades, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	As taxas de polícia ocorrem quando há a prestação de um exercício público, como p.ex. coleta de lixo.
	
	O valor da taxa não está limitado ao custo do serviço.
	 
	A taxa é um tributo que exige a atuação estatal direta em relação ao contribuinte, seu pagamento representa a contrapartida de determinado serviço prestado pelo poder público.
	 
	São exemplos de taxa de serviços: fornecimento de alvará de licença de localização e funcionamento, alvará de construção, etc.
	
	As taxas podem ser instituídas e cobradas por quaisquer dos entes tributantes, não sendo obrigatória a efetuação de um serviço que dá sustentação ao seu fato gerador.
5ª Questão
	No que tange as Contribuições Sociais e aos Documentos Fiscais, leia as alternativas abaixo e assinale a única opção que julgar correta:
		
	
	A legislação prevê a unicidade de documentos fiscais, utilizáveis conforme o tipo de operação realizada pelo contribuinte, exceto dois tipos de documentos ficais, quais sejam, as notas fiscais e os cupons fiscais, sendo estes não considerados como tal.
	
	Cada imposto estabelece as espécies de documento fiscal que devem ser utilizadas pelo contribuinte, em nenhuma hipótese, os impostos se servem de documentos já exigidos por outros.
	 
	Entre as contribuições sociais existentes no País, encontram-se: FGTS, PIS, PASEP, FUNRURAL, COFINS, CSLL, etc.
	
	A contribuição social é a fonte de financiamento do sistema de seguridade social, saúde, segurança e educação pública, a contribuição social é responsável pelos diversos serviços prestados pelo Estado.
	 
	Os documentos exigidos pelo ICMS e/ou pelo ISS não podem servir de base para a apuração de tributos federais que tomam por base o faturamento, como p.ex., o PIS e COFINS, assim como para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e para o Imposto de Renda, uma vez que estes incidem diretamente sobre o faturamento daqueles.
6ª Questão
	Com relação ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza ISS, julgue os itens abaixo e assinale a única opção incorreta:
		
	
	O contribuinte é o prestador do serviço.
	
	O fato gerador é a prestação de serviços que não estejam compreendidos na área de incidência do ICMS.
	 
	O ISS, também conhecido como ICMS, incide sobre os bens (mercadorias) ou serviços de qualquer natureza, agindo, normalmente, sobre as operações comerciais, negociais e financeiras.
	
	A base de cálculo é o valor do serviço prestado e as alíquotas são fixadas de acordo com as normas jurídicas existentes e em vigor do município.
	
	Entre as muitas atividades sujeitas ao ISS, encontram-se os serviços prestados por: médicos, dentistas, psicólogos, hospitais, alfaiates, costureiros, engenheiros, arquitetos, barbeiros, cabeleireiros, etc.
	
	
	
Aula 5 - 1ª Questão 
	A Constituição Federal é quem atribui competência em matéria tributária, que, sintetizando o pacto federativo, traça os contornos gerais do Estado nas suas três esferas de poder. Como expressão pura desse pacto, ela distribui as competências tributárias entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, formando, juntamente com os princípios e as normas de direito tributário, o Sistema Tributário Nacional.Com base na afirmativa, assinale a opção correta em relação as garantias e proteção a sociedade em relaçao a arrecadação das receitas públicas pelos entes da federação:
		
	 
	não há garantias e privilégios tributários para a sociedade, somente em relação ao Poder Público.
	
	não é possível a realização de emendas que ampliem ou melhorem a proteção que a Constituição Federal atribui ao contribuinte.
	 
	As limitações à competência tributária, previstas nos artigos 9º a 11 do CTN, consistem em princípios e normas jurídicas, consubstanciadas em vedações constitucionais, que têm por objetivo a garantia do cidadão contra o abuso do poder de tributar do Estado.
	
	não existe limitação em relação a competência tributária.
	
