Buscar

20170227132251RESENHA RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ITOP 
Curso : ENFERMAGEM 
Disciplina: HISTORIA DA ENFERMAGEM
Professora : LIANA BARCELAR EVANGELISTA GUIMARÃES 
Alunos: JANAINA NUNES BATISTA, KALINE NA SCIMENTO SILVA, MAEVY ROXANNE NOGUEIRA DE FREITAS, MARIA GONÇALVES DE AGUIAR, MARINETE PEREIRA GOMES, RAQUEL GOMES DOS SANTOS, SAMILA NAYANNE FERNANDES BORGE, THAIS CAVALCANTE DOS SANTOS, VYVIANNE DA SILVA SANTOS
OS PRECURSORES DA ENFERMGEM MODERNA
 Na Grécia apesar das perseguições que sofria a religião cristã, tinha como arte um considerável crescimento religioso com isso muitos cristãos passaram a dedicar sua vida à pratica de caridade, o que deu origem a inúmeras congregações religiosas que atraíram homem e mulheres vocacionadas para cuidar de pobres e doentes em busca de salvação exterior. Essas congregação construíram diversos hospitais para prestar assistência sempre nas igrejas e mosteiros. Alguns desses cristãos foram reconhecidos como santos pelo as negação, cuidando dos enfermos pela pratica da caridade que define como Dolan “amor a Deus em ação”, as primeiras “Damas da Lâmpada” foram as primeiras visitadoras de enfermagem de saúde publica, que serviram no primeiro século do Cristianismo.
 No ano de 460 a. c. nasceu Hipócrates filho de medico, ele separava as divindades e seus doentes esses eram seus ensinamentos. Para Hipócrates a essência da arte de curar esta no estudo do paciente. A influência do Cristianismo na civilização romana, era visto como na ação de cuidar, apesar das perseguições que sofria a religião cristã houve considerável crescimento do fervor religioso. Durante todo período cristã e medieval, o cuidado ao ser doente levaram muitos cristãs a dedicar sua vida a pratica da caridade, o que deu origem a inúmeras congregações religiosas onde mulheres e homens com vocação de cuidar de pobres e doentes passam a buscar salvação. Os hospitais eram localizados em torno de igrejas e mosteiros, influenciada por São Jerônimo, Marcela transformou seu palácio em mosteiro para mulheres, que foi considerado o primeiro mosteiro cristão de Roma. E com a ajuda, dedicação, estudos na Bíblia e literatura latina e grega suas seguidoras conseguia praticar obras de caridade e principalmente cuidando de doentes.
 As precursoras mais influentes era Santa Isabel de Hildegarda (1098-1179), Santa Isabel de Hungria(1207-1231), Santa Catarina da Silva(1347-1380), São João de Deus(1540) da Ordem Franciscana que se dedicaram aos pobres e humildes, e em especial aos leprosos, a quem considerava os mais desamparados pela sociedade(Molina 1973). Surgiram as universidade medievais que serviu como base para seção do capitulo (Alcântara 1975), s importantes universidades foram a de Salerno, Montpellier, Andaluzia e de Aragão, Oxford(1167), enfim com as faculdades de direito anônimo, direito civil e medicina. As primeiras da Lâmpada aram Florence Nightinle e Ana Nery ambas as enfermeiras de guerra, cuidava de soldados na guerra na Criméia, que se entregaram de corpo e alma a esta nobre tarefa de cuidar da saúde dos soldados feridos essa era Florence, Ana Nery se colocou a disposição do governo para ir à guerra sendo considerada a primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo o Governo Federal em 1923. Ana Nery faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880.
 As originalidades das beguinas que s urgiu em 1884, que faziam parte de uma organização original estabelecida em Flandres na Bélgica, ela poderia ter vidas comuns como religiosos sem compromisso, ou podia viver com seus próprios familiares se preferissem. A cruz vermelha surgiu no século XIX foi o desenvolvimento da sociedade da cruz vermelha seu papel era colocar o trabalho sobre uma base internacional que surgiram trabalhos de cooperação entre nações algo inusitado a época (Dolan 1968). Foi criada por uma contingência de guerra, sempre teve preocupação de treinar o pessoal para prestar ajuda humanitária, o envolvia obrigatoriamente a formação de enfermeiros. São Vicente de Paulo teve uma influencia notável na enfermagem ao criar as filhas da Caridade, juntamente com Luisa de Marillac, e cuidar de pobres e doentes no Hôtel-Dieu de Paris. Dois séculos depois, o local foi visitado por Florence Nightingale, que passou alguns meses observando como era o tratamento dos doentes. Também teve a Cruz Vermelha que foi outra instituição que surgiu para o alivio dos feridos na guerra, com o tempo foi criada as escolas de enfermagem para preparar homens e mulheres para prestar socorro nos campos de guerra.
Conclusão: 
Todo esse processo dos precursores d enfermagem eram cuidar dos necessitados para o seu bem estar, que era importante na criação e desenvolvimento em sua influencia na assistência a doentes e feridos. 
Referencias:
Alcântara, G. Universidade medievais Ver. Esc. Enferm. USP.
Almeida, M.C.P, Rocha, O Trabalho de enfermagem SP.
Brandão, A. São Camilo de Lellis.
Castiglioni, A Historia da Enfermagem .
Dolon J.A

Outros materiais