Buscar

Revisão AV1 Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO / AVALIANDO O APRENDIZADO – GESTÃO DA QUALIDADE
	A qualidade segundo Juran depende de três pontos fundamentais:
	
		
	A) Planejamento, controle e melhoria da qualidade.
	
	B) Planejamento, controle e redução dos recursos humanos.
	
	C) Planejamento, redução dos recursos humanos e liderança.
	
	D) Planejamento, liderança e controle da qualidade.
	
	E) Planejamento, organização e controle da qualidade.
	
	Pode-se sintetizar em quatro as eras de qualidade, segundo Garvin. A primeira usa instrumentos de medição e tinha como responsável o Departamento de Inspeção. Na Era da Gestão da Qualidade Total a responsabilidade passa a ser do(e):
	
		
	A) Departamento de Engenharia.
	
	B) Departamento de Estatística e Controle.
	
	C) Departamento de Inspeção.
	
	D) Todos na empresa.
	
	E) Presidente e dos Diretores da empresa.
	
	Sob a ótica de Joseph Juran a qualidade de produto é a adequação ao uso. Portanto, nessa visão pode-se considerar que o produto é de qualidade quando as características técnicas do produto foram desenvolvidas e produzidas para:
	
		
	A) Corresponder às necessidades do cliente.
	
	B) Superar as necessidades do cliente.
	
	C) Aumentar as expectativas do cliente.
	
	D) Encantar os clientes.
	
	E) Gerar mais lucro para a empresa.
	
	
		Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços
 PORQUE
A conscienciatização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micro e pequenas empresas de todo o mundo.
É correto afirmar que:
	
		
	A) as duas afirmativas são falsas.
	
	B) a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.
	
	C) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	D) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	E) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	Em 1920, Deming percebeu uma inconsistência nas práticas de qualidade existentes que pode ser expressa por:
	
		
	A) Desenvolvimento de métodos que visavam à melhoria contínua.
	
	B) Preocupação das empresas com a origem dos defeitos para correção dos mesmos.
	
	C) Inspeção do sistema de produção de forma preventiva com o propósito de se eliminar riscos da chegada de peças defeituosas ao mercado.
	
	D) Inspeção ao final do sistema com o propósito de separar peças defeituosas.
	
	E) Inspeção corretiva com o propósito de se aumentar o faturamento e consequentemente a margem de lucratividade das empresas.
	
		A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos:
	
		
	A) foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
	
	B) foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em boatos; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
	
	C) foco no concorrente; trabalho individual permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
	
	D) foco no concorrente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e boatos; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
	
	E) foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em opiniões; e a busca constante por problemas e da diminuição de erros.
	
		O desenvolvimento de um programa de qualidade sugere dentre outras ações a implementação da cultura do feedback contínuo. Esta é a forma de garantir:
	
		
	A) Que apenas a direção seja informada das falhas ocorridas ao final de cada exercício fiscal visando a preparação do planejamento estratégico do período seguinte;
	
	B) A oportunidade de instalação de uma auditoria para apuração das falhas individuais e justa demissão dos diretamente envolvidos;
	
	C) A iniciativa de ações corretivas pelo operário envolvido em processo de perdas e desvios visando a maquiagem de relatórios operacionais;
	
	D) Que todos sejam informados constantemente sobre o andamento do sistema de qualidade e de seus resultados, como fator motivador, visando a garantia da melhoria contínua;
	
	E) Que apenas as chefias sejam informadas periodicamente sobre os resultados já passados para a melhor tomada de decisão;
	
		A implantação e gestão da qualidade depende, fundamentalmente, da postura do líder. Diante dos desafios impostos pela gestão da qualidade considera-se como requisitos necessários a uma boa liderança:
	
		
	A) Ser centralizador; Condensar as decisões críticas para cada processo e horizontalizar todas as decisões estratégicas;
	
	B) Ser autocrático; Desenvolver grupos especialistas de trabalho focados na correção de peças e agir como membro da equipe;
	
	C) Ser democrático; Desenvolver grupos generalistas de trabalho com conhecimento superficial das áreas técnicas e agir centralizado na tomada de decisão;
	
	D) Ser participativo; Desenvolver equipes individualizadas de trabalho e agir como elemento dificultador nos relacionamentos interdisciplinares;
	
	E) Ser participativo; Desenvolver o senso de urgência na equipe e agir como elemento facilitador nos relacionamentos interdisciplinares;
	
	A existência ou não de qualidade poderá ser identificada como uma questão conceitual para muitos, sendo assim podemos, resumidamente, definir qualidade como:
	
		
	A) "[...] um produto ou serviço que atenda perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, às necessidades do consumidor".
	
