Buscar

A CARACTERÍSTICA E CONSTRUÇÃO DO TEXTO DESCRITIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A CARACTERÍSTICA E CONSTRUÇÃO DO TEXTO DESCRITIVO 
O ato de descrever um objeto ou pessoa significa representá-lo por escrito ou oralmente, ou mesmo um relato circunstanciado de algo; contar os detalhes; narrar.
Lembre-se que a linguagem normativa é forma usada para o assunto em questão, pois não devemos usar uma linguagem coloquial (informal) para narrar uma petição, entre outros documentos que nos obrigue o uso formal.
Ex.: Eduardo “abriu mão” do curso de Direito para estudar Filosofia.
Observe que o termo “abriu mão” não é uma linguagem normativa cuja formalidade é necessária para nosso estudo.
O mais correto seria:
EX.: Eduardo abdicou-se ao curso de Direito para cursar Filosofia.
Existem aspectos relevantes à descrição, como os detalhes que são importantes para alcançar a pretensão desejada, tornando mais fácil para outrem o entendimento do objeto ou pessoa descrita.
Imagine-se tentando encontrar uma pessoa ou local cujas descrições das pessoas ou objetos faltaram informações imprescindíveis.
Ex.: A casa de Maria é Azul.
Por isso, na descrição é importante qualificar, quantificar e enumerar as cenas, pessoas e objetos.
Ex.: Maria é uma senhora alta e sorridente, estudante de direito, sempre a caminhar com seus livros, ela mora em uma casa azul, na rua da Esperança, número 325, próxima ao campo de futebol. 
É notável que na segunda descrição com os elementos apresentados ficou mais fácil identificar e localizar a pessoa e casa de Maria.
A descrição qualificativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Identifica dados não mensuráveis numericamente, como sentimentos, sensações, percepções, intenções. Não utiliza recursos estatísticos. 
Já a descrição quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, as informações podem ser traduzidas em números para classifica-las e analisa-las. Requer o uso de técnicas estatísticas. O questionário de dados é sempre um questionário bem estruturado.
Agora vamos imaginar que você, advogado, pretende ajuizar uma ação para um cliente cujo automóvel dele foi destruído em um acidente. O juiz precisará de uma descrição quantitativa para avaliar o prejuízo causado ao seu cliente. Como: Valor do automóvel; ano de fabricação; modelo; cor; o que foi danificado no automóvel para identificar o valor em dinheiro a ser indenizado. Ou seja, você deve quantificar, mensurar o valor a ser ressarcido. 
Agora imagine se além dos prejuízos causados ao automóvel o seu cliente também tenha sofrido dados psicológicos (não mensuráveis), e você como advogado queira pleitear danos morais. Sendo assim você deve descrever de forma qualificativa a vítima. Deve mostrar que além do prejuízo material causado ao automóvel, o seu cliente também sofreu eu seu íntimo um prejuízo.
Ex.: A vítima ficou traumatizada; e desde de então está incapacitada de dirigir até o trabalho; está passando por tratamento psicológico.
Observe que a qualidade da vítima (pessoa) não é mensurável como o prejuízo causado ao carro (objeto).
Obs.: Este conteúdo não substitui o ministrado em sala. O que busco é ajudar para a compreensão do conteúdo na forma prática. O correto é sempre elucidar suas dúvidas com o professor.

Outros materiais