APOL 1
3 pág.

APOL 1

Pré-visualização1 página
APOL 1
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Histórica
Nos estudos desta disciplina, foi possível perceber a existência de algumas legislações que regulamentavam a vida dos trabalhadores em períodos remotos, desde a época feudal. Analise as assertivas abaixo:
I O Estatuto dos Trabalhadores, de 1349, era caracterizado com a atribuição do salário como elemento privativo da autoridade local, a depender de negociações locais.
II Já a Lei dos Pobres (1597), esta declarava como indigentes e os retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública. Apesar da supressão do direito de cidadania econômica, os pobres poderiam optar pela modalidade de trabalho a ser realizada, inclusive escolhendo o salário.
 
III Nas intituladas Casas de Correção, elemento presente no período da Lei dos Pobres, algumas características eram importantes: a pobreza era considerada geneticamente um problema de caráter, bem como, a destituição da cidadania econômica, tendo em vista de que tais indivíduos eram obrigados a realizar qualquer tipo de trabalho, por qualquer valor a eles pago.
Está correto o que se afirma em
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a alternativa I.
	
	B
	 I e II.
	
	C
	I e III.
	
	D
	Apenas a alternativa III.
De acordo com o conteúdo estudado, nas mencionadas Casas de Correção, a pobreza não era entendida enquanto um processo consequente da acumulação de riquezas; ao contrário, era entendida como um problema, um desvio de caráter. E, se assim o era, o indivíduo seria obrigado a desempenhar diferentes tipos de trabalho, independentemente de sua escolha ou habilidade.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Histórica
 No que tange à compreensão da questão social, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Na segunda metade do século XIX, a força de trabalho reagiu à exploração extenuante, em especial à exploração do trabalho de públicos como mulheres e crianças. Porém, o trabalho dos idosos não foi alvo destas lutas, tendo em vista o pouco impacto que causariam.
	
	B
	A questão social, apesar de ser proveniente da luta da classe operária quanto às explorações sofridas em processos de trabalho, não representou, em si, o que denominamos por luta de classes.
	
	C
	A exploração do trabalhador trouxe várias consequências, como a pauperização deste e outros fenômenos como a fome, a falta de moradia, o aumento de doenças, a desigualdade social, dentre outras.
Está de acordo com o conteúdo do Roteiro de Estudos. É importante que se tenha claro as consequências de um processo de exploração do trabalhador. Quando tal processo é configurado e caracterizado, outras demandas surgem e ausências são percebidas como os relatados na resposta.
	
	D
	O Estado não fazia qualquer intervenção neste processo de desigualdade e exploração de classes e de trabalho; ou seja, não havia intervenção do Estado, nem de forma reduzida.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Um dos principais efeitos do renascimento foi justamente o reposicionamento do homem em relação ao seu meio. Este passa a ser o centro de toda a produção e pensamento. A possibilidade de se questionar a fé, aberta por este movimento, propiciou o solo fértil onde o monge Martinho Lutero pôde desenvolver as suas 95 teses em que desafiava os ensinamentos da Igreja Católica. De acordo com o estudado na Aula 1, analise as assertivas e a única alternativa correta sobre qual evento levou o questionamento da fé?
Nota: 20.0
	
	A
	a eventos marcantes e sem volta, como por exemplo, a reforma protestante;
Você acertou!
Resposta correta letra A, pois os questionamentos de Martinho Lutero desencadeou a reforma protestante.
	
	B
	a eventos marcantes e sem volta, como a unificação das terras pertencentes à Igreja Católica;
	
	C
	como a transformação da Igreja Católica em Igreja Protestante, em que todos os fieis abandonaram o catolicismo e este só foi ressurgir três séculos após;
	
	D
	levou a uma grande reforma da Igreja Católica, onde esta acolheu as reivindicações de Lutero.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Paralelo ao desenvolvimento do renascimento que se observa uma reação dos governantes e aqui, entre os anos que vão de 1500 a 1700, se encontra o ápice do absolutismo na Europa. Tal regime de governo previa que o poder do rei deveria ser independente de qualquer outro órgão. De acordo com o estudado na Aula 1, analise as assertivas e assinale a única alternativa correta sobre a célebre a frase atribuída a um dos reis absolutistas da França, chamado Luis XIV que disse:
Nota: 20.0
	
	A
	"O Estado sou eu";
Você acertou!
Resposta correta letra A, por ser a única resposta correta.
	
	B
	O Estado é meu\u201d;
	
	C
	\u201cDeus é o Estado\u201d;
	
	D
	\u201cO Estado é de Deus\u201d.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Com relação à gênese do pensamento positivo e dos autores a ele relacionados, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Para Condorcet, a sociedade pode estar submetida a leis gerais de uma matemática social livre de paixões e interesses.
Você acertou!
Está de acordo com o conteúdo estudado. Veja que esta fala reforça o defendido pelo autor em questão.
	
	B
	As "paixões e interesses" a que se referia Condorcet fazem menção ao conhecimento tradicional produzido pela Igreja, porém, as leis tradicionais não correspondiam aos interesses do rei e da nobreza.
	
	C
	Condorcet é o autor que primeiro utiliza o termo \u201cpositivo\u201d, quando se refere ao método das ciências naturais baseados na experimentação e observação.
	
	D
	Para Saint Simon, o método das ciências naturais baseado na observação e experimentação, que em sua concepção poderia ser transplantado à observação dos objetos das ciências sociais e, assim, de forma "positiva", estas ciências não poderiam analisar a sociedade de forma neutra e objetiva.