Buscar

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
	Simulado: SDE0396_SM_201301705993 V.1 
	Aluno(a): ADELINA MELO DE ARAÚJO
	Matrícula: 201301705993
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/04/2017 11:20:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302372813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez é acompanhada por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante. Com relação a alterações fisiológicas, é correto afirmar a ocorrência de: 1. Hipotonia do intestino delgado devido a ação do estrógeno podendo causar ritmo intestinal mais lento. 2. Ocorre aumento da taxa metabólica basal. 3. Mesmo em situações de jejum prolongado, o feto continua extrair glicose e aminoácidos da circulação materna. 4. Gengivas edemaciadas e sangrantes podem ocorrer pela ação da gonadotrofina coriônica humana. 5. Ocorre redução dos níveis plasmáticos de ácidos graxos, triglicérides e colesterol.
		
	 
	B) Estão corretas as alternativas 2, 3 e 4
	 
	C) Estão corretas as alternativas1, 4 e 5
	 
	A) Estão corretas as alternativas 1, 2 e 3
	 
	E) Está correta apenas a alternativa 5
	 
	D) Está correta apenas a alternativa 2 e 4
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302461030)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez normal é acompanhada por alterações fisiológicas, anatômicas e psicológicas que afetam todas as funções orgânicas da gestante. O entendimento desses ajustes é indispensável para o nutricionista subsidiar a assistência nutricional no pré-natal. Considerando esse contexto analise as afirmativas abaixo: I ¿ As transformações ocorrem para regular o metabolismo materno, garantir o crescimento fetal e assegurar o processo de lactação; II ¿ A transferência de nutrientes e outras substâncias da mãe para o feto ocorrerá pela placenta, apenas pelo mecanismo de absorção passiva; III ¿ Progesterona, estrogênio e tireoxina são hormônios produzidos pela placenta; IV ¿ A gestante desenvolve hiperfagia no primeiro e segundo trimestres, devido ao intenso anabolismo; V - O feto requer glicose para seu crescimento, mesmo em situações de jejum materno.
		
	
	e) Apenas a alternativa III é verdadeira;
	
	a) Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras;
	
	c) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras;
	 
	d) Apenas as alternativas I, IV e V são verdadeiras;
	
	b) Apenas a alternativa I é verdadeira;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302029761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a gestação, é comum a apresentação de alguns sintomas pela mulher, que pode ser amenizado por algumas orientações. De acordo com essas orientações, marque V se for verdadeiro ou F se for falso.
		
	 
	O consumo de 1 a 2 colheres de sopa de aveia, estímulo ao consumo de verduras, frutas com casca e bagaço e alimentos integrais não ameniza a constipação.
	 
	Desejo de consumir alimentos estranhos, como gelo, fósforo ou terra não merecem atenção, pois é desejo de grávida.
	 
	Fracionar mais as refeições e reduzir o volume das refeições não é uma conduta adequada para amenizar náuseas e vômitos.
	 
	Não se deitar logo após as refeições, assim como não ingerir líquidos durante as refeições tem um efeito benéfico para amenizar a pirose.
	 
	Se alimentar regularmente, com intervalos de no mínimo 3 horas, com lanches entre as refeições principais é uma medida adequada para amenizar sensação de fraqueza.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302525055)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As deficiências nutricionais no grupo materno infantil é um agravante do estado nutricional de crianças, gestantes e mulheres em idade reprodutiva. A partir do que foi discutido em sala, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
		
	 
	b) Entre os fatores estudados como possíveis causas das deficiências podem ser citados: baixo consumo de alimentos-fonte, baixa reservas pré-concepcionais, aumento das necessidades e fatores infecciosos (no caso do ferro).
	
	a) As deficiências que mais acometem esse público são: anemia ferropriva e anemia megaloblástica.
	
	d) No segundo, ocorre a deficiência de ferro, mas sem anemia. Nesse estágio a capacidade de capturação/ligação do ferro aumenta, enquanto que a ferritina e o ferro sérico diminuem. No terceiro estágio, a capacidade de capturação/ligação do ferro continua aumentanda, mas observa-se queda de hemoglobina e VCM. Nessa fase evidencia a anemia ferropriva do tipo normocrômica e microcítica.
	
	e) Podemos dizer que a anemia pode aumentar o risco para morte materna, baixo peso ao nascer, parto prematuro, além de menor resistência às infecções, baixa reserva de ferro no lactente e aumento do desenvolvimento e da capacidade de aprendizagem.
	
	c) A carência de ferro no organismo ocorre de forma evolutiva em três estágios. O primeiro, caracterizado pela depleção das reservas de ferro (hemoglobina).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302388836)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é a recomendação de cálcio durante a gravidez, respectivamente, para mulheres cm menos de 19 anos de idade e mulheres adultas?
		
	
	1000mg/dia e 1300mg/dia
	
	1300mg/dia e 1200mg/dia
	
	1200mg/dia e 1000mg/dia
	 
	1300mg/dia e 1000mg/dia
	
	1500mg/dia e 1300mg/dia

Outros materiais