Buscar

História da Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 1 A origem da Filosofia
Não tem como falar de Filosofia sem antes saber significado da palavra grega “Filosofia”. Em poucas palavras, significa “amor e respeito pelo saber” ou “amor pela sabedoria”, pois “Philo” deriva de “philia” que significa amor fraterno e “Shopia” deriva de “sophos” e significa sábio. 
A Filosofia nasce nas colônias gregas, na cidade de Mileto, no milênio anterior a Cristo, entre os séculos VII e VI, pelo fato de alguns gregos não estarem mais satisfeitos com respostas fundamentadas em mitos, costumes e religiões. Com questionamentos como “porque tudo sempre muda?” que surgiam no cotidiano, respostas baseadas em explicações não racionais não eram mais satisfatórias para a ocasião. 
A procura pelas origens, causas, explicações para as transformações é um fato caracteristicamente grego, pois as características do pensar racional grego são diferentes do pensar de outros povos e culturas da época. 
Acontecimentos históricos em vários pontos do mundo também são considerados no surgimento na Filosofia, como as viagens marítimas, por exemplo, pois havia lendas em relação aos mares e o enfrentamento do mar para chegar a um determinado destino fez que com lendas fossem desmentidas; também existiam lendas sobre o comportamento do clima, a “insatisfação dos deuses” era relacionada ao inverno e outono, ou seja, baixa produtividade, a “felicidade dos deuses” estava ligada a primavera e ao verão, quando a produtividade era maior, o pensamento lógico também abateu esse mito com as estações do ano. 
Na Grécia, devido ao surgimento das polis, ou seja, cidades políticas, passar a existir a possibilidade dos cidadãos debaterem opiniões pessoais, discutirem sobre assuntos nunca questionados, dando espaço para o surgimento de novas indagações sobre as constantes mudanças que ainda não possuíam uma resposta considerada racional. 
Durante toda sua história, a Filosofia buscou responder questões que os homens propunham a si mesmo ao longo do tempo. A cada pergunta sobre a realidade respondida por filósofos de forma científica e racional, surgia uma pergunta nova e a Filosofia, com os seus métodos, “sempre tinha trabalho a fazer”, pois os filósofos tomavam como base as respostas dadas anteriormente para darem continuidade à formulação de novas perguntas sobre a realidade e buscavam cada vez mais novas respostas sempre aproveitando o passado seja de maneira positiva, melhorando e complementando as respostas ou negativa, refutando as respostas e esclarecimentos dados e posteriormente, formulando respostas que fossem aceitáveis.
 A busca pelo conhecimento racional da realidade pode ser uma definição adequada e curta para Filosofia.

Outros materiais