	B) "[...] um produto ou serviço que atenda perfeitamente, com preço baixo, às necessidades econômicas do consumidor por tempo limitado".
	
	C) "[...] um produto ou serviço que atenda perfeitamente, com preço baixo, de forma acessível, mesmo que insegura, às necessidades de do consumidor".
	
	D) "[...] um bem ou serviço que atenda parcialmente, de forma confiável, de pouco acesso, alto valor de venda, às necessidades do consumidor".
	
	E) "[...] um produto ou serviço que exija um ciclo de melhorias evolutivas visando ao atendimento às necessidades futuras do consumidor com menor preço, maior qualidade e menor oferta."
	
		A industrialização do mundo mudou muito nos últimos 25 anos. As empresas enfrentam grandes desafios para se tornarem e permanecerem competitivas e isto nunca esteve tão evidente. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação. A alternativa que NÃO está alinhada com a ideia apresentada no texto lido é:
	
		
	A) Empresas com boa qualidade podem até impor um preço mais alto e será lembrada pelos clientes.
	
	B) Para o sucesso dos benefícios na qualidade dos produtos considera-se também os custos, por exemplo do controle da qualidade, para evitar a ocorrência de defeitos nos produtos.
	
	C) O TQM (Total Quality Management, Gestão da qualidade total) é considerada uma importante abordagem na gestão da qualidade.
	
	D) TQM (Total Quality Management, Gestão da qualidade total) não é mais considerada uma importante abordagem na gestão da qualidade, está ultrapassada para os padrões modernos.
	
	E) O objetivo principal da TQM, Gestão da qualidade total, é sempre satisfação do cliente.
	
	
O princípio central da gestão da qualidade nos serviços públicos é
A) ao foco nos clientes e nos usuários, identificando suas satisfações e insatisfações.B) a definição de diretrizes estratégicas tendo como objetivo a elevação da produtividade.
C) a motivação constante dos funcionários através da ampliação das tarefas.
D) a atribuição de maior responsabilidade e liberdade de opinião para os funcionários.
E) a racionalização dos processos decisórios, visando a redução de custos.
Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é
A) uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito.
B) um método gerencial para a promoção contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo
C) um diagrama que auxilia na visualização da alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica.
D) o desdobramento de dados, a partir de levantamento ocorrido, em categorias e grupos para determinar sua composição, objetivando a análise e pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhorias.
E) a representação gráfica que mostra a distribuição de dados por categorias.
13) Uma forma de entender o conceito e a importância dos sistemas de qualidade e de viabilizar a aplicação da padronização e da melhoria nesses sistemas é a aplicação do ciclo PDCA. Assinale a alternativa que apresenta as fases do ciclo PDCA. 
A) Planejamento, Divulgação, Correção e Aplicação. 
B) Planejamento, Execução, Verificação e Ação corretiva. 
C) Planejamento, Treinamento, Contratação e Atuação. 
D) Programação, Desenvolvimento, Compras e Ação corretiva. 
E) Programação, Desenvolvimento, Projeto e Construção.
14) O controle da qualidade total é um sistema administrativo aperfeiçoado no Japão a partir de idéias americanas ali introduzidas após a segunda guerra mundial. Este sistema é conhecido no Japão pela sigla TQC (Total Quality Control), que se baseia no(a): 
A) cumprimento de ordens seguindo a filosofia japonesa de submissão dos trabalhadores menos qualificados. 
B) fortalecimento do poder dos acionistas, de onde as decisões operacionais devem advir, pois eles detêm o poder do capital da empresa. 
C) decisão dos altos executivos, pois estes têm a capacitação necessária para entender as necessidades da organização e de seus clientes. 
D) disciplina rígida que deve ser exigida dos trabalhadores menos qualificados para que estes cumpram as regras e executem suas atividades de forma mecanizada e repetitiva. 
E) participação de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e condução da gestão da qualidade

Outros materiais