Buscar

Palavra do Pastor

Prévia do material em texto

Palavra do Pastor
Quando paramos, ganhamos.
É fato que o estilo de vida que levamos hoje nos coloca numa grande cilada: Achamos o tempo curto, dizemos  que estamos numa correria e quase não sobra tempo para Deus, para rezar...
E nessa ilusão acabamos nos sentindo vazios e vazias também passam a ser as  nossas ações do dia  a dia.
Há algo na história que não deve mudar nunca: Ter paciência, calma, tranquilidade em tudo o que vamos fazer ou realizar.
É fácil ser assim? De maneira nenhuma. Mas também não é impossível.
Toda essa orientação de vida serve também para nós cristãos que estamos inseridos em nossas comunidades.
Um agir Pastoral que não vem acompanhado de momentos de silêncio, oração e bom planejamento acabam também sendo uma ação vazia.
Por isso precisamos resgatar aquele tempo de parada, ir na  contramão do mundo, desacelerar.
Fazendo isso em todas as dimensões da nossa vida teremos uma comunidade mais tranquila, ações pastorais mais eficazes, famílias e ambiente de trabalho cheios de luz.
Não caiamos na armadilha de dizer que não temos tempo para o silêncio, para a oração e contemplação, pois são esses  momentos que tornam fecunda nossa vida e nossa missão cristã.
Isso se chama espiritualidade, a alma de nossas ações.
Padre Reginaldo Guimarães Lima
Histórico da Capela Nossa Senhora das Graças
Localizada na Rua 130 n° 07, do conjunto Tupã-Mirim. A comunidade Nossa Senhora das Graças, nasceu da necessidade do povo católico em ter um templo edificado para que fossem realizadas as Celebrações Eucarísticas, encontro de orações e trabalhos das pastorais que atendesse as carências espirituais e sociais. 
O primeiro passo foi dado no ano 1995, quando duas senhoras conhecidas por Nery e Angelita, resolveram procurar a Prefeitura e a Construtora responsável pela obrar do conjunto e pediram a doação de um terreno para a construção da Capela, não lhes deram nenhum documento, mas disseram que construíssem, pois, depois de edificada não seria colocada abaixo. 
As duas foram até a Paróquia mais próxima (no José Walter) e partilharam o desejo da construção ao Padre Teodoro. Ele as pediu que fosse feito um levantamento do número de católicos residentes no conjunto, para ver a real necessidade de se construir uma capela. Após o levantamento, ficou constatado que a grande maioria era católica e que o número seria suficiente. Então começaram os trabalhos. 
Juntara-se a uma boa quantidade de voluntários que não mediram esforços para verem esse sonho realizado. 
Nossa Senhora das Graças, foi eleita a padroeira da Comunidade, e no dia 14 de Dezembro de 1995, no terreno onde seria construída a Capela, foi celebrada a 1ª missa, presidida pelo Pe. Adriano Van-Der-Zalm. 
Após a 1ª missa, a comunidade contou com a valiosa colaboração do casal Francisco Ferreira e Dilce Figueiredo, que de 1997 a 200, estiveram à frente dos trabalhos na nossa Capela. 
Nessa época, anexo à Capela, foi também construído um Centro Pastoral, composto por um salão e três salas. Nesse espaço são realizados os encontros das pastorais; Movimentos, Grupos e Ministérios da Comunidade, levando o nome de Pe. Adriano Van-Der-Zalm. 
Vinte e dois anos depois, a Capela continua edificando-se nos termos do Senhor, crescendo em número, com o auxílio do Espírito Santo a dedicação de muitos agentes de pastoral. 
A obra ainda não terminou, a cada dia surgem novas necessidades e desafios, já realizamos um grande sonho que foi a ampliação de nossa Capela e do Salão Pastoral, para melhor comodidade da assembleia e a realização dos trabalhos sociais que realizamos, porém, muito ainda precisa ser feito. 
Vivemos um verdadeiro tempo de graças e revigoramento do amor de Cristo em sua Igreja a serviço dos mais necessitados do alimento espiritual e do corpo. 
Se tomarmos por base o lema deixado pelo Padre Ruy Mendes (nosso antigo pároco) onde: “Somente seremos fortes, se formos fraternos”, nos tornaremos exemplo de comunidade fraterna, fortalecidos na fé do Senhor e no amor ao próximo. 
Atualmente temos como nosso pároco e diretor espiritual o Padre Reginaldo Guimarães, que assumiu com tão grande amor e dedicação nossa Paróquia Mãe Santíssima e todas as comunidades a ela pertencentes. 