	é possível em alguns casos a substituição de emendas que diminuam a proteção que a Constituição Federal atribui ao contribuinte.
2ª questão
	Tendo por base os ensinamentos e postulados visto e discutidos em aula e, de acordo com os materiais de estudo acerca da legislação trabalhista e previdenciária, assinale a única opção correta:
		
	
	A sociedade Alfa adquiriu empreendimento da sociedade Bravo e decidiu manter a mesma atividade e os mesmos empregados. Na formalização da transação, Alfa e Bravo inseriram no contrato cláusula que estabeleceu a responsabilidade de Bravo pelos encargos trabalhistas existentes antes da sua aquisição pela empresa Alfa. Nessa situação, Alfa estará isenta em relação aos débitos trabalhistas existentes quando a titular do empreendimento era Bravo, razão por que será considerada parte ilegítima em reclamação trabalhista ajuizada para reivindicar o pagamento dos referidos débitos.
	
	O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, acarreta a responsabilização do tomador dos serviços para responder, no mesmo plano da empresa prestadora dos serviços, pelas verbas devidas.
	
	A existência de grupo econômico resulta na necessária responsabilidade subsidiária da empresa principal em relação a cada uma das suas subordinadas, assim como aquelas empresas que estejam sob sua direção, controle ou administração.
	 
	A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afeta os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
	
	Para a doutrina, a configuração de um grupo econômico não tem o condão de impor a todas as empresas a responsabilidade solidária quanto às obrigações trabalhistas, posto que cada uma delas possui personalidade jurídica própria, de modo que a responsabilidade será subsidiária, obrigando, primeiramente, o empregador direto e, se este não o fizer, serão as demais empresas condenadas a responder pelos débitos que houver.
	
	
3ª Questão
	No que se refere às obrigações trabalhistas e previdenciárias e as obrigações e deveres do empregador, analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta:
		
	
	O empregado deverá realizar as reuniões mensais em local apropriado e durante o expediente de trabalho, obedecendo ao calendário anual.
	 
	O empregador deverá pagar o 13º salário até o dia 20 de dezembro para todos os empregados, salvo os empregados domésticos.
	
	O empregado está obrigado a respeitar a periodicidade da realização dos exames médicos ocupacionais.
	 
	O empregado está obrigado a recolher até o dia 7 (sete), se não houver expediente bancário neste dia, recolher no 1º (primeiro) dia útil anterior os depósitos relativos ao FGTS, incidente sobre a remuneração do mês anterior.
	
	O empregado está obrigado a cadastrar, imediatamente após admissão, os empregados ainda não cadastrados no PIS/PASEP.
	
	
4ª questão
	A folha de pagamento divide-se em duas partes distintas: proventos e descontos. Com base neste afirmativa, analise os itens abaixo e assinale a opção incorreta:
		
	
	As faltas e atrasos serão sempre na parte dos Descontos.
	
	São Proventos: Salário-família, diárias para viagem e ajuda de custo.
	
	São Descontos: Imposto de Renda, seguros e auxilio de Transporte (Vale-transporte).
	 
	Os salários serão sempre inseridos na parte dos Proventos.
	 
	Os adiantamentos serão sempre inseridos na parte dos Proventos.
5ª questão
	O empresário precisa saber sobre questões trabalhistas. É preciso procurar conhecer as leis trabalhistas, assim fica mais fácil administrar seu negócio conhecendo os seus direitos e dos empregados, tais como:
		
	
	Como devem ser feitas as admissões e demissões e a remuneração a ser paga, a discricionariedade de recolher o FGTS.
	
	Os detalhes sobreférias e 13º salário, a redução dos salários de forma unilateral.
	
	O pagamento dos salários e encargos sociais, a possibilidade de exercer a relação empregatícia sem a necessidade de assinar a CTPS. Carteira de trabalho e previdencia social.
	 
	As rotinas trabalhistas e as obrigações trabalhistas.
	
	Higiene e segurança do trabalho, a possibilidade de demitir o empregado por justa causa, sem ser pelos motivos dispostos na legislação e outras normas.
	
