Buscar

AVALIANDO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
	Simulado: SDE3624_SM_201308280017 V.1 
	Aluno(a): CAMILA XAVIER TAVARES
	Matrícula: 201308280017
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 07/11/2017 10:40:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201309356691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo em vista que a Iatrogenia significa qualquer alteração patogênica provocada pela prática clínica. Considerando as assertivas abaixo, indique a INCORRETA.
		
	
	Iatrofarmacogenia é decorrente do uso incoerente de medicamentos, de polifarmácia, da interação medicamentosa e do desconhecimento das alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas associadas ao envelhecimento.
	
	Iatrogenia do silêncio é aquela que decorre da dificuldade de ouvir adequadamente o paciente e sua família.
	 
	Iatrogenia de cascata propedêutica é onde a solicitação de condutas e exames são feitas de forma necessária, extensiva, sem indicação precisa.
	
	Iatrogenia resultante de internação hospitalar e que pode potencializar os riscos decorrentes do declínio funcional, da subnutrição, da imobilidade, da úlcera de pressão e da infecção hospitalar.
	
	A maior parte das iatrogenias resultam do desconhecimento das alterações fisiológicas do envelhecimento e das peculiaridades da abordagem ao idoso. Trata-se de uma síndrome geriátrica potencialmente reversível ou até curável.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309356853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao examinar o cliente P.M.L., o enfermeiro diagnosticou apraxia. Esse distúrbio de origem neurológica caracteriza-se por:
		
	
	cegueira de metade de um campo visual
	
	facilidade no reconhecimento de objetos familiares através do tato
	 
	incapacidade na realização de atos motores voluntários previamente aprendidos
	
	dificuldade na articulação das palavras
	
	repetição contínua e automática de uma palavra
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309356603)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Diabetes é uma enfermidade que tem aumentado muito nos últimos anos. Sobre o Diabetes, considere as afirmativas a seguir. I. Há dois tipos principais de diabetes: na diabetes Melito do tipo I, os pacientes não necessitam de terapia com insulina para o tratamento e na diabetes Melito do tipo II, alguns pacientes podem requerer terapia com medicamentos orais ou insulina, mas podem controlar seu diabetes através de dietas. II. Os sinais e sintomas da diabete são: cansaço, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o passar do tempo, podem surgir sérios problemas como: perda da visão, comprometimento nervoso, circulação deficiente, cardiopatia e insuficiência renal. III. A insulina, quando se liga a células em locais chamados de receptores de insulina, permite que o açúcar ou glicídios do alimento entre nas células hepáticas e musculares do organismo, onde é utilizado para produção de energia. IV. A insulina é um hormônio essencial produzido no pâncreas e liberado na corrente sangüínea. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
		
	
	I, II e III.
	
	II e III.
	
	I e II.
	 
	II, III e IV.
	
	III e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309356559)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	E.C.A., sexo feminino, 55 anos, procurou o ambulatório queixando-se de dor ao urinar, aumento na frequência e urgência miccional. Referia também presença de sangue na urina. Durante a consulta de enfermagem realizada após ser avaliada pelo médico e obter o diagnóstico de infecção urinária, a enfermeira relacionou três diagnósticos de enfermagem e fez as prescrições de enfermagem, orientando a paciente. Relacione as colunas de modo a tornar verdadeira a relação entre os diagnósticos de enfermagem e as prescrições de enfermagem correspondentes. I. Dor e desconforto relacionados à inflamação e infecção da uretra, bexiga e outras estruturas do trato urinário. II. Padrões de eliminação alterados relacionados à frequência, urgência e hesitação. III. Déficit no conhecimento sobre os fatores que predispõem à infecção e recorrência, detecção e prevenção da recorrência, e farmacoterapia. a. Aplicar calor sobre a região perineal com auxílio de jatos de água morna ou banho de imersão. b. Esclarecer a paciente sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da infecção do trato urinário inferior, tais como esvaziamento vesical pouco frequente, práticas de contracepção e higiene pessoal, entre outros. c. Aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água; evitar a ingestão de irritantes para a bexiga como café, chá, colas e álcool; encorajar a micção frequente, a cada 2 a 3 horas.
		
	 
	I-b; II-a;.III-c.
	
	I-b; II-c; III-a.
	
	I-c; II-b; III-a.
	
	I-a; II-b; III-c.
	 
	I-a; II-c; III-b.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309356916)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os agravos neurológicos, o Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico apresenta elevada prevalência entre a população brasileira. Sobre este agravo, todas as afirmativas estão corretas, exceto:
		
	 
	São exemplos de manifestações clínicas de paciente com AVE isquêmico: confusão ou alteração do estado mental; distúrbios visuais; cefaleia intensa ou súbita; dormência ou fraqueza na face, no braço ou na perna; dificuldade de caminhar, tontura ou perda do equilíbrio ou da coordenação.
	 
	A isquemia cerebral degrada as membranas celulares e proteínas, contribuindo com a produção de radicais livres e diminuindo a produção de proteínas e como consequência ocorre a lesão e morte celular.
	 
	São exemplos de títulos de diagnósticos de enfermagem (NANDA) para pacientes com AVE isquêmico: mobilidade física prejudicada; dor aguda; déficit de auto cuidado (banho, higiene, entre outros); deglutição prejudicada e confusão aguda.
	 
	O ataque isquêmico transitório leva à perda súbita das funções motoras, sensoriais ou visuais. Sua abordagem clínica deve ser eletiva nos serviços de urgência, visto se tratar de um evento transitório.
	 
	O rápido diagnóstico de AVE e a instituição da terapia trombolítica (em 3 horas) levam à diminuição na extensão do AVE e a melhora global do resultado funcional após 3 meses;

Outros materiais