Pedro Vinicius do Nascimento – PASCOM.
NOVEMBRO AZUL: MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. No Brasil, o câncer de próstata é a 2 doença que mais mata homens, tendo, no ano passado, quase 70 mil diagnósticos, um número alarmante. 
Aqui no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Dessa forma, a campanha Novembro Azul tornou-se uma referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e assim, garantir maior longevidade. Hoje, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil. Agora, cabe a cada um estar atento e prezar pelo bem-estar do seu corpo, se prevenindo sempre. Ponto para a saúde!
Guilherme Braga de Paula - PASCOM
Dia 1° de novembro: O dia de todos os Santos.
A Igreja Católica celebra anualmente, em 1º de novembro, o dia de Todos os Santos. A tradição de recordar e celebrar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, quando os primeiros cristãos lembravam o martírio daqueles mortos devido o testemunho da fé, por meio de orações, missas e vigílias, normalmente nos lugares onde ocorreram os martírios. Com o tempo, as celebrações homenageando os mártires se tornou habitual nas igrejas e basílicas, algumas erguidas nos locais de martírio.
A Igreja ensina que a celebração ressalta o chamamento de Jesus a todos os homens, e o Papa João Paulo II foi um dos grandes impulsionadores da “vocação universal à santidade”.
Zilfran Fontenele – PASCOM
O Dia dos Fiéis Defuntos
Só quem perdeu alguém na vida sabe como é triste, como faz falta aquela pessoa que já não está no meio de nós. É como se tivessem arrancado um pedaço nosso que já não podemos utilizar. Até sentimos a presença daquela pessoa deitada na rede ou sentada numa cadeira predileta. Mas ela já não está mais ali.
É nesse sentido que celebramos o dia de finados, onde prestamos homenagens àqueles que foram morar no céu. Alguns visitam o cemitério, outros põem o nome na intenção da missa. Celebramos a vida eterna dos nossos entes queridos que, por permissão de Deus, já se foram desta terra onde moramos que é um pequeno grão de areia se comparado ao universo.
A saudade muitas vezes bate forte no peito, mas não podemos deixar de ter esperança. Muito menos deixar de ter fé na ressurreição de Jesus Cristo, pois vã seria a nossa fé se não crêssemos nisto (c.f. 1 Cor 15, 1-11). Se cremos em Deus, se cremos que existe um plano para cada um de nós, que existe um motivo para tudo na vida; mesmo que a tristeza nos abata, a alegria vem de manhã.
Assim devemos viver diante dos nossos falecidos: na alegria do Senhor, pois eles estão mais perto de Deus do que nós, ainda que estejam no purgatório. Que possamos neste dia 2 deNovembro orar por nossos familiares e amigos falecidos, pedindo também a intercessão deles em nossas vidas. Amém.
Francisco Einstein Adriano Pontes – PASCOM. 
A sétima arte e a Fé: Dez filmes indicados para todos os católicos.
“O cinema é um modo divino de contar a vida.” – Federico Fellini Entrevista (1987).
O dia 5 de novembro é o Dia Mundial do Cinema, e para comemorar resolvemos fazer uma lista de dez filmes recomendados para todos os católicos. Sabemos que há inúmeros outros filmes que poderiam integrar essa lista, contudo, não é viável falarmos de todos eles aqui, por isso vamos deixá-los para uma próxima oportunidade. 
Vale frisar que alguns desses filmes são seculares, mas foram também integrados a lista por transmitirem valores cristãos, e se tiverem a oportunidade de assisti-los vão constatar a mesma coisa. Você pode assistir aos filmes indicados a seguir sozinho, porém fica como sugestão nossa que os assistam com a família, com os amigos, nos grupos de oração ou também nos encontros de pastoral, pois isso também não deixa de ser um momento de evangelização como também de entretenimento. 
Sem mais delongas, prepara a pipoca amigo paroquiano e se prepara, pois aqui estão os dez filmes aconselhados para todos os católicos:
1.	A Paixão de Cristo (2004) – Simplesmente o melhor filme religioso já feito na história, dirigido por um católico (Mel Gibson) e protagonizado por um católico também (Jim Caviezel), ele foi inspirado nos evangelhos canônicos e também nas visões da Beata Anna Catarina Emmerich descritas no livro “Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus”. 
2.	Trilogia O Senhor dos Anéis (2001, 2002 e 2003) – A presença desses filmes pode ter surpreendido você, todos sabem que eles foram baseados na obra-prima homônima de J.R.R. Tolkien, todavia, o que muitos desconhecem é que ele além de um genial escritor foi também um católico devoto e muito da sua fé se reflete em suas obras e, por conseguinte nos filmes também. 