	
6ª Questão
	"Conjunto de medidas adotadas pelo Estado, por meio de organizações próprias ou subvencionadas, destinadas a prover as necessidades vitais da população do país, nos eventos básicos previsíveis e em outras eventualidades, variáveis segundo as condições nacionais, que podem verificar-se na vida de cada um (...)"(Moacyr Velloso Cardoso de OLIVEIRA). O trecho do texto acima refere-se a:
		
	 
	Seguridade Social;
	
	Orçamento Financeiro;
	
	Gestão Administrativa;
	
	Contribuição Social;
	
	Competência Tributária;
Aula 6 – 1ª Questão
	A prestação a qual se obriga o sujeito passivo é de natureza patrimonial. É sempre uma quantia em dinheiro. Obrigação de dar dinheiro, de pagar o não pagamento enseja em uma:
		
	 
	Penalidade pecuniária.
	
	Prisão perpétua.
	
	Penalidade de prisão.
	
	Penalidade de restrição de direitos.
	
	Penalidade compulsória.
2ª Questão
	As Fontes Formais do Direito Tributário podem ser divididas em:
		
	
	Fontes Principais e Subordinadas
	
	Fontes Primárias e Materiais.
	
	Fontes Mediatas e Subordinadas.
	 
	Fontes Primárias e Secundárias.
	
	Fontes Imediatas e Materiais
	
	
3ª Questão
	A Compensação do Crédito Tributário se dá:
		
	
	Quando o obrigado ao pagamento do tributo é devedor da Fazenda Pública.
	 
	Quando o obrigado ao pagamento do tributo é credor da Fazenda Pública.
	
	Quando o obrigado ao pagamento do tributo é devedor do particular.
	
	Quando o obrigado ao pagamento do tributo nunca é devedor do particular.
	
	Quando o obrigado ao pagamento do tributo é credor do particular.
4ª Questão
	Quanto ao regime de responsabilidade societária dos tipos societários existentes no Brasil, assinale a alternativa correta:
		
	
	Na sociedade em conta de participação, todos os sócios respondem solidariamente pelo montante do capital.
	
	Nas sociedades por ações, a responsabilidade dos acionistas será limitada ao valor de emissão das ações subscritas, e todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	
	Nas sociedades em nome coletivo, todos os sócios têm responsabilidade limitada ao valor apartado a título de capital social.
	 
	Nas sociedades limitadas, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
	
	Nas sociedades simples puras, os sócios são solidariamente responsáveis pelo passivo da sociedade.
	
	
5ª Questão
	A operacionalização e a economia legal de tributos pode operar-se em algumas esferas. É um exemplo, exceto:
		
	
	No âmbito da esfera administrativa que arrecada o tributo.
	 
	No âmbito da própria empresa, de forma a sonegar os tributos que são alegados devidos pelo fisco.
	
	Buscando a utilização dos meios previstos em lei que lhe garantam uma diminuição legal do ônus tributário.
	
	No âmbito da própria empresa, através de medidas gerenciais que possibilitem a não ocorrência do fato gerador do tributo, que diminua o montante devido ou que adie o seu vencimento.
	
	No âmbito do Poder Judiciário, através da adoção de medidas judiciais, com o fim de suspender o pagamento (adiamento), diminuição da base de cálculo ou alíquota e contestação quanto à legalidade da cobrança.
6ª Questão
	Complete a frase com os termos adequados: Considera-se ________ quem exerce profissionalmente _________ para a produção ou a circulação __________.
		
	
	Administrador - planejamento tributário - de produtos empresariais;
	 
	Comerciante - atividade econômica lucrativa - de bens e riquezas;
	
	Planejador - atividade empresarial - de riquezas;
	
	Trabalhador - atividade física ou intelectual - seguridades sociais;
	 
	Empresário - atividade econômica organizada - de bens ou serviços;
Aula 7 – 1ª Questão
	A Transação do Crédito Tributário é feita através de:
		
	
	Uma imposição do devedor ao credor.
	
	Um lançamento contábil na área fiscal.
	 
	Uma obrigação legal.
	
	Um acordo, independente de previsão legal.
	 
	Um acordo, mediante previsão legal.
	
	
2ª Questão
	São utilizados os seguintes métodos para a interpretação da lei tributária, bem como a de outros ramos do Direito:
		
	
	Todas as respostas acima são verdadeiras.
	
	Gramatical ou Literal; Filosófico; Sistemático e Teleológico.
	
	Gramatical ou Literal; Histórico; Formalista e Teleológico.
	
	Gramatical ou Literal; Histórico; Sistemático e Teológico.
	 
	Gramatical ou Literal; Histórico; Sistemático e Teleológico.
	
	
3ª questão
	Com base na doutrina mais aceita no Brasil, temos cinco espécies tributárias que compõem o sistema tributário brasileiro. são elas:
		
	
	impostos, tarifas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios
	
	impostos, tarifas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e recolhimento compulsórios
	
	impostos, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios
	 
	impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e recolhimento compulsórios
	 
	impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios
4ª Questão
	O ativo permanente compreende os investimentos (participações em outras firmas e bens não destinados às suas atividades), o Imobilizado (bens destinados às suas atividades) e o Diferido (custos ou despesas pré-operacionais). As principais contas que integram este grupo serão assim analisadas e classificadas, exceto:
		
	
	Móveis e utensílios.
	 
	Despesas do Exercício seguinte.
	 
	Veículos de Uso.
	
	Imóveis não operacionais.
	
	Máquinas e Equipamentos.
5ª Questão
	No que tange ao ativo circulante, realizável a longo prazo e ativo permanente, acerca dos bens imóveis, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Quando se tratar de imóveis prontos para venda, classificar no ativo Permanente.
	
	Quando se tratar de imóveis concluídos ou em construção, não destinados à comercialização, classificar no Ativo Circulante.
	 
	Quando se tratar de imóveis prontos para venda, classificar no ativo circulante.
	
	Quando se tratar de imóveis em construção, terrenos e outras edificações cuja comercialização esteja prevista para após 360 dias, classificar no ativo permanente.
	
	Quando se tratar de imóveis concluídos ou em construção, não destinados à comercialização, classificar no realizável a longo prazo.
6ª Questão
	O passivo circulante compreende todas as obrigações ou dívidas da empresa com vencimento para o exercício seguinte ¿ até 360 dias. São as seguintes as principais contas, exceto:
		
	
	Provisão para Imposto de Renda.
	 
	Duplicatas Descontadas.
	
	Empréstimos Bancários.
	 
	Adiantamentos a fornecedores.
	
	Impostos e Encargos Sociais.
Aula 8 – 1ª Questão
	Manoel, ao falecer, deixou em testamento um imóvel para seu sobrinho Joaquim, menor de 16 anos que foi plenamente assistido pelos seus pais João e Maria. Pela a transmissão do citado bem é devido um imposto (ITD). Diante da narrativa apresentada, assinale a única opção correta:
		
	
	Joaquim não poderá ser responsável pelo pagamento do tributo, uma vez que é menor de idade
	
	João e Maria são solidariamente responsáveis,diante da impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal e/ou acessória pelo contribuinte
	
	Apenas Joaquim será responsável pelo pagamento do tributo, ainda que seja menor de idade
	 
	Joaquim e seus pais são solidariamente responsáveis, diante da impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte
	
	Apenas João e Maria são responsáveis, pois jamais poder-se-á exigir de Joaquim o cumprimento da obrigação principal
2ª Questão
	Acerca da responsabilidade tributária de terceiros, de acordo com a legislação em vigor, assinale a opção correta:
		
	
	Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício, jamais poderão ser pessoalmente responsáveis.
	
	Os mandatários, prepostos e empregados jamais serão pessoalmente responsáveis.
	
