Buscar

trabalho planejamento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING
Fichamento de Estudo de Caso
WAL-MART
Nome do aluno: Angelica Araujo Rigó
 Trabalho da disciplina: Planejamento estratégico de marketing 
Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
Niterói - RJ 
2017
Estudo de Caso : Wal-mart 2007
REFERÊNCIA: Wal-mart 2007, Havard School Bussiness, Estados Unidos, 25 de junho de 2007.
	
O caso do autor baseia se no planejamento estratégico que mantém o WalMart no topo até os tempos atuais. Inicialmente, o autor destaque os exorbitantes números da cia, como vendas líquidas de aproximadamente US$ 345 bilhões; mais de 6.700 lojas em 14 países; mais de R$ 1,8 milhão empregados em todo o mundo. Porém os números da cia não foram sempre assim. Em meados dos anos 2000 (entre 2005 e 2006), a cia listava enumeras quedas em suas estatísticas enquanto a Target, sua concorrente, apresentava crescimento.
De 1962 a 1988 a cia. operou no formato de lojas de desconto. A partir de 88, ela passou a operar no formato "super centro", onde era possível encontrar produtos de mercearia e vários novos serviços às ofertas tradicionais de mercadorias. Em 2007, além de dirigir mais de 580 Sam;s Club, muitos dos super centros tinham também lojas de especialidades, restaurantes, centros de fotografia, centros de visão, salões de cabeleireiros, banco, e até agências de emprego. No ano de 2007, o maior questionamento era a respeito do planejamento estratégico de merchandising para atrair consumidores que estavam fora da base de clientes tradicionais da empresa. Já estava sendo testada uma nova abordagem: seis diferentes modelos de lojas, cada uma focada em um público: afro -americanos, hispânicos, consumidores ricos, pai cujos filhos já saíram de casa, moradores do subúrbio e residentes de áreas rurais. 
Em 2006, a empresa foi atacada pelos críticos devido aos baixos salários e pela contratação
de empregados de meio período, que reduzia as despesas relacionadas a cobertura de assistência médica e outros benefícios pagos apenas a trabalho de 8h. Também foram acusados de não controlar seus fornecedores internacionais a respeito de trabalho infantil e segurança do trabalho. Antes mesmo desse "baque", em 2005, o Wal Mart contratou uma das maiores firmas de RP dos EUA para desenvolver uma campanha com cunho político, onde seus novos medicamentos genéricos de baixo custo e suas contribuições para dar assistência às vítimas do Furacão Katrina eram destacados. Em 2007, a empresa implementou um programa de agendamento computadorizado, onde os gerentes podiam adaptar o uso dos funcionários a necessidade real da loja.
Em 1991 a Wal Mart começou a expandir seus mercados para o exterior. Em 2007 eram mais de 1.900 pontos nas Américas (excetuando - se os pontos dos EUA), 330 no Reino Unido e 460 na Ásia. As operações internacionais representavam 22% do faturamento da cia. Porém enfrentou alguns problemas, como adaptação aos mercados locais, impondo a sua cultura em certas regiões. Porém, aos poucos, a empresa consegui dominar o mercado. Seu crescimento nas américas deveu -se a uma estratégia que combinou aquisição,parceria e empreendimentos independentes.
Os anos 90 foram decisivos para empresas do ramo. Muitas como Ames, Woolworth’s e Bradlee’s; fecharam seus negócios. Em 2007, a Target se tornava a concorrente principal do WalMart no ramo de descontos. A Kmart havia emergido da falência em 2003. Em seguida, em 2005, uniu se a Sears. A operação combinada resultou no terceiro maior varejista dos EUA.O conceito de clube atacadista havia alcançado um sucesso fenomenal, e os varejistas em mercados especializados, haviam emergido para desafiar as cadeias de mercadorias em geral.
O WalMart continua com um crescimento acelerado, porém esse crescimento vem causando alguns problemas, segundo seus investidores. Segundo eles, algumas novas lojas estavam canibalizando as vendas das lojas mais antigas. Ou seja, deveria ser repensada a expansão de novas lojas, uma vez que depreciava antigas lojas e com tradição. Apesar de serem concorrentes diretos da Target, o site online dos EUA do Walmart não entrega no Brasil, enquanto o da Target tem um pop-up informando que fazem entregas internacionais para o Brasil; enquanto no Brasil temos uma loja própria online da WalMart, que pertence ao grupo WMB COMÉRCIO ELETRÔNICO. Inclusive, devido ao nosso endereço de IP, somos impedidos de acessar a loja virtual do walmart americano.
	
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes