Buscar

RESUMO DA DEPENDÊNCIA DE PROCESSO CIVIL III - AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMBARGOS DE TERCEIRO
É a ação cabível quando o terceiro que não faz parte da relação processual que está em tramite e tem o seu bem utilizado para pagar um divida que não deu causa. Art 674 CPC. §1 quem pode propor esta ação. Conjugue ou companheiro para defender meação
Deverá ser elaborada como uma Petição Inicial, sempre será por dependecia e o juízo competente é o mesmo da ação principal
Art 678 – O juiz pode desde já determinar a suspensão dessa medida coercitiva, trata-se de tutela provisória, que possui caráter natureza satisfativa.
Não cabe reconvenção
OPOSIÇÃO
EX: Autor e réu estão discutindo algum direito, a quem pertence a propriedade de um bem, chega um terceiro (ingressa no processo) e diz que na verdade o bem é dele e não do réu ou autor.
Polo passivo: Opostos – listiconsorcio passivo
É uma Petição inicial como outra qualquer, tem que demonstrar
Será por dependência, o juízo competente é o mesmo da ação principal.
Art – 683 – Terão prazo de 15 pra contestar a oposição
Dependendo de quanto estiver avançado a ação originaria, poderá o juiz suspender esta ação para aguardar a decisão da oposição.
Art 685 – Julgando se ação originaria e oposição numa mesma oposição.
AÇÃO MONITORIA
Art. 700 – Tem um credor(quantia em dinheiro, coisa fungível ou infungível, de obrigação de fazer ou não fazer, que comprova perante ao devedor por um simples documento escrito que não tem eficácia de título executivo.
art.701- Caso o réu pague ou entrege no prazo de 15 dia, ficará isento das custas e além da uma benéfice de o pagamento de 5% de sucumbência.
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS VOLUNTARIOS:
DIVORCIO, SEPARAÇÃO CONSENSUAL e EXTINÇÃO CONSENSUAL DE UNIAO ESTAVEL
art 731 CC - Devem dizer na petição inicial de como será a partilha do patrimônio ( valor de alimentos, quem vai ficar com o filho etc).
Pode ser realizado extra judicialmente através de escritura pública, quando não houver lide, não filhos incapazes ou nascituros.
É necessário a figura do advogado.
ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS DO MATRIMONIO
O art 1639 – é admissível sim alterar o regime de bens entre os conjugues, é preciso a decisão de ambos. Deve se dizer os motivos pelos quais quer alterar o regime

Outros materiais