3.	A Lista de Schindler (1993) – Dirigido por Steven Spielberg pode ser descrito em uma frase apenas: "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.". Tanto o protagonista do filme (Oskar Schindler) quanto o ator que o interpretou (Liam Neeson) são católicos. 
4.	Os Miseráveis (2012) – Para quem gosta de musicais vai amar esse filme inspirado na obra homônima de Victor Hugo. Ele nos ensina que “Amar outra pessoa é ver a face de Deus.”. 
5.	A Missão (1986) – O filme é ambientado ao final do século XVIII, e conta a história de um ex-mercador de escravos espanhol que em sua busca por redenção se junta aos jesuítas nas florestas brasileiras. Lá ele fará de tudo para proteger os índios que antes escravizava. 
6.	As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005) – Foi inspirado na obra do teólogo e apologista cristão C.S. Lewis, ele foi um grande amigo de Tolkien, que o ajudou na sua conversão, o filme está recheado de elementos cristãos. O filme nos faz lembrar uma passagem do livro do Apocalipse: "Então um dos Anciãos me falou: Não chores! O Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi achou meio de abrir o livro e os sete selos." Apocalipse 5, 5. 
7.	O Auto da Compadecida (2000) – Agora, iremos falar desse filme brasileiro baseado na obra de Ariano Suassuna. Esse é um clássico do cinema nacional, você vai rir e chorar ao assistir as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello). 
8.	Um Sato Vizinho (2015) – Trata-se de uma comédia cheia de estrelas como Bill Murray, Naomi Watts e Melissa McCarthy. A lição que nos deixa esse longa-metragem pode ser entendido através das palavras de G. K. Chesterton: "Todo santo é um homem antes de ser santo; e um santo pode ser feito de todo tipo de homem.". 
9.	Em Busca de um Lar (2013) – Esse aqui é um filme pró-vida, estrelado por Vanessa Hudgens, e conta a história de uma adolescente grávida que aprende a como deixar o passado para trás e seguir em busca de uma nova vida. Quando tudo parecia perdido, ela recebe ajuda em um abrigo para moradores de rua. 
10.	Irmã Dulce (2013) – A cinebiografia mostra a trajetória da beata indicada ao Nobel da Paz, Irmã Dulce, uma freira que dedicou a sua vida para cuidar dos mais necessitados e por isso ficou conhecida como "o anjo bom da Bahia".
Pedro Vinicius do Nascimento – PASCOM.
Aconteceu e Evangelizou...
 Encerramento dos Festejos da Comunidade São Vicente. – 
Dia 27/09 ocorreu a Missa de Encerramento da Capela São Vicente ás 19h30min celebrada pelo Padre João. 
Encerramento dos Festejos da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus. – 
Dia 01/10 ocorreu a Missa de Encerramento dos festejos da Capela Santa Teresinha do Menino Jesus ás 19h celebrada pelo Padre João. 
Encerramento dos Festejos da Comunidade São Francisco do Jardim União.
Dia 04/10 aconteceu a Missa de Encerramento da Capela São Francisco do Jardim União ás 19h30min. 
Encerramento dos Festejos da Comunidade São Francisco do Planalto Itaperi. 
Dia 04/10 aconteceu a Missa de Encerramento da Capela São Francisco do Planalto Itaperi ás 19h30min. 
Manhã de espiritualidade do ECC para todos os casais coordenadores: Equipe Dirigente e Coordenadores de Círculos. – 
 
O evento ocorreu dia 08/10 na Matriz das 7h ás 12h na Matriz. 
Manhã de espiritualidade para o Apostolado da Oração e Legião de Maria – O evento ocorreu no dia 15/10 na Matriz das 7h ás 11h. 
Vem por aí …
04/11 - 2° Simpósio de Comunicação e Arte: coordenação PASCOM local: Mãe Santíssima 18:00 as 22:00 hs
08/11 - Terço dos Homens -local: Paróquia Mãe Santíssima 20:00 hs
11/11 - Sabadão da Juventude - local: Não.S. das Graças 18:00
17/11 - Abertura da Festa N.S. das Graças às 19:30 HS 
27/11 - É festa N.S. das Graças 19:30 hs
28/11- Abertura festa Mãe Santíssima as 19:30 matriz
03/12- Corrida - Caminhada pela Vida 08:00 matriz
08/12 - encerramento Festejos mãe Santíssima 19:30 HS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes