Buscar

simulados psc hospitalar

Prévia do material em texto

A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Ao longo do tempo o foco de atuação foi alterado. Sobre isso é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação professor-aluno.
	
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a promoção de saúde e cidadania, tendo evoluído posteriormente para atenção aos problemas de aprendizagem.
	
	 
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a prevenção de problemas de relacionamento interpessoal, sobretudo na interface ensino-aprendizagem.
	
	 
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem.
	
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Sobre a atuação do psicólogo escolar brasileiro afirma-se: I. Assim que a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil, o psicólogo escolar teve como função atender, diagnosticar e tratar crianças com problemas de aprendizagem. PORQUE II. A Psicologia Escolar teve como focos, no seu início, o ajustamento e a adaptação do aluno à escola.
	
	
	
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No que concerne a atuação do psicólogo escolar, podemos afirmar que:
I- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento de diferentes áreas da psicologia.
II- Os conhecimentos da área de educação interessam somente ao pedagogo.
III- O psicólogo que atua na escola deve ter conhecimento do universo escolar e das principais questõess que perpassam a escola na atualidade.
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	
	
	Somente a alternativa III
	
	
	II e III
	
	 
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	
		4.
		Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	Era feito atendimento exclusivamente ao professor.
	
	 
	Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, considerando, desde o início, os fatores individuais, sociais e institucionais que interferem no processo de aprendizagem.
	
	 
	Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
	
	
	Desde o início a Psicologia Escolar teve atuação institucional e preventiva.
	
	
	Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva. Isto significa que:
	
	
	
	
	 
	Traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência dos problemas mais freqüentes ou atenuem sua intensidade.
	
	
	Resolve problemas instalados antes que se tornem mais graves.
	
	
	Identifica e ajuda a resolver problemas ligados a dificuldades de aprendizagem dos alunos.
	
	
	Resolvem basicamente os problemas já existentes na relação professor-aluno.
	
	
	Diagnostica os problemas apresentados pelos alunos e encaminha-os para tratamentos externos.
	
	
	
		6.
		Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	O trabalho inicial (século 19) ocorria com professores e pais, com atuação institucional e preventiva.
	
	 
	A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de considerar os aspectos institucionais envolvidos nas dificuldades de aprendizagem dos alunos.
	
	
	O trabalho do psicólogo escolar sempre buscou o atendimento exclusivo aos professores.
	
	 
	O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
	
	
	A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas necessidades, sem conexão com a Psicologia geral.
	
	
	
		7.
		São aspectos cognitivos do sujeito que devem ser conhecidos pelo psicólogo que atua na escola:
	
	
	
	
	
	motivação, percepção, atenção e memória.
	
	
	emoção, sensibilidade, afeto e memória.
	
	
	motivação, emoção, percepção e atenção.
	
	
	memória, afeto, pensamento e linguagem.
	
	 
	percepção, atenção, memória, pensamento e linguagem.
	
	
	
		8.
		Sobre o surgimento da Psicologia Escolar afirma-se: I. Surgiu no ano de 1876, nos Estados Unidos, com a publicação de um artigo de Lightner R. Witmer sobre crianças com dificuldades de aprendizagem. II. Surgiu no ano de 1867, na França, com a publicação de uma pesquisa realizada por Alfred Binet sobre memorização. III. Surgiu no final do século XIX, a partir de pesquisas e práticas de profissionais norte-americanos e europeus. Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	Apenas I
	
	 
	Apenas I e III
	
	
	Apenas II
	
	 
	Apenas III
	
	
	Apenas II e III
		1.
 o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais. PORQUE II. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar.
		
	
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	
		2.
		Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) No decorrer da observação do cotidiano escolar, durante um ano letivo, percebemos que embora existissem eixos de organização do trabalho pedagógico na escola, não havia um projeto político pedagógico entendido como atividade, pois nem todos os professores tinham consciência desses eixos de organização e dos fins das ações componentes da atividade pedagógica. O projeto aparecia mais como uma possibilidade do que como realidade. Embora o trabalho coletivo fosse uma meta, planejar as ações pedagógicas raramente era uma atividade dos professores em conjunto. A atividade pedagógica escolar encontrava-se fragmentada e, por vezes, dissonante dos motivos individuais da atividade profissional dos professores. (...)¿ A partir do trecho acima, constata-se que:
		
	
	
	
	 
	O PPP está associado a práticas democráticas de expressão de posicionamentos individuais e construção de projetos coletivos.
	
	
	O PPP está associado a práticas pedagógicas fragmentadas e individualistas dos professores.
	
	
	O PPP, como realidade escolar, dificilmente estará presente numa escola, visto que tem cunho eminentemente utópico.
	
	
	O PPP de maneira geralnão possui propósitos claros sobre o processo educacional.
	
	
	A educação, de forma geral, não tem propósitos.
	
	
	
		3.
		O projeto político pedagógico possui uma estrutura articulada , com estratégias que serão utilizadas e as ações que serão realizadas para atingir os objetivos propostos pela instituição escolar. Sendo assim, I- As estratégias e ações devem ser permanentemente avaliadas pelo psicólogo, único profissional capaz de realizar tal tarefa. II- É fundamental que os valores e princípios da escola possuam coesão entre os membros da comunidade escolar e se reflitam em ações. III- Os funcionários da escola não precisam conhecer o PPP, pois não participam do processo pedagógico. Está incorreto o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	Somente a alternativa III
	
	
	I e II
	
	 
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	
		4.
		Acerca do Projeto Político Pedagógico, assinale as alternativas incorretas: I- O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial da escola e deve ser elaborado somente pelo diretor e pelo pedagogo da instituição. II- O Projeto Político Pedagógico é um documento pedagógico e deve, portanto, ser elaborado somente pelo pedagogo. III- O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
		
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	 
	Somente a alternativa I.
	
	
	I e III
	
	 
	I e II
	
	
	
		5.
		A educação, enquanto fenômeno social, pode ser definida como: I. Processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. II. Processo organizado da mesma forma, independente da cultura a que se refere. III. Processo que se caracteriza basicamente por ocorrer em instituições escolares. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	Apenas I
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas III
	
	 
	I, II e III
	
	
	
		6.
		O diretor da escola "Planeta Azul" deciciu realizar a reformulação do Projeto Político Pedagógico. Em conjunto com a pedagoga e a psicóloga escolar estruturaram um planejamento para elaboração do Projeto Político Pedagógico. Considerando o que vimos na aula 2, analise as afirmativas abaixo:
		
	
	
	
	
	O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado pelo diretor e pelo pedagogo que são os agentes educacionais de planejamento finananceiro e acadêmico.
	
