Buscar

AD1 Auxilio Multicriterio a Decisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

���
Universidade Aberta do Brasil - Consórcio Cederj
UFF - Universidade Federal Fluminense
�����
Disciplina de Auxílio Multicritério à Decisão
Atividades Avaliativas – AD1
1) Quando a abordagem de um problema de decisão busca a solução ótima, este problema tem que ser abordado por técnicas da Pesquisa Operacional (Programação Linear) ou do Auxílio Multicritério à Decisão? Por quê?
O Auxilio Multicritério a Decisão busca pelo seu modelo uma solução de consenso, ou seja, uma boa solução para um problema que envolva diversas variáveis. Enquanto a programação linear busca a solução ótima para o problema, uma vez que o algoritmo poderá varrer todas as soluções de um problema até encontrar a “ótima”, desta forma o problema tem que ser abordado por técnicas de pesquisa operacional. 
2) Quando o modelo matemático empregado em um processo de decisão faz o uso de opinião de especialista como critério de julgamento de alternativas de solução do problema, como por exemplo, qualidade de acabamento um imóvel, qualidade de conservação do imóvel, podemos utilizar os métodos Auxílio Multicritério á Decisão? Por quê?
Podemos utilizar o auxílio multicritério à decisão, uma vez que este método não busca a solução ótima, e sim uma de consenso, uma boa solução para o determinado problema. Pois quando utilizamos a opinião de alguém, por mais que seja especialista, passamos a contar com a incerteza e a imprecisão característica da abordagem, sendo assim não teríamos como falar em solução ótima e sim a melhor solução para aquela abordagem.
3) No exemplo descrito no texto do Capítulo 1, de seleção de traçado de uma rodovia entre duas localidades, quais são os critérios identificados no exemplo? Proponha mais algum critério que você julgue pertinente para este problema de decisão, além dos já descritos no exemplo.
Os critérios avaliados foram tamanho da trajetória (tempo de deslocamento), custo do trajeto, totais de cidades favorecidas pela nova estrada, risco de danificação da reserva ambiental e segurança da via em virtude das curvas em aclives e declives. Outro critério que poderia ser avaliado é o fluxo de carros pela via, onde poderia avaliar em qual dos trajetos o fluxo de carros seria maior ou menor.
4) Proponha um exemplo de problema de decisão em que tem-se que empregar o Auxílio Multicritério á Decisão. Proponha neste exemplo, dois critérios quantitativos e dois critérios qualitativos. Identifique as pessoas envolvidas neste processo de decisão, assim como as alternativas de solução para este problema.
Uma decisão a ser tomada com o auxílio multicritério á decisão (AMD) é a escolha de qual produto comprar em uma licitação de computadores para uma prefeitura. Foi observado que os computadores que atendem a área de comunicação da prefeitura não suprem as necessidades básicas para elaboração das peças publicitárias e da comunicação externa. Desta forma foi elaborado um edital colocando 4 critérios como pré-requisitos para compra dos produtos, dois desses critérios são quantitativos e 2 são qualitativos.
Custo do equipamento.
Processamento, armazenamento e velocidade do equipamento.
Fabricante do equipamento.
Confiabilidade dos componentes do equipamento.
O processo licitatório é aberto pelo setor de compras da prefeitura a partir de carta convite para as empresas previamente cadastradas e verificadas no órgão, onde serão convidadas 3 empresas.
As propostas recebidas pela prefeitura foram:
Empresa 1: Ofereceu o melhor custo, com menor processamento, armazenamento e velocidade, possui um fabricante não muito reconhecido pelo mercado e os componentes não são os mais confiáveis.
Empresa 2: Ofereceu o custo intermediário, com bom processamento, armazenamento e velocidade, possui um fabricante reconhecido pelo mercado e os componentes possuem credibilidade no mercado. 
Empresa 3: Ofereceu o maior custo, com melhor processamento, armazenamento e velocidade, possui um fabricante reconhecido pela notável excelência no mercado e os componentes são os mais modernos e mais confiáveis no mercado.
Com base nestas varáveis e nestas perspectivas a prefeitura tomará a decisão de qual produtos comprar envolvendo a área de licitação , técnica e financeira.

Outros materiais