Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Simulado: CCJ0105_SM_201709002476 V.1  
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201709016075)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Código Eleitoral pode ser definido como um conjunto de normas legislativas que rege o processo de eleição para cargos políticos. Nesse sentido, marque a alternativa que caracteriza as medidas nele consagradas: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	criação da Justiça Eleitoral, admite o voto feminino e o voto secreto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709012878)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No que se refere à organização dos poderes do Estado brasileiro de acordo com a Constituição de 1891, é CORRETO afirmar que: 
	
	
	
	
	O número de deputados de cada Estado era proporcional ao número de habitantes de cada unidade federativa, na proporção de um deputado para cada 70.000 habitantes.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709773746)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A elaboração de Códigos e Constituições é realizada por meio de juristas e pensadores do direito, os quais buscam elencar as necessidades da sociedade. Qual o nome do principal jurista responsável pelo projeto do Código Civil de 1916?
		
	
	
	
	
	
	Clóvis Bevilacqua
	
	
	
	
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709874538)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No início do século XX, um jornalista descreveu o Rio de Janeiro, então capital da República, como ¿um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal¿. (Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Círculo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.) Entretanto, uma tentativa oficial de alterar esse cenário desolador resultou, em 1904, na rebelião popular conhecida como
		
	
	
	
	
	
	Revolta da Vacina.
	
	
	
	
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709021318)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia a notícia que se segue:   
ONGs acusam Brasil na ONU de tortura e violência contra pobres  (ANA FLOR, da Folha de S.Paulo, 06/05/2009 - 09h35). 
"O governo do Brasil passou pelo constrangimento de ouvir, nos últimos dois dias, na 42ª sessão do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, em Genebra, denúncias que o responsabilizam pela violência praticada contra a população, em especial a mais pobre. O país foi denunciado em relatórios apresentados pelas ONGs Justiça Global, Movimento Nacional de Meninos, Meninas de Rua,  Organização Mundial Contra a Tortura e o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. São citados casos de mortes e torturas em presídios, de violência policial em favelas e de ação de milícias.(...)".   
A Constituição de 1824, em seu art. 179, inciso XIX, definia que, a partir daquele momento, ficavam abolidos os açoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as demais penas cruéis. Assim, com relação ao problema da tortura no Brasil, levando-se em consideração as ordens constitucionais de 1824 e a atual, podemos afirmar que: 
I - A tortura sempre foi permitida legalmente no Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje. 
II - A Constituição de 1824, de influência Iluminista, vedava a tortura apenas quando praticada contra os escravos. 
III.   A Constituição de 1824, tal como a Constituição de 1988, vedava a prática da tortura, porém, neste aspecto (na verdade, não apenas neste aspecto), as Cartas Constitucionais brasileiras não conseguiram fazer valer a eficácia objetivada por seus textos. 
IV -  Ainda que a Constituição de 1824 vedasse a aplicação de penas cruéis, a pena de açoites para os escravos continuou a ser aplicada,  tendo sido revogada somente por uma lei de 1886.  
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	
	
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.

Outros materiais