	 
	A elaboração do Projeto Político Pedagógico não deve considerar a participação de pais e alunos porque não são agentes permanentes da escola.
	
	
	A elaboração deve ser feita pelos agentes de planejamento psicopedagógico: pedagogo e psicólogo.
	
	 
	O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de forma participativa por professores, pais , alunos e funcionários.
	
	
	A elaboração deve ser realizada somente pelos funcionários da escola, incluindo os professores.
	
	
	
		7.
		Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) É fundamental ressaltar o quanto as condições objetivas de trabalho limitam a constituição da consciência docente integral: classes lotadas, extensa jornada de trabalho, baixos salários, muitas faltas docentes, dia-a-dia escolar atribulado, solidão em sala de aula, excesso de barulho, burocracias são os elementos principais que constituem o conjunto de tais condições. Diante desse panorama, os professores sucumbem, adoecem, por vezes desistem de ensinar. Nesse cenário, como resistir à ruptura entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica? Por outro lado, contraditoriamente, vimos professores buscarem formas mais humanas e humanizadoras de conduzir sua atividade pedagógica e organizar suas ações na escola. Observamos docentes desdobrarem-se para planejar as aulas mesmo diante da grande carga horária de trabalho. Assistimos a professores refutando os discursos ideológicos que culpabilizam o aluno e a família pobre pelo fracasso escolar. Vimos tentativas de produzir um trabalho verdadeiramente coletivo. Em síntese, observamos a luta diária e incessante de grande parte dos docentes por uma escola pública de qualidade e por um trabalho pedagógico menos alienado. (...)¿ A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, afirma-se: I. A autora observa que cada vez mais professores desistem da carreira docente, e que a maioria culpabiliza os alunos e as famílias pelo fracasso escolar. PORQUE II. Além do esforço individual dos docentes, o PPP requer espaços de compartilhamento e construção coletiva de uma nova realidade.
		
	
	
	
	 
	A afirmativa (I) é falsa, e a afirmativa (II) é verdadeira.
	
	
	A afirmativa (I) é verdadeira, mas a afirmativa (II) é falsa.
	
	 
	As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, e a afirmativa (II) justifica a afirmativa (I).
	
	
	As afirmativas (I e (II) são falsas.
	
	
	As afirmativas (I) e (II) são verdadeiras, mas a afirmativa (II) não justifica a afirmativa (I).
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A escola é uma instituição e portanto podemos afirmar sobre ela que: I- reflete as contradições da sociedade à qual pertence. II- apesar de refletir as contradições da sociedade consegue ser neutra em relação à formação de seus alunos. III- Não reflete nem reproduz as contradições da sociedade à qual pertence. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):
		
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	II e III
	
	
	I e III
	
	 
	Somente a alternativa I
	
	
	I e II
	
		1.
		O psicólogo, no espaço escolar, possu diversas possibilidades de atuação. Considerando o que foi visto na aula 3 são possibilidades de atuação deste profissional:
		
	
	
	
	
	capacitação de professores, atendimento psicoterápico e orientação.
	
	
	avaliação, capacitação de professores e docência.
	
	
	pesquisa, orientação e atendimento psicoterápico.
	
	 
	avaliação, orientação e pesquisa.
	
	
	avaliação, atendimento psicoterápico e orientação pedagógica.
	
	
	
		2.
		"A professora Antonia procurou a psicóloga da escola para relatar sua insatisfação com a instituição. Nessa conversa ficou claro que a insatisfação estava relacionada com a direção da escola que não abria espaço para ouvir os professores e demais profissionais. A psicóloga decidiu elabora um questionário para o corpo docente com a finalidade de identificar o grau de insatisfação dos professores." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar assinale a que corresponde a situação acima relatada.
		
	
	
	
	
	Capacitação
	
	 
	Avaliação
	
	 
	Análise
	
	
	Assessoria
	
	
	Orientação
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O trabalho com projetos é uma das possibilidades de atuação que o psicólogo possui no espaço escolar. Considerando o que foi visto na aula 3 acerca dessa atuação assinale verdadeiro ou falso para as alternativas abaixo.
( ) O psicólogo, no trabalho com projeto, deve realizar um trabalho individual com cada aluno.
( ) O trabalho com projeto, pode ser utilizado de forma preventiva.
( ) No projeto elaborado pelo psicólogo somente ele poderá atuar.
( ) O trabalho com projetos é indicado prioritariamente para resolver problemas já instaurados.
( ) O trabalho com projetos pode ter como público-alvo os pais e os alunos.
		
	
	
	
	
	V,V,F,F,F
	
	 
	F,V,F,F,V
	
	
	F,V,F,V,F
	
	
	F,F, V, F, V
	
	 
	V,F,V,F,V
	
	
	
		4.Leia as afirmações a seguir:
I- O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo familiar e pode estranhar o novo universo escolar.
II- O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento do Ensino Fundamental, ingresso no segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso no Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas regras.
III- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO o que se afirma na:
		
	
	
	
	 
	Afirmativa II
	
	
	Afirmativa III
	
	
	Afirmativas I, II e III
	
	
	Afirmativa I
	
	 
	Afirmativas I e III
	
	
	
		5.
		Desde o 1º ano do Ensino Fundamental Ana Flávia estudou numa escola que tinha turma A e turma B da mesma série. Ao longo do tempo a turma A nutriu rivalidade com a turma B e vice-versa. Em decorrência de alguns problemas de relacionamento, as turmas tiveram que ser redistribuídas. Ana Flávia, que sempre estudou com as mesmas coleguinhas, agora terá que se adaptar a um novo grupo, com o qual não tem afinidades. Com relação ao assunto, entende-se que "adaptação escolar" é um processo:
I. De modificação do comportamento do aluno, para que se acomode ao que a escola espera dele.
II. Que ocorre especificamente quando a criança entra para uma nova escola, em que terá novos colegas e terá que lidar com um novo ambiente.
III. Em mão dupla, pelo qual ambos se modificam ¿ instituição e aluno.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	Apenas I e II
	
	 
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas II
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entre as funções que o psicólogo escolar pode realizar podemos citar a assessoria, que consiste no auxílio:
		
	
	
	
	
	Aos pais quanto a criação de seus filhos.
	
	 
	Aos diversos componentes do universo escolar para a boa realização dos objetivos da instituição.
	
	
	Aos professores e coordenadores na elaboração de medidas disciplinares.
	
	
	Aos professores e coordenadores sobre como educar crianças e adolescentes para a realidade atual.
	
	
	Aos professores, tendo como maior objetivo a capacitação.
	
	
	
		7.
		"A professora Eliane procurou a psicóloga da escola porque notou a troca de letra realizada pela aluna Rafaela que cursa o primeiro ano do ensino fundamental. Ao observar o material produzido pela aluna, a psicóloga suspeitou de disortografia e marcou uma entrevista com os pais para explicar a situação e solicitou uma avaliação fonoaudiológica." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar no espaço escolar, assinale a que corresponde à situação acima relatada.
		
	
	
	
	
	Coordenação
	
	
	Assessoria
	
	
	Pesquisa
	
	 
	Orientação
	
	
	Capacitação
	
	
	
		8.
		Sobre a adaptação escolar afirma-se:
I. Ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno.
II. Ocorre apenas quando o aluno ingressa na escola.
III. Apesar de ser constante, não é recíproco. Enquanto o aluno precisa adaptar-se à escola, a escola não tem o mesmo compromisso, a não ser nos casos de educação inclusiva.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas I
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	 
	Apenas III
	
	
		1.
		O aluno, no espaço escolar, passa pelo processor de adatação que pode influenciar no rendimento e na socialização do mesmo. Acerca desse processo podemos afirmar:
I- Adaptação escolar pode ser definida como um processo dinâmico que envolve o aluno e a escola
II- A adaptação escolar termina quando a criança para de chorar ao ir à escola.
III- A adaptação é um processo que ocorre somente com a escola quando há aluno portador de necessidades especiais.
	
	
	
	
	
	II e III
	
	 
	Somente a alternativa I
	
	
	I, II e III
	
	 
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	
		2.
		Analise as afirmações que se seguem:
I. O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo familiar e pode estranhar o novo universo escolar.
II. O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento do Ensino Fundamental, ingresso segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso no Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas regras.
III. O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	Somente afirmativa II
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	
		3.
		O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos da instituição. Assinale Verdadeiro ou Falso nas alternativas a seguir
( ) O psicólogo deve acompanhar a adaptação do aluno que ingressa na instituição escolar.
( ) Quando o aluno apresenta dificuldade de adaptação o psicólogo escolar auxilia professores, pais e aluno com o objetivo de facilitar o processo.
( ) O aluno pode apresentar dificuldade de adaptação escolar somente por motivos intrínsecos como aspectos físicos, emocionais e intelectuais.
( ) O aluno pode apresentar dificuldade de adaptação escolar por motivos intrínsecos e extrínsecos.
( ) A dificuldade de adaptação escolar refere-se somente à aprendizagem e desempenho
	
	
	
	
	
	V,V,F,F,V
	
	
	V,V,F,V,V
	
	
	F,V,F,V,V
	
	 
	V,V,F,V,F
	
	
	F,V,F,V,F
	
	
	
		4.
		A escola é uma instituição social onde o aluno poderá aprender o conhecimento culturalmente acumulado e se socializar. Nesse espaço ocorre a adaptação escolar que é um processo importante na escolarização do aluno e que pode afetar, inclusive, seu rendimento. Analise as afirmativas abaixo:
I- A adaptação escolar acontece permanentemente nos diferentes segmentos durante toda vida escolar do aluno.
II- A adaptação escolar ocorre somente quando o aluno ingressa na escola.
III- O aluno se adapta à diferentes aspectos na escola, inclusive à metodologia de ensino.
São afirmativas corretas:
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	I e III
	
	 
	Somente I
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	
		5.
		Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental e no próximo ano irá mudar de segmento (6º ano do ensino fundamental). Na escola em que ela estuda, terá que mudar de prédio, irá para o anexo ao que estuda atualmente. Considerando o que foi visto na aula 4, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
	
	
	
	
	 
	A mudança de segmento sempre tem novas regras relativas ao funcionamento das matérias e horários, portanto Mariana terá que se adaptar às novas regras.
	
	
	Mariana estuda nessa escola desde o maternal e, portanto, não passará por nenhumaadaptação nessa mudança.
	
	
	A necessidade de adaptação depende da estrutura pessoal, não havendo essa questão para todos os alunos.
	
	
	Ela irá passar por uma adaptação à metodologia de ensino, pois a escola permanece a mesma.
	
	
	Como Mariana permanece na mesma escola, mudando somente de segmento, não ocorrerá a adaptação ao espaço físico.
	
	
	
		6.
		"Gabriel é um menino de 7 anos que está no 2º ano do ensino fundamental. Ele ficou reprovado e está cursando pela segunda vez o mesmo ano. analise as afirmativas abaixo:
I- A psicóloga escolar deverá ficar atenta porque Gabriel está apresentando rendimento insatisfatório.
II- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações em relação à metodologia de ensino.
III- A psicóloga deverá ficar atenta ao Gabriel porque ele passará por adaptações no que tange às relações interpessoais.
Assinale a(s) afirmativa(s) correta (s):
	
	
	
	
	
	II e III
	
	 
	I e III
	
	
	I e II
	
	 
	Somente a alternativa I
	
	
	I, II e II
	
	
	
		7.
		A adpatação escolar é um processo importante na escolarização da criança. Acerca desse processo considere as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
	
	
	
	
	
	A adaptação escolar termina quando a criança para de chorar ao ir para escola.
	
	 
	A adaptação escolar é um processo constante e dinâmico que envolve o aluno e a escola.
	
	
	A adaptação escolar ocorre somente quando o aluno ingressa na escola
	
	
	Exige mudanças no aluno e na família, mas a instituição não se adapta ao aluno.
	
	
	A adaptação escolar é um processo estático que envolve o aluno e a escola.
	
	
	
		8.
		Para facilitar a adaptação do aluno ao universo escolar o psicólogo pode realizar diversas atividades. É incorreto afirmar que o psicólogo possa:
	
	
	
	
	
	Para preparar a turma de 9º ano para a mudança de segmento.
	
	
	Propor atividades em sala de aula
	
	 
	Aplicar testes projetivos para avaliar sua personalidade.
	
	
	Acompanhar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua conduta.
	
	
	Propor atividades que estimulem o rendimeto escolar.
	
