Buscar

Teste de Conhec. 1

Prévia do material em texto

1.
		Na aula 1 de nossa disciplina o aluno é incentivado a fazer uma autoavaliação, de acordo com a área do seu curso. Esta avaliação é importante para:
		
	
	
	
	
	Servir como parâmetro para melhoria no ensino básico.
	
	
	Solicitar melhorias no ensino básico do país.
	
	
	Atestar como o ensino básico é fraco.
	
	 
	Ajudar o aluno a perceber em que aspectos precisa se aprimorar e assim traçar um plano de ação.
	
	
	Ajudar nas estatísticas de conhecimento do país.
	
	
	
		2.
		Observe este texto de Jeronimo Freire (2006) "Pela primeira vez, na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional será obsoleta no fim de sua carreira." A que o autor está se referindo?
		
	
	
	
	
	Às poucas oportunidades de trabalho no mundo globalizado.
	
	
	Ao desafio de melhorar cada vez mais os índices de qualidade de vida.
	
	 
	À substituição do elemento humano pela tecnologia.
	
	 
	À velocidade com que os conhecimentos adquiridos tornam-se obsoletos.
	
	
	À falta de emprego por carência de mão-de-obra qualificada.
	
	
	
		3.
		Muito se fala em educação. Sem dúvida, a educação é importante e fundamental. Afinal, estamos aqui na universidade em busca de educação e, sendo assim, podemos dizer que ela é importante para quê?
		
	
	
	
	
	Para sermos respeitados
	
	
	Para ganhar dinheiro
	
	
	Para sabermos mais sobre coisas inúteis
	
	
	Para sermos mais polidos
	
	 
	Para aprender o porquê das coisas
	
	
	
		4.
		Como é chamado o exame que é realizado pelo MEC e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências?
		
	
	
	
	
	Concursos Público
	
	
	SINAES
	
	
	Provão
	
	 
	ENADE
	
	
	ENEM
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A música Tempo Perdido cantada pela banda Legião Urbana sugere que algumas pessoas desperdiçam seu tempo e que esse tempo é impossível de ser recuperado. Em qual das frases abaixo indica que devemos ser rápidos em relação a nossas atitudes?
		
	
	
	
	
	"Temos nosso próprio tempo".
	
	
	"Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo".
	
	
	"Sempre em frente".
	
	 
	"Não temos tempo a perder".
	
	
	"temos um planejamento do dia".
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Mesmo considerando a existência de adversidades e barreiras que parecem intransponíveis, o ato de assumir as rédeas da trajetória de carreira parece ser possível. Para isso, é importante acreditar e desenvolver determinadas posturas mentais. Analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que melhor as representa.
I-Nós mesmos somos os senhores dos nossos destinos, tanto como indivíduos quanto como uma coletividade e precisamos ter clareza do que desejamos alcançar.
II- É preciso ousar, sonhar grande e acreditar que as barreiras estão aí para serem vencidas e que as coisas boas não são apenas para aqueles que parecem ter mais sorte em determinados momentos.
III- É fundamental planejar os passos do caminho desejado com antecedência, pensando no longo prazo e  tendo como foco resultados que vão além do que ocorre no presente.
IV- As oportunidades vão aparecer sempre e nem sempre será preciso trabalhar arduamente ou estar adequadamente preparado para saber e poder aproveitá-las. Tudo é uma questão de sorte.
		
	
	
	
	
	Apenas II e IV estão corretas
	
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	Apenas I, II e IV estão corretas                                      
	
	
	Apenas I, III e IV estão corretas 
	
	 
	Apenas I, II e III estão corretas      
	
	
	
		7.
		Um dos assuntos mais debatidos em nosso país nos últimos anos em termos de Políticas Públicas, refere-se à Educação. Sobre o assunto, conforme vimos em aula, podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
		
	
	
	
	
	6% dos jovens brasileiros, ao final do ensino médio, têm conhecimento abaixo do esperado em matemática.
	
	
	O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - mostra que o ensino em matemática está alcançando índices acima do esperado em nosso país.
	
	
	O Brasil está entre os países com colocação mais alta em educação básica no mundo, demonstrando, assim, que vêm fazendo um investimento significativo no setor educacional.
	
	 
	Em nosso país, existe notoriamente uma carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio.
	
	
	Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de 79% no caso de Matemática e de 87% em Língua Portuguesa.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		"Algumas palavras são perigosas em quase todas as decisões: amanhã, mais tarde, depois... A oportunidade pode não bater duas vezes na mesma porta. Mesmo que você não se sinta 100% preparado é melhor começar a investir em seu sonho dando o primeiro passo do que encontrar 1000 desculpas e deixar para outra hora".(Isi Golfetto).
De acordo com o texto, qual das alternativas NÃO condiz com a ideia da autora sobre "Sonhar é acreditar"?
		
	
	
	
	
	..."Eu sonho as minhas pinturas, depois eu pinto os meus sonhos."
	
	
	... "E, se algo der errado o erro irá produzir crescimento, se encontrar dificuldade no caminho ela vai produzir oportunidade e se tiver medo ele vai produzir coragem."
	
	 
	..."Acredite em hábitos negativos e naquelas pessoas que tentam desencorajá-lo."
	
	
	..."Mas, uma coisa é fato: se você não tentar como vai saber o resultado? Dê uma chance ao seu sonho, comece a realizá-lo, aprenda com os acontecimentos e siga em frente."
	
	
	..."Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele coloca toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor."

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes