Buscar

Apol Fundamentos Socioantropologicos da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx dirige-se à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: o autor
De acordo com as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Existe uma confluência entre os autores em relação à raiz dos conflitos existentes na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central para explicar o funcionamento da sociedade.
	
	B
	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
Você acertou!
De fato, Marx toma o fator econômico, isto é, a base material da sociedade como elemento central para explicar a sociedade capitalista e suas contradições, Weber concorda que a economia é um fator importante, mas por si só não pode explicar todos os fenômenos sociais que são multicausais (p. 170 a 190).
	
	C
	Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo de seu pensamento, uma alternativa ao capitalismo.
	
	D
	Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo como fator gerador do ethos capitalista, Marx concorda e acrescenta que a religião justifica o domínio e a exploração, sendo o ópio do povo.
	
	E
	Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, de que as classes são o motor da história.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao meio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulações), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança). O processo de autorregulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget: uma teoria da educação. 2 ed. São Paulo: Summus, 1984, p. 30. 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
	
	A
	Equilíbrio constante.
	
	B
	Assimilação estável.
	
	C
	Equilibração majorante.
Você acertou!
“Assim, a EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE é definida como um momento de equilíbrio nas trocas entre o sujeito e os meios físico e sociocultural. Esse equilíbrio é sempre instável, segundo Piaget, posto que sempre surgem novos desafios na interação entre o sujeito e o meio” (livro-base, p. 127).
	
	D
	Acomodação instável.
	
	E
	Adaptação biológica.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desen volvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigência, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: DONGO-MONTOYA, Ádrian Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: UNESP, 2009, p. 17-18. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,  pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
	
	A
	Epistemologia genética.
Você acertou!
A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico (epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoria possui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento. (livro-base, p. 125)
	
	B
	Construtivismo.
	
	C
	Social-desenvolvimentismo.
	
	D
	Teoria da aprendizagem.
	
	E
	Sócio-histórica.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família republicana, Henri Wallon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico, foi um homem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política herdada do deputado e seu avô, também chamado Henri Wallon, sua participação na humanidade foi marcada mais por sua dedicação como pesquisador do que propriamente pelos cargos políticos que chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo decifrar o homem, isto é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua imperícia. transforma-se em um adulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel básico à emoção e sobre ela elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um lugar fundamental em toda a sua obra". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999, p. 19. 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o curso de Psicologia ainda não existia no tempo em que Wallon foi estudante universitário.  Nesse contexto, em qual curso graduou-se Wallon?
	
	A
	Psiquiatria.
	
	B
	Biologia.
	
	C
	Enfermagem.
	
	D
	Medicina.
Você acertou!
“Wallon revela em seu percurso uma trajetória acadêmica sólida e que configura o seu interesse pela psicologia e, posteriormente, pela educação. De acordo com Galvão (2004, p. 21), 'na época em que Wallon fez seus estudos não existia, na estrutura da universidade, um curso específico de psicologia”, o que o levou a cursar medicina, para conhecer a organização biológica do homem, na tradição médico-filosófica'” (livro-base, p. 178).
	
	E
	Filosofia.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 148.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
	
	A
	Pré-história.
	
	B
	Antiguidade.
	
	C
	Idade Média.
Você acertou!
Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em
detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade — e São Tomás de Aquino (1226-1274) — que no século XIII d.C. elaborou sua teoria sobre os ensinamentos de Aristóteles. (livro-base, p. 24-25)
	
	D
	Idade Moderna.
	
	E
	Contemporaneidade.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola disciplinar, então, apresentou-se como uma instituição investida do poder de fabricar indivíduos, mas também um lugar sobre o qual esse poder se faz sentir, direcionando-a e moldando a de acordo com as necessidades da normalização e da disciplina. Desempenhou o papel de instituição produtora e reprodutora de discursos e saberes para as ciências cujo objeto é o ser humano e seu comportamento. Tornou-se ela mesma o objeto de saber, sobre a qual diversos discursos passaram a ser produzidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-Thelmamoura.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2015.
O texto reforça os argumentos e a crítica de Foucault em relação à instituição escolar. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre o papel disciplinador da escola, na visão de Foucault, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A escola em seu cotidiano reserva tempo e espaço para os debates relevantes de modo cotidiano. O currículo é então um devir em diálogo com as demandas da sociedade.
	
	B
	O trabalho escolar se organiza de forma a disciplinar corpos e mentes, nada é feito ao acaso. Desde a homogeneidade dos gestos dos alunos, da disposição das carteiras, do silêncio diante do mestre que ensina e que detém o poder da “avaliação”.
Você acertou!
“Nesse cenário, no qual a escola é a instituição disciplinadora de corpos e mentes de cidadãos, nada é feito ao acaso. Desde a homogeneidade dos gestos dos alunos, da disposição das carteiras, do silêncio diante do mestre que ensina e que detém o poder da “avaliação”. Todavia, a homogeneidade curricular e a cópia de modelos externos à escola, impostos pela política de plantão, ou pela indústria do livro didático, ou os dois ao mesmo tempo, leva à exclusão das diferenças na escola” (p. 133).
	