	
		1.
		Leia os itens abaixo. I- O aluno pode apresentar dificuldade de aprendizagem em função do déficit de atenção. II ¿ O aluno que apresenta o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pode, em função da hiperatividade, apresentar problemas de comportamento. III- O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade possui 3 subtipos, segundo o DSM IV, o mais grave é o depressivo-comórbido. Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	I e III
	
	
	Somente afirmativa I
	
	
	II e III
	
	 
	I e II
	
	
	I, II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Amanda é uma menina de 8 anos que vive atualmente a separação litigiosa dos pais, que disputam sua guarda na justiça. Desde o início desse processo, Amanda apresenta dificuldade de manter a atenção nas atividades escolares, dificuldades para seguir até o final as instruções de uma atividade e dificuldades para terminar tarefas escolares que exijam atenção.A professora de Amanda conversou com o psicólogo escolar sobre a possibilidade de Amanda apresentar Transtorno de Déficit de Atenção. Avalie os procedimentos do psicólogo escolar:
I. O psicólogo explicou para a professora de Amanda que, apesar de a menina apresentar sintomas que também ocorrem no TDAH predominantemente desatento, faz-se necessário que o indivíduo apresente tais sintomas por no mínimo seis meses.
II. O psicólogo solicitou duas entrevistas, uma com a mãe e outra com o pai de Amanda, para levantar informações sobre a situação da família, informar sobre a baixa concentração da menina e sensibilizá-los sobre os prejuízos que tal litígio podem trazer à vida de todos, especialmente da filha.
III. O psicólogo escolar convocou os pais da aluna e solicitou diagnóstico neurológico, sob a hipótese de TDAH.
Está INCORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	Apenas III
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas II
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Leia com atenção as sentenças abaixo.
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar números e conceitos matemáticos.
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso Central.
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos numéricos.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	I e III
	
	 
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	 
	Somente alternativa I
	
	
	
		4.
		No DSM IV os problemas relacionados à aprendizagem são classificados como transtornos de aprendizagem. Acerca deles podemos afirmar que:
(I) não podem ser decorrentes de problemas pessoais, visuais ou auditivos.
(II) podem ser decorrentes de problemas de metodologia de ensino da escola.
(III) não devem decorrer do mau funcionamento do Sistema Nervoso Central.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	Somente a afirmativa I
	
	 
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	
		5.
		Os problemas relacionados à aprendizagem são classificados no DSMIV como transtornos de aprendizagem. Entre eles o transtorno da matemática que caracteriza-se por:
(I) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente da ausência de habilidades matemáticas básicas (operações).
(II) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente do mau funcionamento da metodologia de ensino.
(III) o mesmo que descalculia.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	I e II
	
	 
	Somente a afirmativa III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Amanda é uma menina de 8 anos que vive atualmente a separação litigiosa dos pais, que disputam sua guarda na justiça. Desde o início desse processo, Amanda apresenta dificuldade de manter a atenção nas atividades escolares, dificuldades para seguir até o final as instruções de uma atividade e dificuldades para terminar tarefas escolares que exijam atenção.A professora de Amanda conversou com o psicólogo escolar sobre a possibilidade de Amanda apresentar Transtorno de Déficit de Atenção. Avalie os procedimentos do psicólogo escolar:
I. O psicólogo explicou para a professora de Amanda que, apesar de a menina apresentar sintomas que também ocorrem no TDAH predominantemente desatento, faz-se necessário que o indivíduo apresente tais sintomas por no mínimo seis meses.
II. O psicólogo solicitou duas entrevistas, uma com a mãe e outra com o pai de Amanda, para levantar informações sobre a situação da família, informar sobre a baixa concentração da menina e sensibilizá-los sobre os prejuízos que tal litígio podem trazer à vida de todos, especialmente da filha.
III. O psicólogo escolar convocou os pais da aluna e solicitou diagnóstico neurológico, sob a hipótese de TDAH.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	Apenas II
	
	 
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	 
	Apenas II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		No que concerne ao transtorno da expressão escrita leia as afirmações a seguir:
I- No transtorno da expressão escrita, o aluno possui dificuldades em função de doença cerebral adquirida.
II- O aluno apresenta dificuldade em compor textos escritos e organizar parágrafos de forma adequada.
III- O transtorno da expressão escrita ocorre por uma disfunção do Sistema Nervoso Central.
Após a leitura das alternativas acima, assinalea(s) correta(s):
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	
	
		8.
		"Juliana estuda no segundo ano do ensino fundamental. Ela consegue reconhecer as letras, mas não consegue ler pequenos textos. Sua professora foi conversar com a psicóloga que solicitou uma avaliação fonaudólógica." Considerando a situação analise as afirmativas abaixo:
	
	
	
	
	 
	Juliana possui, segundo o DSM IV, transtorno de leitura que é caracterizada pela dificuldade de fazer a leitura de textos.
	
	 
	Juliana não possui um transtorno de aprendizagem, apenas uma dificuldade comum na leitura.
	
	
	Juliana possui um transtorno de aprendizagem denominado de discalculia.
	
	
	Juliana possui uma dificuldade com a grafia das palavras que é um transtorno de aprendizagem.
	
	
	Juliana possui transtorno da expressão escrita que é caracterizada pela dificuldade de leitura.
	
		1.
		Piaget foi um teórico que produziu conhecimentos na área de desenvolvimento, sobre sua teoria podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento dos estágios do pensamento.
	
	
	Os estágios têm relação com a zona de desenvolvimento proximal.
	
	
	O desenvolvimento dos estágios do pensamento dependem da aprendizagem que o sujeito tem.
	
	
	A aprendizagem não ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra.
	
	 
	O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que está incorreta acerca da teoria de Vygotsky sobre desenvolvimento mental:
		
	
	
	
	 
	O professor atua criando a Zona de Desenvolvimento Real e não a proximal.
	
	
	Para Vygotsky é através da interação social que a criança se desenvolve.
	
	
	O aprendizado deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra para produzir os avanços necessários para o desenvolvimento.
	
	
	A Zona de Desenvolvimento Proximal define as funções mentais que estão em processo de maturação.
	
	
	Para Vygotsky é através dos aspectos biológicos que a criança se desenvolve.
	
	
	
		3.
		Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início da vida. Sobre essa relação podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	O desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem.
	
	
	O aprendizado não influencia o desenvolvimento das funções mentais superiores, apenas possibilita a assimilação de conteúdo.
	
	 
	O desenvolvimento impulsiona a aprendizagem através da Zona de Desenvolvimento Proximal.
	
	 
	O aprendizado possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores.
	
	
	O desenvolvimento e a aprendizagem não se relacionam.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é importante para a educação porque
(I) Revela como a intervenção pedagógica realizada pelo professor provoca avanços no desenvolvimento do aluno.
(II) Revela que a intervenção do professor deve ocorrer de tal forma que crie a Zona de Desenvolvimento Real nos alunos.
(III) Revela que o ensino deve se equiparar ao nível atual de desenvolvimento da criança, acompanhando-o.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas II e III
	
	 
	Apenas III
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A mãe de uma criança considera seu filho extraordinariamente inteligente e esperto. Mas parece haver certo exagero na situação. Outro dia essa mãe disse à professora da Educação Infantil que seu filho de 2 anos já tinha condições de fazer operações matemáticas, visto que é muito esperto. Conhecendo a criança e observando que é realmente esperta, mas que está na faixa da normalidade para sua idade, o psicólogo escolar explicou para a mãe que certamente seu filho aprenderá a fazer operações matemáticas, mas que a aprendizagem ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra. Assim, se a criança está no período pré-operatório não poderá, ainda, realizar adição. Porém, se estiver no período operatório concreto, esta aprendizagem já poderá ocorrer. A explicação do psicólogo escolar está baseada na teoria de desenvolvimento de:
		
	
	
	
	
	Lev Vygotsky
	
	
	Alfred Binet
	
	 
	Jean Piaget
	
	
	William James
	
	
	Sigmund Freud
	
	
	
		6.
		Diversos autores, no campo da psicologia, tem estudado as relações entre desenvolvimento e aprendizagem. Considerando as concepções clássicas podemos afirmar:
I- Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
II- Para Vygotsky a criança aprende através da mediação social e seu aprendizado propicia seu desenvolvimento.
III- Para Piaget a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento mental.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	I e II
	
	
	Somente alternativa I
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		a teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa relação. Assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	O aprendizado não possui importância para o desenvolvimento.
	
	
	No processo de construção da aprendizagem, o professor irá intervir na Zona de Desenvolvimento Real.
	
	 
	O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento.
	
	
	A intervenção do professor não é importante na Zona de Desenvolvimento Proximal somente na Zona de Desenvolvimento Real.
	
	
	A intervenção do professor não é importante para o desenvolvimento do aluno.
	
	
	
		8.
		Existe estreita relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem. O desenvolvimento humano está associado ao meio e à aprendizagem que decorre da experiência que o indivíduo acumula ao interagir com o meio. Conforme as concepções clássicas:
(I) Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
(II) Para Binet a maturação das funções mentais não tem relação com a ocorrência ou não do aprendizado.
(III) Para Koffka a aprendizagem influencia o desenvolvimento e o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	 
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II e III
	
	 
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
		1.
		O professor é funciona, no espaço escolar, como um mediador. No que concerne à relação professor e aluno, leia as afirmativas a seguir.
I- A relação entre professor e aluno influencia na aprendizagem, mas não na construção da subjetividade do aluno.
II- A relação entre professor e aluno pode influenciar a motivação para aprendizagem e a construção do autoconceito.
III- A relação entre professor e aluno influencia na construção da visão de mundo do aluno porque o ensino é perpassado por uma ideologia.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente a alternativa I
	
	
	I e III
	
	 
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	
		2.
		O universo escolar está perpassado pelas relações interpessoais. O psicólogo deverá sempre estar atento à essas relações pois são objeto de seu trabalho. Acerca dessas relações podemos afirmar que:
I. Na escola, as relações professor-aluno e entre alunos influenciam a construção do sujeito e tambémaspectos relacionados à aprendizagem.
II. Os sentidos construídos pela família sobre o aprender e sobre a escola em nada podem influenciar o aprendizado escolar dos alunos.
III. No processo educacional que ocorre na escola, os colegas são um elemento de extrema importância, porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	Somente a alternativa II
	
	 
	I e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) O processo educativo é realizado tanto pela escola quanto pela família.
(II) O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas, a exemplo da relação professor-aluno e entre alunos.
(III) As relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	
		4.
		O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos últimos dez anos. Sobre este comportamento é incorreto afirmar que:
I. Caracteriza-se por atitudes positivas repetidas de apoio a um aluno que não possui boa base educacional e que acabou de ingressar na escola.
II. Dentre as conseqüências do bullying está o aumento da auto-estima do aluno alvo.
III. Dentre as conseqüências do bullying está a melhoria das interações pessoais do aluno alvo, bem como dos aspectos cognitivos e emocionais.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
	
	
	
	
	
	Apenas II
	
	 
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	Apenas I
	
	
	II e III
	
	
	
		5.
		O universo escolar é composto por diferentes grupos onde diversas interações acontecem. Acerca da interação entre os alunos podemos afirmar que:
I- No processo educacional que ocorre na escola os pares são elementos de extrema importância porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
II -Os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve tanto aspectos cognitivos como emocionais e sociais.
III- No aspecto social uma interação positiva com os pares possibilita o desenvolvimento das habilidades sociais.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	Apenas a III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	
		6.
		Sobre as relações interpessoais entre os alunos da mesma escola, é INCORRETO afirmar que:
I. No processo educacional que ocorre na escola, os colegas são um elemento de extrema importância, porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
II. No processo educacional que ocorre na escola, os colegas não são muito importantes, já que a relação que realmente importa ocorre entre o professor e cada aluno.
III. Na escola, as relações entre alunos influenciam a construção do sujeito e também os aspectos relacionados à aprendizagem.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s):
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas III
	
	 
	Apenas II
	
	
	
		7.
		Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) A simpatia ou a antipatia que um aluno tem por determinada matéria nunca dizem respeito à relação.
(II) Os resultados obtidos pelo aluno, no campo da aprendizagem, influenciam a construção da sua subjetividade.
(III) O autoconceito do aluno é construído não apenas pelas experiências em termos de resultados, mas também pelas relações interpessoais que estabelece.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	Somente a alternativa I
	
