Buscar

RESUMO PARA TRABALHO DE FISIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PARA TRABALHO DE FISIOLOGIA
este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo metabólico de diabetes tipo 2 em ratos wistar que mimetiza o curso natural e metabólico da doença em humanos (de resistência à insulina à disfunção da célula β).
INTRODUÇÃO
O diabetes tipo 2 é uma síndrome decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. É uma disfunção na célula B pancreática.
A pessoa com diabetes tipo 2 produz insulina, porém o corpo cria uma resistência a insulina, ou seja, ele não responde de forma como deveria a ação da insulina, e não a utiliza corretamente.
Apesar do papel d a predisposição genética, outros fatores como o envelhecimento, a obesidade, a qualidade da dieta e o estilo de vida sedentário são os principais fatores d erisco envolvidos no desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Os modelos animais de diabetes têm sido usados extensivamente na obtenção do esclarecimento sobre esta doença.
Em modelos de indução de diabetes, a maioria dos animais requer doses relativamente altas de estreptozotocina (STZ > 50 mg por Kilo).
A estreptozotocina (STZ) é uma droga que produz a diabetes.
METODOLOGIA
Foram utilizadas 30 ratas wistas, dessas 24 foram alimentadas com dieta de alta densidade energética (hiperlipídica) e 6 foram alimentados com dieta controle. Isso pelo período de inicial de 3 semanas, Conforme podem ver no gráfico.
Após as 3 semanas os ratos que receberam a dieta hiperlipídica, também receberam injeção de STZ. E as ratas controle, receberam apenas a dieta.
Avaliações Metabólicas
Após 6 horas de jejum, foi retirada amostra de sangue da veia caudal de cada rata em tempo 0. E na sequencia recebia via gavagem, uma solução de glicose.
RESULTADOS
Até a terceira semana o grupo hiperlipídico ingeriu 15% a menos de ração do que o grupo controle, porém a ingestão energética foi maior.
Após a terceira semana os grupos ingeriram a mesma quantidade de ração, porém os da dieta hiperlipídica teve mais energia que o controle.
Como podemos observar no gráfico, a eficiência alimentar dos animais alimentados tanto com dieta controle quanto com dieta hiperlipídica foi igual no período pré STZ ou veículo. O mesmo não aconteceu após a administração da STZ no grupo hiperlipídico, que diminuiu a eficiência energética, de forma a torná-la negativa.
Massa Corporal
Os animais iniciaram o experimento sem diferenças na massa corporal, mas a administração da STZ impediu a evolu- ção do ganho de massa corporal e induziu a perda de massa no grupo hiperlipídico, enquanto que a administração de veículo ao grupo controle não causou alteração no ganho de massa corporal.
DISCUSSÃO
Observamos que foi administrada uma dieta rica em ácidos graxos e pobre em carboidratos durante 3 semana, com a finalidade de causar resistência a insulina.
O consumo de gordura vem sendo associado não apenas a obesidade, mas também a deficiência de insulina.
O aumento de glicemia no estudo pode ser explicado pelo fato de que os ácidos graxos, combustível essencial da célula beta no estado normal, também se tornam tóxicos a célula beta quando presentes cronicamente em níveis elevados.
CONCLUSÃO
O estudo demonstrou que a combinação de dieta hiperlipídica e baixa dose de STZ por via intraperitoneal foi eficaz em gerar um modelo animal que reproduz a história natural e as características metabólicas comuns da diabetes tipo 2 em humanos. Esse modelo é de baixo custo, fácil e mais adequado para o estudo da patofisiologia da diabetes tipo 2.

Outros materiais

Perguntas Recentes