Buscar

APS Casas Ecológicas

Prévia do material em texto

Água em casas ecológicas:
Quando se pensa em água se tratando de casas ecológicas, a primeira ideia que nos deve vir à cabeça é sobre o reaproveitamento das aguas das chuvas.
Em Sorocaba, uma cidade do interior de São Paulo, a instalação desse sistema que capta a água da chuva e a armazena, custa aproximadamente R$ 2.500,00. Apesar de ser um valor tanto quanto expressivo para um investimento, vale a pena, pois além de preservar o meio ambiente, você irá ter uma economia significativa na conta de água e ainda pode ser privilegiado com um reservatório de água em casa nos períodos de seca.
Montar um desses sistemas de armazenamento de água fluvial não é uma tarefa muito difícil, basta adquirir um barril grande para o armazenamento da água, mas vale lembrar que não se deve utilizar qualquer barril, deve-se evitar usar barris que serviram de armazenamento para petróleo ou pesticidas, essas substâncias são muito fortes quimicamente e por mais que você limpe o barril, ele nunca estará totalmente livre dos resíduos.
O sistema consiste basicamente em pegar a água das chuvas que caem no telhado das casas e remete-las aos tambores de armazenamentos. Algumas dicas importantes desse processo são: A) Certificar que o terreno no qual os barris serão colocados está nivelado, afim de evitar que eles tombem e toda a agua armazenada se perca. B) Se na residência que está sendo instalado o sistema tiver mais de uma calha, a dica é optar or armazenar a água que escoa pela calha mais perto de onde a água será utilizada, vale lembrar também que a água da chuva é imprópria para o consumo humano sem o seu devido tratamento em uma estação de tratamento de água e esgota adequada, portanto utilize as calhas mais próximas ao jardim ou áreas externas que irão utilizar da água captada sem problemas. C) A instalação de uma tela na parte da entrada do condutor da calha, é uma prática muito recomendada já que esse funciona como uma peneira, impedindo que folhas de árvores ou quaisquer outros abjetos entrem na área de armazenamento, garantindo assim uma melhor qualidade da água armazenada.
Realize um furo com auxílio de uma furadeira na parte baixa do barril, onde deve ser instalada uma torneira para que seja possível a retirada da água armazenada com maior eficiência. Uma outra dica importante, é realizar um furo na parte de cima do barril, para que em caso de super armazenamento, este sirva como local de escape para o excesso de água captado.
Ainda se tratando de água, hoje em dia já é possível ter em casa uma mini estação de tratamento de esgoto, obviamente a água não pode ser usada para banho ou para ingestão, pelo fato de ser esse um tratamento mais superficial esse o qual o esgoto é submetido, sem a adição dos compostos necessários para que a água se torne potável, porém, é possível utilizar dessa água para lavagem de quintal e veículos, poupando assim o uso de água potável para realização dessas atividades.
<Fonte: http://pt.wikihow.com/Construir-um-Sistema-de-Coleta-de-%C3%81gua-da-Chuva > Acessado em 09/05/16 as 16:00hrs
Abaixo temos uma figura ilustrativa que presenta de maneira clara e detalhada como funciona o sistema de captação de água da chuva.
< Fonte: https://www.google.com.br/search?q=agua+em+casas+ecologicas&biw=1280&bih=675&tbm=isch&imgil=wgQiHtBshnS3AM%253A%253BB2reRVLGxNxONM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fcasasecologicas-engcivil.blogspot.com%25252F&source=iu&pf=m&fir=wgQiHtBshnS3AM%253A%252CB2reRVLGxNxONM%252C_&usg=__SzFoKbH9E2GZVrVIqJkzYFa4C34%3D&dpr=1&ved=0ahUKEwiHtevrl9XMAhXMEZAKHSsvCSoQyjcIUg&ei=E840V8ffJcyjwASr3qTQAg#imgrc=wgQiHtBshnS3AM%3A > Acessado em 12/05/16 às 15:40 hrs
Energia em casas ecológicas:
Energia Solar
O mercado de aparelhos de energia solar vem crescendo muito nos últimos anos em todo o mundo, de maneira especial no Brasil, que sofreu com uma acentuada crise hídrica /energética nos anos de 2014/2015.
O maior benefício de instalar um desses sistemas em casa é a redução no consumo de energia elétrica, sendo possível atingir uma redução de até 90% na conta de energia. Além disso, a energia solar, é uma fonte renovável e que não nos trará problemas com o passar dos anos, além de ser inesgotável e totalmente limpa. A maior vantagem da energia solar sobre a energia hidráulica, é que para se construir uma usina hidroelétrica para geração de energia, grandes áreas são devastadas, gerando um grande prejuízo ambiental já que a fauna e a flora da região inundada é prejudicada. 
Nos dias de hoje, sustentabilidade e redução de gastos, são palavras muito usadas e que tendem a fazer parte cada vez mais do nosso dia a dia. Uma casa que conta com esse sistema de energia é muito mais fácil de ser vendida ou alugada, afinal de contas, quem não gostaria de morar em uma casa sem se preocupar com a conta de luz e com os aumentos no valor desses serviços?
Como funciona a energia solar nas residências?
1) O painel solar que é instalado no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a Luz do Sol bate nele.
2) A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar esta agora igual a da rede elétrica.
3) A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.
4) Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de Energia.
5) Se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento, a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você. (esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo, por exemplo: um dia de muita chuva)
Já existe no mercado hoje sistemas de energia solar com baterias que são capazes de armazenar energia gerada durante o dia para que ela seja utilizada a noite ou em dias de chuva, esses sistemas com bateiras são mais caros, mais permitem dizer “adeus” de vez para a conta de luz. É importante dizer que esse sistema com bateria é o único capaz de permitir que você chegue ao valor de R$ 0,00 na fatura de energia, por que por menos que você utilize a energia vendida pela concessionária local, sempre é cobrado uma tarifa pelo fornecimento da energia suplente ao sistema solar instalado em sua residência já que os sistemas mais simples não possuem baterias para armazenamento de energia.
Uma das principais dúvidas das pessoas em instalar esse tipo de equipamento é quanto a durabilidade do sistema. Atualmente os sistemas duram em torno de 25 anos se bem cuidados, e requerem uma manutenção bem simples que consiste em apenas na limpeza com água e sabão nas placas solares instaladas na superfície do telhado, e substituição de algumas peças no inversor a cada 5 anos mais ou menos.
A energia solar é um investimento muito compensatório hoje em dia, pelo fato da energia vendida por concessionárias estar se tornando muito cara. É um investimento que se paga com alguns anos devido a grande redução que ele provoca na conta de energia, além de cuidar do bolso, esse sistema permite que você cuide do meio ambiente ao mesmo tempo; bom para você, bom para o planeta, bom para todos!
<Fonte: http://www.portalsolar.com.br/energia-solar-residencial.html > Acessado em 10/05/16 às 14:20 horas
Energia Eólica
Assim como a energia sola, a energia eólica é uma fonte renovável de energia, ainda pouco utilizada, mas muito eficiente, principalmente em áreas descampadas e próximas ao litoral, onde as correntes de ar são mais forte, sendo capaz de produzir mais energia.
Como funciona a energia eólica nas residências?
1. Pás: sistemas eólicos funcionam apenas em locais com ventos fortes e constantes, capazes de tirar as pás da inércia e mantê-las em movimento. O design do aerogeradorinfluencia seu desempenho. Alguns modelos contam com um dispositivo especial que posiciona as pás na direção do vento.
2. Rotor: é a parte da turbina que gira em torno de seu próprio eixo, convertendo a energia cinética do vento na energia mecânica que, em seguida, movimenta um gerador elétrico.
3. Baterias: em sistemas desconectados da rede pública (off grid), é necessário contar com um banco de baterias para armazenar a energia gerada. Já na microgeração distribuída (grid tie), como a energia produzida é injetada na rede pública, as baterias viram uma opção para oferecer alguma autonomia contra apagões.
4. Rede pública: para garantir a proteção, a segurança e a operação do sistema de distribuição, a concessionária estabelece padrões técnicos a serem cumpridos pelo cliente interessado no grid tie – que também pode combinar energia eólica com solar, por exemplo, para compensar períodos de menor incidência de ventos.
5. Consumo: a energia gerada é contabilizada (em kWh) no medidor. A fatura representará a diferença entre a geração e o consumo familiar. Saldos positivos viram créditos que podem ser usados por 36 meses (inclusive em outros endereços, desde que sejam do mesmo titular e na mesma área de concessão).
Diversos estudos comprovam o enorme potencial do Brasil para explorar a energia do vento, especialmente na faixa litorânea e no Sul do país. Fazer o setor crescer e disseminar o acesso aos equipamentos, no entanto, requer um conjunto de incentivos. O governo é o principal agente, porque pode criar benefícios fiscais e ainda se tornar o melhor cliente, instalando sistemas eólicos em prédios públicos, por exemplo”, Aqui, a novidade quanto à micro e à minigeração distribuída ainda não é como na Europa, onde se ganha dinheiro vendendo energia limpa, por enquanto, trata-se de uma maneira de economizar na conta e impulsionar o segmento.
< Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/como-gerar-energia-eolica-em-casa > Acessado em 10/05/16 às 16:10 Horas
Abaixo temos uma figura ilustrativa que presenta de maneira clara e detalhada como funciona o sistema de captação de água da chuva.
<Fonte: https://www.google.com.br/search?q=agua+em+casas+ecologicas&biw=1280&bih=675&tbm=isch&imgil=wgQiHtBshnS3AM%253A%253BB2reRVLGxNxONM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fcasasecologicas-engcivil.blogspot.com%25252F&source=iu&pf=m&fir=wgQiHtBshnS3AM%253A%252CB2reRVLGxNxONM%252C_&usg=__SzFoKbH9E2GZVrVIqJkzYFa4C34%3D&dpr=1&ved=0ahUKEwiHtevrl9XMAhXMEZAKHSsvCSoQyjcIUg&ei=E840V8ffJcyjwASr3qTQAg#imgdii=wgQiHtBshnS3AM%3A%3BwgQiHtBshnS3AM%3A%3Bm_PouibHRpISHM%3A&imgrc=wgQiHtBshnS3AM%3A > Acessado em 12/05/16 às 14:40 horas.

Outros materiais

Perguntas Recentes