	
	I e II
	
	 
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	
		8.
		O universo escolar é composto por diferentes grupos onde diversas interações acontecem. Acerca da interação entre os alunos podemos afirmar que:
I- No processo educacional que ocorre na escola os pares são elementos de extrema importância porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
II -Os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve tanto aspectos cognitivos como emocionais e sociais.
III- No aspecto social uma interação positiva com os pares possibilita o desenvolvimento das habilidades sociais.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas I
		1.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. Se existe uma dificuldade de relação com um aluno ou uma turma, o professor deve levar a questão para o psicólogo e deixar de buscar a compreensão da situação e de buscar alternativas, passando para o psicólogo a responsabilidade de resolver o problema. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
		2.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo deve procurar compreender as diferentes variáveis e pensar conjuntamente, com outros membros da equipe, a melhor estratégia de intervenção.
II. No universo escolar não há soluções prontas para os problemas, pois cada situação é única e possui diferentes variáveis que influenciam (personalidade, família, relações com professor e colegas, metodologia de ensino).
III. O psicólogo escolar deve atuar como interlocutor, auxiliando professores e familiares na busca conjunta por soluções.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Somente III
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	
		3.
		A orientação psicopedagógica é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta atuação é correto afirmar que:
I. Pode ser realizada em casos em que o aluno apresente dificuldades de aprendizagem.
II. Pode ser realizada pelo próprio psicólogo escolar, desde que ele possua especialização em psicopedagogia.
III. Em alguns casos, o aluno pode necessitar também de um acompanhamento fonoaudiológico, como no caso da dislexia.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	
	Apenas I
	
	 
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	
		4.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. A orientação psicopedagógica consiste em orientação específica para casos de dificuldade de aprendizado, que pode ser realizada pelo psicólogo que também possua especialização em psicopedagogia. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e asegunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	
		5.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem pensadas. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
		6.
		Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é correto afirmar que:
I. Ele é, antes tudo, um solucionador de problemas, que possui respostas prontas para os casos que surgem.
II. Tal atuação consiste em atendimento através de entrevistas com aluno, pais e professores (conforme o caso), com objetivo de compreender a percepção destes sujeitos acerca da situação-problema, bem como as relações que são estabelecidas.
III. Desempenha papel de interlocutor, auxiliando professores e pais na busca conjunta de solução para uma situação-problema.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	 
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I e III
	
	
	
		7.
		Quando o psicólogo escolar atua em orientação psicológica:
I. Ele reconhece uma situação-problema e investiga conjuntamente, através de entrevistas, o que está acontecendo.
II. Ele trabalha de modo a compreender a situação-problema de forma global e pensa estratégias de intervenção para a solução de tal situação.
III. Em alguns casos, torna-se necessário encaminhar o aluno para ser atendido por um profissional que atue fora da instituição para que realize um diagnóstico e um encaminhamento mais específico na sua especialidade.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	
		8.
		Os profissionais que trabalham na escola possuem, como objetivo, a formação do aluno de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Sobre isso é possível afirmar que:
(I) Eles possuem funções comuns e objetivos diferentes.
(II) O trabalho da equipe escolar deve ser interdisciplinar.
(III) Um trabalho interdisciplinar precisa ser construído a partir de reuniões de reflexão e planejamento.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I e III
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	 
	I, II e III
		1.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. Se existe uma dificuldade de relação com um aluno ou uma turma, o professor deve levar a questão para o psicólogo e deixar de buscar a compreensão da situação e de buscar alternativas, passando para o psicólogo a responsabilidade de resolver o problema. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
		2.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo deve procurar compreender as diferentes variáveis e pensar conjuntamente, com outros membros da equipe, a melhor estratégia de intervenção.
II. No universo escolar não há soluções prontas para os problemas, pois cada situação é única e possui diferentes variáveis que influenciam (personalidade, família, relações com professor e colegas, metodologia de ensino).
III. O psicólogo escolar deve atuar como interlocutor, auxiliando professores e familiares na busca conjunta por soluções.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Somente III
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	
		3.
		A orientação psicopedagógica é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta atuação é correto afirmar que:
I. Pode ser realizada em casos em que o aluno apresente dificuldades de aprendizagem.
II. Pode ser realizada pelo próprio psicólogo escolar, desde que ele possua especialização em psicopedagogia.
III. Em alguns casos, o aluno pode necessitar também de um acompanhamento fonoaudiológico, como no caso da dislexia.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	
	Apenas I
	
	 
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	
		4.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. A orientação psicopedagógica consiste em orientação específica para casos de dificuldade de aprendizado, que pode ser realizada pelo psicólogo que também possua especialização em psicopedagogia. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	
		5.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem pensadas. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	
	
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
		6.
		Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é correto afirmar que:
I. Ele é, antes tudo, um solucionador de problemas, que possui respostas prontas para os casos que surgem.
II. Tal atuação consiste em atendimento através de entrevistas com aluno, pais e professores (conforme o caso), com objetivo de compreender a percepção destes sujeitos acerca da situação-problema, bem como as relações que são estabelecidas.
III. Desempenha papel de interlocutor, auxiliando professores e pais na busca conjunta de solução para uma situação-problema.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	 
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I e III
	
	
	
		7.
		Quando o psicólogo escolar atua em orientação psicológica:
I. Ele reconhece uma situação-problema e investiga conjuntamente, através de entrevistas, o que está acontecendo.
II. Ele trabalha de modo a compreender a situação-problema de forma global e pensa estratégias de intervenção para a solução de tal situação.
III. Em alguns casos, torna-se necessário encaminhar o aluno para ser atendidopor um profissional que atue fora da instituição para que realize um diagnóstico e um encaminhamento mais específico na sua especialidade.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	
		8.
		Os profissionais que trabalham na escola possuem, como objetivo, a formação do aluno de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Sobre isso é possível afirmar que:
(I) Eles possuem funções comuns e objetivos diferentes.
(II) O trabalho da equipe escolar deve ser interdisciplinar.
(III) Um trabalho interdisciplinar precisa ser construído a partir de reuniões de reflexão e planejamento.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I e III
	
	 
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	 
	I, II e III
		1.
		Rafaela é uma professora de português do 6º ano do ensino fundamental. um de seus alunos passou a ter dificuldade de aprendizagem em sua disciplina. Ao conversar com os demais professores percebeu que a dificuldade era extensiva às demais disciplinas. Diante dessa situação decidiu conversar com a psicóloga escolar. Considerando a situação relatada analise as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
	
	
	
	
	 
	A psicóloga deverá realizar um levantamento e depois criar uma hipótese.
	
	
	A psicóloga deverá criar uma hipótese e depois realizar um levantamento.
	
	
	A psicóloga deverá encaminhar a aluna para a psicoterapia porque está apresentando problemas emocionais.
	
	
	A psicóloga deverá criar uma hipótese e depois conversar com os pais.
	
	
	A psicóloga deverá encaminhar para psicopedagoga porque a aluna está apresentando dificuldade de aprendizagem.
	