	Os sócios, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, sempre serão pessoalmente responsáveis.
	 
	Os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes sempre serão pessoalmente responsáveis.
	 
	Os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado podem ser pessoalmente responsáveis se praticar atos com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos.
	
	
3ª estão
	Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omissões de que forem responsáveis. Nesta situação estamos diante de que tipo de responsabilidade?
		
	 
	Responsabilidade de Terceiros;
	
	Responsabilidade dos Sucessores;
	
	Responsabilidade Pessoal;
	
	Responsabilidade por Infrações;
	
	Responsabilidade Objetiva;
4ª Questão
	No que tange à responsabilidade por infrações, especificamente na exclusão da responsabilidade, de acordo com a lei, podemos afirmar:
		
	
	O mero pagamento do tributo devido e dos juros de mora é capaz de excluir a responsabilidade.
	
	A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, mesmo sendo apresentada após o início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
	
	A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, apenas.
	 
	A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
	
	O mero depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração, é capaz de excluir a responsabilidade.
5ª Questão
	No que se refere a Responsabilidade tributária dos sucessores acerca da pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação, assinale a única opção correta:
		
	
	Apenas a pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão não será responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas.
	
	Apenas a pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão será responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas.
	
	Apenas a pessoa jurídica de direito privado que resultar de incorporação será responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado incorporadas.
	
	Apenas a pessoa jurídica de direito privado que resultar de transformação será responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado transformadas.
	 
	A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou incorporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas.
6ª Questão
	Acerca da Responsabilidade por Infrações, assinale a opção que julgar correta:
		
	
	A responsabilidade por infrações da legislação tributária sempre dependerá da apuração da intenção do agente ou do responsável.
	
	A responsabilidade por infrações da legislação tributária dependerá da apuração da intenção do agente ou do responsável, porém independerá da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.
	
	A responsabilidade por infrações da legislação tributária dependerá da apuração da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.
	 
	A responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.
	
	A responsabilidade por infrações da legislação tributária sempre dependerá da apuração da efetividade e extensão dos efeitos do ato.
	
	
Aula 9 – 1ª Questão
	Acerca do Mandado de Segurança, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	 
	Possui como finalidade precípua proteger direito líquido e certo (independe de prova) lesado ou ameaçado de lesão por ato de autoridade que realize imposição tributaria indevida.
	
	É cabível quando há duas ou mais exigências, por pessoas jurídicas de direito público distintas sobre o mesmo fato gerador.
	
	É cabível, apenas, quando há a subordinação do tributo ao pagamento de Venalidade ou subordinação do tributo ao cumprimento de obrigação acessória.
	
	Visa, exclusivamente, a anulação do procedimento administrativo de lançamento.
	
	É uma das ações judiciais de iniciativa do Fisco.
	
	
2ª questão
	Acerca da Ação Anulatória de Débito Fiscal, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	 
	Visa a anulação do procedimento administrativo de lançamento.
	
	Nela, o autor pede que seja a Fazenda Pública condenada a restituir o tributo pago indevidamente.
	
	Não se faz necessária a preexistência de um lançamento fiscal.
	
	Não cabe para se pleitear a anulação uma decisão administrativa denegatória de pedido de restituição de indébito tributário.
	
	É uma ação de iniciativa do Fisco.
3ª Questão
	Acerca da Execução Fiscal, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	 
	Um dos requisitos para sua propositura, é o de gozar o crédito inscrito de liquidez e certeza.
	
	Possui como finalidade precípua a anulação do procedimento administrativo de lançamento.
	
	É cabível, apenas, quando há a subordinação do tributo ao pagamento de Venalidade ou subordinação do tributo ao cumprimento de obrigação acessória.
	
	O Fisco só pode se utilizar dela para cobrar seus créditos tributários, ainda que não inscritos na dívida ativa.
	
