Buscar

Resumo A hora da estrela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Letícia Paz da Silva
Turma: 301
A hora da Estrela
 Em sua obra, Clarice Lispector criou um narrador fictício, chamado Rodrigo S. M., que conta sobre a vida de uma nordestina jovem, chamada Macabéa, identificando-se com ela. Pode-se afirmar que o narrador seria como uma representação da própria escritora.
 Os personagens inclusos na obra são o Rodrigo, Macabéa, Olímpico de Jesus, Glória e Madame Carlota. Rodrigo carrega muitas características de escrita da Clarice, sem conseguir se esconder dentro da obra, com o objetivo principal é mergulhar na profundidade do ser humano, para assim ter a capacidade de entender a sua natureza.
 A personagem principal é Macabéa, moça alagoana de 19 anos, pobre e sem cuidados com a aparência, trabalha em um subemprego no Rio de Janeiro, jovem tão inocente e ignorante de modo que não consegue ver sua vida como ruim e a leva com felicidade, sem saber que é infeliz. Olímpico foi o primeiro e único namorado da jovem, metalúrgico, paraibano e muito ambicioso. Glória, colega de trabalho dela, filha de açougueiro, com quem seu namorado a trai e deixa-a. Além de Madame Carlota que era a Cartomante.
 Macabéa foi criada por sua tia por um longo tempo e após sua morte, muda-se e divide um quarto com quatro outras moças, das quais todas eram chamadas de Maria. É demitida de seu trabalho como datilógrafa, conhece Olímpico, tendo um relacionamento com ele, mas por ser tão ambicioso, preferiu trocá-la por Glória.
 Depois de tal acontecimento, Macabéa toma a iniciativa de comprar um batom vermelho e pinta seus lábios, almejando ser como Marylin Monroe. Sua colega de trabalho a zomba, mas convida-a para um lanche em sua casa e indica-lhe um médico, que constata que a infeliz tem tuberculose. 
 Em seguida, Glória a indica uma cartomante, que ao ir visitá-la, promete-lhe uma vida feliz, com seu príncipe, mas sendo tudo uma mentira, Macabéa sai de lá e é atropelada, com um fim testemunhado por muitos espectadores ao redor, mas incapazes de oferece-la ajuda, até tossir sangue e morrer, que foi sua hora de estrela.

Outros materiais