	
	
		2.
		Sobre o fenômeno do fracasso escolar:
I. Ele pode ter causas pedagógicas e institucionais.
II. Ele sempre tem causas individuais.
III. Ele sempre tem causas sociais.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
	
	
	
	
	 
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente I
	
	 
	II e III
	
	
	I e II
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Diante da dificuldade de aprendizagem de um aluno, na etapa de coleta de informações, o psicólogo deve:
I. Além de investigar o que ocorre na escola, deve conversar com a família, a fim de compreender como funciona o universo familiar, como são suas relações, se houve mudanças na família, tais como: separação dos pais, morte de um membro ou nascimento de um irmão. O psicólogo pode conversar com o aluno e solicitar-lhe um desenho que expresse o universo escolar, a fim de compreender como o aluno o percebe.
II. Só deve investigar o que ocorre na escola, porque nenhuma mudança na família, mesmo que muito intensa, pode se refletir na aprendizagem da criança.
III. Se considerar necessário, pode solicitar uma avaliação mais profunda de um profissional de fora da instituição escolar (um psicólogo, um psiquiatra ou um fonoaudiólogo), que lhe enviará um parecer sobre a avaliação.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
	 
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	Apenas III
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sobre a atuação do psicólogo diante das dificuldades de aprendizagem do aluno, na etapa de levantamento de informações é correto afirmar que:
I. O psicólogo procura compreender o que pode estar levando o aluno a ter dificuldades na aprendizagem. Para tal, realizará um levantamento em que irá conversar com o professor para compreender como esse aluno é em sala de aula, sua conduta e suas relações.
II. O psicólogo também pode realizar o levantamento do desempenho do aluno nas disciplinas, ao longo dos anos, ou ver a produção escolar do aluno.
III. O psicólogo poderá verificar se o problema ocorre apenas em uma disciplina ou em várias e há quanto tempo o problema existe.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	
	
	I e III
	
	
	Somente III
	
	 
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	
		5.
		Uma das possibilidades de atuação d psicólogo no espaço escolar é a intervenção nas situações de dificuldade de aprendizagem. Considerando essa vertente de atuação, analise as afirmativas abaixo.
I- A atuação do psicólogo nos problemas de aprendizagem deve procurar fortalecer a implicação do professor junto ao problema do aluno.
II- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem consiste em culpabilizar o aluno e a família para que estes busquem soluções fora do espaço escolar.
III- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem deve manter os fatores pedagógicos fora do âmbito de intervenção.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	 
	Somente a alternativa I
	
	 
	I e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No processo ensino-aprendizagem o aluno pode apresentar dificuldades na construção do conhecimento. Essa dificuldade pode ocorrer por diversos motivos. Considerando o processo de ensino aprendizagem analise as afirmativas abaixo:
I- O aluno pode apresentar dificuldade na aprendizagem por fatores pessoais ou por fatos relacionados ao método de ensino.
II- A dificuldade de aprendizagem ocorre por motivos pessoais e não possui influencia dos fatores relacionados ao ensino.
III- A didática é um fator do ensino que pode influenciar a aprendizagem.
Assinale o ítem que estiver correto:
	
	
	
	
	
	I, II e III
	
	 
	Somente a alternativa I
	
	
	II e III
	
	 
	I e III
	
	
	I e II
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A dificuldade de aprendizagem é uma situação que pode ocorrer por fatores internos ou externos. O psicólogo escolar pode intervir nas situações de dificuldade de aprendizagem. Considerando essa atuação, analise as afirmativas abaixo:
I- A primeira etapa de trabalho é a criação de hipóteses.
II- A segunda etapa de trabalho é o levantamento.
III- A segunda etapa de trabalho é a criação de hipóteses.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	 
	Somente a alternativa III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Joana é uma adolescente de 14 anos que cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela sempre foi uma boa aluna, mas este ano começou a apresentar dificuldades em todas as disciplinas. Preocupada com Joana, sua mãe procurou a psicóloga escolar para conversar. Considerando a situação relatada qual deve ser o procedimento da psicóloga escolar:
I- Criar hipóteses para conversar com Joana e verificar em qual situação ela se encaixa.
II- Aplicar testes de personalidade e verificar se Joana apresenta algum distúrbio.
III- Realizar um levantamento com os professores, pais e aluna para verificar o que pode estar influenciando sua dificuldade.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	 
	Somente a afirmativa III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
		1.
		Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	A Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral e a brasileira surgiu em 1962.
	
	 
	Tanto a Psicologia Escolar estrangeira com a Psicologia Escolar brasileira consideravam os conhecimentos produzidos pela Psicologia geral no campoda aprendizagem, da percepção e da memória como fundamentais para as reflexões do processo de ensino-aprendizagem.
	
	 
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem, enquanto o foco inicial da Psicologia Escolar estrangeira era promover o bem-estar humano.
	
	
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Sobre a história da Psicologia Escolar, afirma-se que é uma área de atuação que:
	
	
	
	
	
	Surgiu a partir da necessidade de educar os filhos de famílias abastadas da Europa.
	
	
	Surgiu a partir das pesquisas de Galton sobre o desenvolvimento infantil.
	
	
	Nasceu nos Estados Unidos, com influência das idéias de Ana Freud.
	
	
	Surgiu a partir das pesquisas de Hall sobre o desenvolvimento infantil.
	
	 
	Se desenvolveu no século XIX a partir de reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem.
	
	
	
		3.
		Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que:
	
	
	
	
	
	Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem.
	
	
	Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, considerando que os próprios alunos e seu meio social eram os responsáveis pelo fracasso escolar.
	
	 
	Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	
	 
	Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
	
	
	Mesmo antes da implantação dos primeiros cursos de Psicologia os conteúdos de Psicologia úteis à escola e ao processo de ensino-aprendizagem eram ministrados nos cursos de formação de professores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A escola é uma instituição de formação que deve:
	
	
	
	
	 
	atuar de forma integral através da transmissão do conteúdo e do desenvolvimento do aluno.
	
	
	restringir sua atuação à formação intelectual do aluno, para que este possa desenvolver o pensamento.
	
	
	ocupar-se somente com a transmissão do conteúdo, pois esse é o aspecto mais importante.
	
	
	ocupar-se somente com a formação interpessoal, pois esse é o aspecto mais importante.
	
	 
	atuar de forma ampla , enfatizando o desenvolvimento do aluno em detrimento da transmissão do conteúdo.
	
	
	
		5.
		Sobre a atuação do psicólogo escolar afirma-se: I. A partir de problemas que já ocorreram ou que podem vir a ocorrer, traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência de tais problemas ou atenuem sua intensidade. PORQUE II. O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva.
	