	C
	O trabalho escolar acontece num movimento curricular dialético. Num primeiro momento, o currículo cultural estabelecido, e num segundo, o currículo oculto que absorve as tensões sociais e escolares.
	
	D
	O currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto formal quanto política e acadêmica.
	
	E
	A escola fica refém da realidade social mais ampla, quando pauta seu trabalho pelas demandas advindas do contexto sociocultural dos alunos.
 
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A escola não é uma instituição monolítica determinada de modo absoluto. Como instituição social, pode ser tensionada e assumida de dentro, pelos sujeitos que a fazem. O surgimento de práticas pedagógicas anti-hegemônicas e esclarecedoras é possível, tanto quanto seu contrário. Na escola e pela escola, pode-se tanto sequestrar quanto promover as subjetividades.
Fonte: o autor.
Considerando o que traz o texto e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, sobre as práticas escolares, marque a alternativa correta.
	
	A
	A educação escolar desempenha o papel de transmissão da cultura e constituição dos sujeitos que vão integrar a sociedade.
	
	B
	Existe uma ambivalência na escola registrada por um lado pela dimensão adaptativa de formar para a vida social, e por outro, uma dimensão formal e acadêmica, quando fornece as bases para a vida intelectual.
	
	C
	A escola é ambivalente, pois internaliza códigos, mas também pode oportunizar que os sujeitos, ao dominar esses códigos, possam reafirmar seus valores e identidades.
Você acertou!
 “A escolarização não serve somente para sobrepor-se à cultura tradicional, mas também como instrumento de poder, ao permitir a compreensão do lugar que ocupam na sociedade envolvente [...], possibilita a constituição de novos sujeitos e identidades” (p. 137
	
	D
	A ambivalência da instituição escolar acontece principalmente pela coexistência do currículo oficial com o currículo oculto.
	
	E
	Se existe ambivalência na escola, ela deriva de sua autonomia e independência frente às tendências pedagógicas e os projetos políticos sempre temporais e passageiros.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 15.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
	
	A
	Filósofo.
	
	B
	Preceptor.
	
	C
	Professor.
	
	D
	Pedagogo.
Você acertou!
De acordo com Cambi (1999), nesse período, a figura do pedagogo já era a de um acompanhante da criança, ou seja, de alguém que controlava e estimulava as experiências dela. Era a figura que promovia transformações e que enfatizava, no mundo mediterrâneo, as experiências dos “mestres de verdade” — diretores da vida espiritual e mestres de almas (basta nos lembrarmos de Sócrates) (livro-base, p. 35).
	
	E
	Psicólogo.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“T. Adorno identifica duas manifestações cotidianas de barbárie, a primeira, na prática do esporte, que, em muitas de suas modalidades, pela exacerbação da competitividade, pode gerar agressões, crueldade, fanatismo tanto dos participantes quanto dos torcedores; a segunda, na utilização do princípio de competição na educação escolar, como um método pedagógico por excelência, que pode se tornar, por sua vez, um instrumental reprodutivo da intensa competição presente no sistema capitalista, que transforma os homens em inimigos dos próprios homens, privilegiando, na lei da sobrevivência, o domínio dos mais fortes, dos mais ricos, dos mais armados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.unimep.br/~bpucci/educacao-contra-a-barbarie.pdf>. Acesso em 12 nov. 2015.
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paradigma da barbárie na sociedade presente na escola.
	
	A
	Gestão democrática, conselho escolar funcional, grêmio estudantil, visão dialógica do processo escolar.
	
	B
	Uma visão formativa indenitária, determinada e autorreferenciada sobre modelos de comportamento hierarquização e classificação.
Você acertou!
O paradigma autoritário ainda muito presente tanto nas relações sociais quanto escolares, estabelece modelos e critérios determinados de avaliação de condutas, classificação das pessoas. Exercem controle e disciplinamento, agem com severidade e potencializam reações agressivas e violentas em micro e macro escala, o que Adorno associa a aspectos de barbárie (p. 126-127).
	
	C
	Trata-se de um paradigma paternalista que deixa alunos e cidadãos passivos, dependentes de diretividade, orientação e respaldo para
suas atitudes.
	
	D
	Paradigma democrático que integra todos os sujeitos que fazem da escola um processo de construção coletiva legitimada pelo consenso.
	
	E
	Ação social e afirmativa dentro da escola e na sociedade como um todo. Políticas afirmativas de inclusão, diálogo e reconhecimento. Gestão escolar participativa.
Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 
Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.
II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.
III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.
Assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
Você acertou!
A afirmação I é falsa, pois a cultura, os costumes e os conhecimentos mudam no tempo e na história (p. 53).
A afirmação II é igualmente falsa, pois a educação transcende os limites da organização curricular (p. 54).
A afirmação III é a única verdadeira, pois é coerente na relação existente entre cultura, humanização e individualização (p. 53-54).
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?