Buscar

Eletrólitos e não-eletrólitos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletrólitos e não-eletrólitos
Inicialmente devemos saber o que significa uma substância ser solúvel ou insolúvel em determinado solvente:
Quando uma determinada substância se dissolve em grande quantidade em um determinado solvente, é classificada como SOLÚVEL. 
Quando uma determinada substância não se dissolve em grande quantidade em um determinado solvente, geralmente não mais que 0,1 mol.L-1 é classificada como INSOLÚVEL.
- ELETRÓLITOS: Um soluto pode existir como íon ou como molécula. Podemos identificar a natureza do soluto descobrindo se a solução conduz uma corrente elétrica. Como a corrente elétrica é um fluxo de cargas, somente soluções que contêm íons conduzem eletricidade. Uma substância que se dissolve para dar uma solução que conduz eletricidade é chamada de eletrólito.
As soluções eletrolíticas (as soluções de eletrólitos), incluem as soluções de compostos iônicos, como o cloreto de sódio e o nitrato de potássio, em água. Os íons não se formam no processo de diluição de um sólido iônico, eles existem mesmo no estado sólido, porém apenas quando dissociados em água, por exemplo, podem mover-se e assim conduzir corrente elétrica.
Os ácidos também são eletrólitos, embora sejam compostos moleculares, formam íons ao se dissolver. Exemplo: O Cloreto de Hidrogênio (HCl), existe como moléculas na fase gás, entretanto em solução aquosa, HCl existe na forma de íons hidrogênio (H+), ligados a moléculas de água e íons cloreto (Cl-), também rodeado por moléculas de água, e a solução é chamada de ácido clorídrico.
Logo:
Soluções eletrolíticas são as que conduzem a corrente elétrica. São soluções iônicas. Ácidos, bases e sais dão soluções eletrolíticas. 
Eletrólitos são as substâncias que dão soluções eletrolíticas ou iônicas. Ácidos, bases e sais são eletrólitos. 
NÃO-ELETRÓLITO: É uma substância que se dissolve para dar uma solução que não conduz eletricidade, são chamadas de soluções não-eletrolíticas. Exemplos: acetona e glicose em água são soluções não-eletrolíticas, pois as moléculas destes solutos estão intactas junto com o solvente.
Logo:
Soluções não eletrolíticas não conduzem a corrente elétrica. São soluções moleculares. 
Não eletrólitos são as substâncias que dão soluções não eletrolíticas ou moleculares.
Força dos eletrólitos
- ELETRÓLITO FORTE: É uma substância que forma uma solução na qual o soluto está presente quase totalmente como íons. Quase todos os compostos iônicos solúveis são eletrólitos fortes. Exemplos: HCl, NaCl..
Existem muito poucos compostos moleculares que são eletrólitos fortes. Exemplos: HCl, HBr e HI.
- ELETRÓLITO FRACO: Forma uma solução na qual o soluto se ioniza incompletamente em solução. O ácido acético é um exemplo de eletrólito fraco, em água, pequena fração das moléculas de CH3COOH, se separam em íons H+ e íons CH3CO2- (acetato).
OBSERVAÇÃO: UMA DAS FORMAS DE DISTINGUIR ELETRÓLITOS FORTES E FRACOS É MEDIR SUA CAPACIDADE DE CONDUZIR ELETRICIDADE. NA MESMA CONCENTRAÇÃO MOLAR, UM ELETRÓLITO FORTE É MELHOR CONDUTOR DO QUE UM ELETRÓLITO FRACO.

Outros materiais