	É cabível quando há duas ou mais exigências, por pessoas jurídicas de direito público distintas sobre o mesmo fato gerador.
4ª Questão
	O Sistema Constitucional Tributário está sujeito a uma série de Princípios Constitucionais. São eles, exceto:
		
	
	Princípio da Irretroatividade.
	
	Princípio da Anterioridade.
	 
	Princípio da Consunção.
	
	Princípio de Proteção Fiscal.
	
	Princípio da Isonomia.
5ª Questão
	No que se refere à ação anulatória de decisão administrativa que denegar a restituição de tributo pago indevidamente, especificamente no que tange aos prazos prescricionais e decadenciais, assinale a alternativa correta:
		
	
	Decai em 5 anos.
	
	Decai em 3 anos.
	
	Prescreve em 3 anos.
	 
	Prescreve em 2 anos.
	
	Prescreve em 5 anos.
6ª Questão
	o limite do poder fiscal para legislare cobrar tributos, significa:
		
	
	competência legislativa
	
	competência administrativa
	
	competência do povo
	
	competência do governo e do povo
	 
	competência tributária
Aula 10 – 1ª Questão
	_______________é o valor que o governo cobra do cidadão e que todos são brigados a pagar.
		
	
	Taxas
	
	Despesas
	
	Contribuição
	
	Tarifas
	 
	Tributo
2ª Questão
	A distribuição da Competência Tributária vem explícita no art. 145 da Constituição Federal,ou seja, o que compete a cada ente da federação, assinale a opção correta acerca da competência tributária:
		
	
	quando somente os EStados são competentes para arrecadar todos os tributos dos Munícipios
	
	Todos os entes da federação tem competência tributária, e apenas as empresas públicas que possuem o poder de tributar.
	
	nenhum ente da federação tem competência tributária, apenas as empresas públicas que possuem o poder de tributar.
	
	quando somente estatui que a União tem competência para todos os tributos
	 
	quando estatui que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir tributos, em seus arts. 153, 155 e 156, sob as epígrafes "Dos impostos da União", "Dos impostos dos Estados e do Distrito Federal" e "Dos impostos dos Municípios", estabeleceu a competência desses entes político
	
	
3ª questão
	De acordo com o conteúdo estudado podemos identificar como as limitações constitucionais ao poder de tributar consistentes na delimitação da competência tributária constitucionalmente conferida aos entes políticos:
		
	 
	As isonomias.
	
	Todas as respostas acima são Falsas.
	
	As tarifas.
	 
	As imunidades.
	
	As imparcialidades.
4ª Questão
	A Constituição Federal não criou nenhum tributo, apenas estabeleceu competência (regra matriz de cada tributo) para que as pessoas políticas os criassem através de lei. Assinale a opção correta acerca da afirmativa:
		
	 
	não é a Constituição Federal que obriga o pagamento de um tributo, mas, sim, a lei.
	
	A Constituição Federal obriga o cidadadão a pagar os tributos.
	
	A Constituição Federal não obriga o cidadadão a pagar os tributos.
	
	A Constituição Federal é a Carta Magna, então tem poder para obrigar o cumprimento de um tributo
	
	A Constituição Federal obriga o pagamento de um tributo pelos entes da federação
5ª questão
	Com a globalização da economia ____________________ tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário
		
	
	O planejamento organizacional
	 
	O planejamento tributário
	
	O planejamento acumulado
	
	O planejamento real
	
	O planejamento empresarial
6ª questão
	Com a determinação do valor do crédito tributário e a notificação do particular (fase oficiosa), o LANÇAMENTO só pode ser alterado em virtude:
		
	
	Todas as respostas anteriores estão incorretas.
	 
	Impugnação do sujeito passivo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	Impugnação do sujeito ativo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa do devedor, nos casos previstos em lei.
	
	Impugnação do sujeito ativo (fase contenciosa); recurso de ofício; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	Impugnação do sujeito passivo (fase contenciosa); recurso extra oficial; iniciativa da própria autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
Boa Sorte!!!

Outros materiais