	
	
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
		6.
		Acerca do trabalho do psicólogo no espaço escolar, é incorreto afirmar:
I- O psicólgo atua no espaço escolar de forma preventiva através da resolução de problemas existentes.
II- A atuação do psicólogo na escola possui um viés preventivo onde pode elaborar projetos que visem o desenvolvimento do aluno.
III- As funções que o psicólogo pode exercer servem para atuar somente nos problemas que existem no espaço escolar.
Apos a leitura das alternativas acima, assinale a(s) INCORRETA (s):
	
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	 
	I e II
	
	
	Somente a I está incorreta.
	
	 
	I e III
	
	
	
		7.
		O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi:
	
	
	
	
	
	Atender, diagnosticar e tratar crianças com distúrbios de comportamento.
	
	 
	Atender e diagnosticar crianças com problemas de aprendizagem escolar.
	
	 
	Realizar trabalhos de intervenção institucional para compreender o fenômeno do fracasso escolar.
	
	
	Realizar orientação vocacional, através do uso de testes, para orientar os estudantes às profissões que melhor se adequassem ao seu perfil de aptidões e interesses.
	
	
	Atender, diagnosticar e tratar crianças com diferentes patologias.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra é possível afirmar que:
	
	
	
	
	 
	O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
	
	
	O trabalho do psicólogo escolar sempre buscou o atendimento exclusivo aos professores.
	
	 
	O trabalho inicial (século 19) ocorria com professores e pais, com atuação institucional e preventiva.
	
	
	A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas necessidades, sem conexão com a Psicologia geral.
	
	
	A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de considerar os aspectos institucionais envolvidos nas dificuldades de aprendizagem dos alunos.
		
		O psicólogo, no espaço escolar, possu diversas possibilidades de atuação. Considerando o que foi visto na aula 3 são possibilidades de atuação deste profissional:
		
	
	
	
	
	avaliação, capacitação de professores e docência.
	
	 
	avaliação, orientação e pesquisa.
	
	
	avaliação, atendimento psicoterápico e orientação pedagógica.
	
	
	capacitação de professores, atendimento psicoterápico e orientação.
	
	
	pesquisa, orientação e atendimento psicoterápico.
	
	
	
		2.
		"A professora Antonia procurou a psicóloga da escola para relatar sua insatisfação com a instituição. Nessa conversa ficou claro que a insatisfação estava relacionada com a direção da escola que não abria espaço para ouvir os professores e demais profissionais. A psicóloga decidiu elabora um questionário para o corpo docente com a finalidade de identificar o grau de insatisfação dos professores." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar assinale a que corresponde a situação acima relatada.
		
	
	
	
	 
	Avaliação
	
	
	Capacitação
	
	 
	Orientação
	
	
	Análise
	
	
	Assessoria
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O trabalho com projetos é uma das possibilidades de atuação que o psicólogo possui no espaço escolar. Considerando o que foi visto na aula 3 acerca dessa atuação assinale verdadeiro ou falso para as alternativas abaixo.
( ) O psicólogo, no trabalho com projeto, deve realizar um trabalho individual com cada aluno.
( ) O trabalho com projeto, pode ser utilizado de forma preventiva.
( ) No projeto elaborado pelo psicólogo somente ele poderá atuar.
( ) O trabalho com projetos é indicado prioritariamente para resolver problemas já instaurados.
( ) O trabalho com projetos pode ter como público-alvo os pais e os alunos.F,V,F,F,V
	
	
	V,F,V,F,V
	
	 
	F,F, V, F, V
	
	
	F,V,F,V,F
	
	
	V,V,F,F,F
	
	
	
		4.
		Leia as afirmações a seguir:
I- O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo familiar e pode estranhar o novo universo escolar.
II- O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento do Ensino Fundamental, ingresso no segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso no Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas regras.
III- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO o que se afirma na:
		
	
	
	
	
	Afirmativas I, II e III
	
	 
	Afirmativas I e III
	
	
	Afirmativa III
	
	
	Afirmativa I
	
	 
	Afirmativa II
	
	
	
		5.
		Desde o 1º ano do Ensino Fundamental Ana Flávia estudou numa escola que tinha turma A e turma B da mesma série. Ao longo do tempo a turma A nutriu rivalidade com a turma B e vice-versa. Em decorrência de alguns problemas de relacionamento, as turmas tiveram que ser redistribuídas. Ana Flávia, que sempre estudou com as mesmas coleguinhas, agora terá que se adaptar a um novo grupo, com o qual não tem afinidades. Com relação ao assunto, entende-se que "adaptação escolar" é um processo:
I. De modificação do comportamento do aluno, para que se acomode ao que a escola espera dele.
II. Que ocorre especificamente quando a criança entra para uma nova escola, em que terá novos colegas e terá que lidar com um novo ambiente.
III. Em mão dupla, pelo qual ambos se modificam ¿ instituição e aluno.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
	 
	I, II e III
	
	 
	Apenas I e II
	
	
	Apenas III
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entre as funções que o psicólogo escolar pode realizar podemos citar a assessoria, que consiste no auxílio:
		
	
	
	
	
	Aos professores e coordenadores sobre como educar crianças e adolescentes para a realidade atual.
	
	
	Aos diversos componentes do universo escolar para a boa realização dos objetivos da instituição.
	
	
	Aos professores, tendo como maior objetivo a capacitação.
	
	
	Aos pais quanto a criação de seus filhos.
	
	
	Aos professores e coordenadores na elaboração de medidas disciplinares.
	
	
		7.
		"A professora Eliane procurou a psicóloga da escola porque notou a troca de letra realizada pela aluna Rafaela que cursa o primeiro ano do ensino fundamental. Ao observar o material produzido pela aluna, a psicóloga suspeitou de disortografia e marcou uma entrevista com os pais para explicar a situação e solicitou uma avaliação fonoaudiológica." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar no espaço escolar, assinale a que corresponde à situação acima relatada.
		
	
	
	
	
	Coordenação
	
	
	Capacitação
	
	 
	Orientação
	
	
	Pesquisa
	
	
	Assessoria
	
	
	
		8.
		Sobre a adaptação escolar afirma-se:
I. Ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno.
II. Ocorre apenas quando o aluno ingressa na escola.
III. Apesar de ser constante, não é recíproco. Enquanto o aluno precisa adaptar-se à escola, a escola não tem o mesmo compromisso, a não ser nos casos de educação inclusiva.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas III
	
	 
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e II
	
	 
	Apenas II e III

Continue navegando