Buscar

Simulado teorias da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 12/11/2017 12:26:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201203343346)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Teoria da Agulha Hipodérmica é influenciada pelos primeiros estudos sobre a sociedade de massa. A esse respeito podemos afirmar:
		
	 
	a massa consiste em um agregado de indivíduos, indefesos perante os meios, contudo, cientes de seu papel na comunidade
	
	a massa é um agregado de pessoas em constante interação por meio dos MCMs.
	
	a massa consiste em um agregado de pessoas com características específicas, cada uma tendendo a ser o líder do grupo.
	
	a massa consiste em um grupo imune aos meios de comunicação.
	 
	a massa consiste em um grupo que surge e vive além dos elos comunitários preexistentes o que resulta na desintegração das culturas locais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202363182)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A observação de Trinta e Polistchuck de que "Bem mais importante do que se estabelecer a 'natureza' da Comunicação é refletir sobre ela, de maneira regrada e sistemática", permite-nos afirmar que:
		
	
	Comunicação é abrir mão de tramas e transações
	
	Não há dialogismo no processo comunicacional
	 
	Comunicação é agir reciprocamente
	
	É justo confundir o mecanismo de transmissão ao processo de enriquecimento mútuo ao estudarmos comunicação
	
	Por não haver dialogismo no processo, o receptor é condição necessária na comunicação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203150697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a hipótese de Agenda-Setting, a mídia determina a pauta pública ao ressaltar certos assuntos e preterir outros, o que influencia na formação da Espiral do silêncio. Os estudos sobre a Espiral do Silêncio foram iniciados na década de 60. Ela foi proposta especificamente por Noelle-Neumann sobre os efeitos dos meios de comunicação de massa durante as campanhas eleitorais na Alemanha entre os partidos social-democrata e democrata cristão entre os anos 1965 e 1972, quando os dois partidos alternavam a liderança e na reta final do processo de eleição, e aconteceram mudanças de opinião dos eleitores. Acerca sobre a Espiral do silêncio
		
	
	a ideia central é que os indivíduos omitam suas opiniões através do gatekeeping dos jornais e outros meios de comunicação (ou divulgação).
	
	a ideia central é que os indivíduos reforcem suas opiniões através do uso dos meios de comunicação (ou divulgação).
	
	a ideia central é que os indivíduos reforcem suas opiniões conflitantes através do uso e gratificações dos meios de comunicação (ou divulgação).
	 
	a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento.
	
	a ideia central é que os indivíduos omitam suas opiniões através da pauta dos jornais e outros meios de comunicação (divulgação).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202363183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Paradigma é padrão. em grego, a palavra significava colocar lado a lado, para efeito de comparação. Em linguagem jurídica, jurisprudência é sinônimo de paradigma. Um juiz decide uma causa com base em sentenças dadas por outros juízes para causas semelhantes. Em linguagem corporativa, quebrar paradigmas é substituir padrões antigos por padrões novos. Mas não necessariamente melhores" . Esse texto de abertura da reportagem "Você quer mesmo quebrar paradigmas?", de Max Gehringer, In (HTTP://REVISTAEPOCA.GLOBO.COM/REVISTA/EPOCA/0,,EDG78441-6047-481,00.HTML) apresenta uma noção importante para a teoria da comunicação, a de paradigma. Esse conceito supõe:
		
	
	A ampliação de uma complexidade
	
	Série não organizada de apontamentos
	 
	Ordenação
	
	A afirmação de diferença
	
	Conjunto de formulações particulares
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203000329)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O semiólogo italiano, Umberto Eco, classifica as teorias da Cultura de Massa em duas correntes: a dos ¿apocalípticos¿ e a dos ¿integrados¿. Em relação ao pensamento sobre estes conceitos, marque VERDADEIRO ou FALSO:
		
	 
	Os integrados são os receptores alienados e os apocalípticos são os emissores que pretendem utilizar os meios de comunicação como uma ferramenta de dominação ideológica.
	 
	Os apocalípticos representam os teóricos pessimistas em relação aos meios de comunicação, os que consideram os meios como importante mediação de integração dos sujeitos na sociedade de massa.
	 
	Umberto Eco critica tanto os apocalípticos quanto os integrados, já que tal dicotomia impossibilita um entendimento mais complexo sobre os meios de comunicação de massa.
	 
	Os Estudos Culturais representam um meio termo entre os dois conceitos, pois ao mesmo tempo que tem como referência o pensamento frankfurtiano, considera a possibilidade de usos alternativos dos meios.
	 
	A Escola de Frankfurt é um exemplo de pensamento apocalíptico sobre a Cultura de Massa, já que considera os meios como instrumentos de dominação que levam à alienação.

Outros materiais