Buscar

A primeira Tópica trabalho para entrega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A primeira Tópica , foi como se chamou a primeira formulação que Freud deu ao aparelho psíquico, descrito em termos de consciente, pré-consciente e inconsciente, e foi a partir da publicação de seu Livro , em 1900, `` A interpretação dos sonhos ``que realmente se dá o estudo mais profundo do inconsciente, inaugurando de fato a Psicanálise, e abrindo leques para o estudos psíquicos ,até então somente conhecidos por aqueles que estavam a cargo da medicina, apesar de ter sido muito mal recebido pelos psiquiatras e pela crítica intelligentsia da época.
 A respeito da Traumdeutung, Freud escreve o seguinte: “Contém ela (...) a mais valiosa de todas as descobertas que tive a felicidade de fazer. Compreensão dessa espécie só ocorre uma vez na vida” (ESB, vs. IV-V, Prefácio à 3a ed. inglesa). Essa declaração, feita mais de 30 anos depois da publicação da primeira edição, soa como um desabafo tardio por parte de quem viu serem vendidos apenas 351 exemplares de seu livro nos seis primeiros anos após sua publicação.
É nesse livro que Freud expõe o método fundamental, o interpretativo, para a análise do inconsciente, através de elementos oníricos, ele verifica que, aquilo que era desconsiderado, sem importância ou sem sentido, poderia estar guardando a verdadeira essência do sujeito. Por ser neurologista de formação, Freud procura atender casos de natureza nervosa, Porém, desde o início, põe em prática um método completamente inédito, criado por outro neurologista (Breuer) e inventado pela própria paciente de Breuer (Ana O), que pede que ele a deixe simplesmente falar. Trata-se do método catártico, experimentado por Breuer nessa única experiência com essa histérica, cerca de dez anos antes do relato que faz a Freud. Esse é o início de Freud psicanalista. A partir daí Freud começa a praticar o método que induz a fala do paciente, que na época a grande maioria eram histéricas, pois era a doença do século 19, dando início a formulação teórica que constituiu a psicanálise.
Na interpretação dos sonhos podemos observar passo a passo o processo de investigação sobre o inconsciente, diante de muitos dados tentou, propor uma sistematização e universalização das suas descobertas. É esse o objetivo do capítulo VII da Traumdeutung, no qual é explicitado a primeira tópica do aparelho psíquico.
 “ A interpretação dos sonhos” , escreve Freud (ESB, vs. IV-V, p. 647), “ é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente” , e não apenas isso, mas também é o melhor caminho para o estudo da neurose.
Nesse caso, ele quis dizer que não há diferença entre o sonho de um neurótico e de uma pessoa normal, o que pode o diferencia-lo é a saúde que vigora durante o dia, e não se estende a vida onírica, e ainda chega dizer que uma pessoa sadia é virtualmente neurótica, com a diferença que os sintomas que as sadias conseguem produzir são somente em seus sonhos, concluindo que os sonhos não são características somente do inconsciente, mas também o ponto que pode articular o normal do patológico.
Além da divisão entre Inconsciente, Pré-consciente e consciente cabe observar alguns elementos constitutivos dessa primeira tópica, uma vez que ela fundamentalmente diz respeito a:
1) um recurso comparativo para explicar os fenômenos mentais. Freud deixa isso claro ao acentuar que existem processos mentais que se sucedem uns aos outros e que não se deve procurar um correlato biológico das instâncias propostas. 
2) Ao diferenciar Inconsciente, Pré-consciente e Consciente Freud recorre a disponibilidade mnêmica, ou seja da memória. O inconsciente seria composto pelos resquícios mnêmicos impedidos de submergirem diretamente à consciência, o pré-consciente seria composto pelos conteúdos mnêmicos que podem se tornar conscientes mediante um aumento de catexia(concentração de todas as energias mentais sobre uma representação bem precisa, um conteúdo de memória, uma sequência de pensamentos ou encadeamento de atos) e a consciência propriamente dita seria a instância que se ocupa com a imediaticidade de estímulos, internos ou externos, não comportando memória alguma
3) Na primeira tópica é proposto que o sonho é composto de imagens, e que elas aparecem, se condensam, se deslocam, de maneira a constituir um texto, ou seja, que o sonho é um modo de transmissão de linguagem. A construção dessa linguagem, é determinadas pelas características do aparelho psíquico, o que nos permite afirmar que outra dimensão da primeira tópica é apresentar o psiquismo como um aparelho de linguagem.
 A principal descoberta de Freud é de que os sonhos têm sentidos, e seu sentidos são para cumprir seus desejos. Como se não bastasse o escândalo de atribuir sentido àquilo que toda tradição médica e filosófica havia considerado um ato desnecessário de ordem mental, Freud ainda afirma que os desejos oníricos, são fontes decorrentes de impulsos de restos diurnos não satisfeitos, restos diurnos recalcados, ou seja desejos que foram suprimidos, desejos que nada tem a ver com a vida diurna, mas que surgem somente 
durante o sono, e que a outra fonte de desejo é a de natureza de impulsos decorrentes a estímulos noturnos tais como : fome, sede, sexo, Todavia nem todos esses desejos são capazes de produzir sonhos, somente aqueles que pertençam ao inconsciente.
	Umas das características dos sonhos formulados do inconsciente é que ele não se desfaz, não se apaga, pois o sonho é um fenômeno regressivo; os desejos da infância são os que geralmente induzem aos seus conteúdos.
	,

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes