Buscar

Nível de informação sobre adolescência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nível de informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade entre adolescentes
GOMES, Waldelene; COSTA, Maria Conceição; SOBRINHO, Carlito; SANTOS, Carlos Antonio; BACELAR, Eloísa Barreto. Nível de informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade entre adolescentes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v.78, n.4, p.301-308, 2002.
 As informações sobre crescimento e desenvolvimento biopsicossocial e sexual são insatisfatórios na maior parte dos adolescentes. O artigo “Nível de informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade entre adolescentes” aborda essa defasagem que gera níveis altos de desinformação sobre distintos aspectos.
 Waldelene de A. Gomes é graduada em Enfermagem pela UFBA, mestre em Saúde Coletiva, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência (NNEPA) e professora Assistente da UEFS. Maria Conceição Oliveira Costa é graduada em Medicina pela UFPA, com mestrado e doutorado em Medicina e Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e professora Titular da UEFS. Carlito Lopes Nascimento Sobrinho é graduado em Medicina pela UFBA, com mestrado em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva pela UFBA, doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA e Professor Assistente da UEFS. Carlos Antonio de Souza Teles Santos é graduado em Estatística, com mestrado em Saúde Coletiva e Doutorado em Saúde Pública pela UFBA e Professor Assistente da UEFS. Eloisa Barreto Bacelar é graduada em Enfermagem, com mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS e aluna de iniciação científica do NNEPA.
 O artigo mencionado se divide em seis tópicos: introdução, métodos, resultados, discussão, considerações finais e conclusão. Os autores manifestam a falta de instrução sobre a saúde e sexualidade para com os adolescentes vinda da família e que quando é recebido tais ensinamentos, às vezes, são de amigos e pessoas pouco preparadas para essa posição.
 É abordada a importância da escola como polo integrador e organizador da comunidade, sendo um local para discussão entre os adolescentes e professores sobre os seus desenvolvimentos, experiências, de forma que sejam cidadãos responsáveis. Realizado através de assuntos sobre cuidados com a saúde disponibilizando uma reflexão adequada para o desenvolvimento psicossocial. Nessa conformidade, os professores tem um papel muito importante na vida dos estudantes.
 O artigo é baseado em uma pesquisa feita com adolescentes de 10 a 14 anos das escolas municipais de Feira de Santana, na Bahia, no ano de 2000. São apresentadas as diferenças de conhecimento sobre aspectos da adolescência, desenvolvimento puberal e sexualidade, mostrando que jovens quanto mais novos e de séries mais abaixo, menos sabem sobre o assunto abordado. Isso é fato, porque ainda existe um grande tabu que impossibilita discussões e aprendizados necessários desde novos.
 Avalia-se que o artigo é bem estruturado e elaborado, visto que apresentou todos os tópicos necessários para um desenvolvimento bem fundamentado. Além de fazer uma pesquisa bem detalhada obtendo resultados minuciosos e bem formulados.
 Recomendo o artigo abordado a todos os membros da sociedade, uma vez que é um assunto que necessita de uma atenção muito maior do que ainda é dada atualmente para o desenvolvimento dos adolescentes. Jovens e adultos precisam quebrar esse tabu, começando a progredir socialmente e desenvolver tais aprendizados desde cedo, para que não acarrete em problemas futuros.

Outros materiais