Buscar

AUGUSTO COMTE (1798 - 1857)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O estudo das teorias sociológicas justifica-se pela influencia que trazem para os quatro cantos do planeta! Estão presentes na concepção do ser humano, no modelo de desenvolvimento da sociedade e no poder político.
Na base de cada uma das teorias, estão as ideias de grandes pensadores. Assim como Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau fizeram história, abrindo horizontes no campo da Filosofia, podemos considerar que Comte, Marx, Durkheim e Weber, representam os clássicos da Sociologia.
Vamos conhecer cada um dos pensadores!
 
AUGUSTO COMTE (1798 - 1857)
Nascido em Montpellier, França, Augusto Comte (1798-1857) teve uma vida familiar caracterizada por relações de intensos conflitos. Em 1814, com dezesseis anos, ingressou na Escola Politécnica de Paris, onde permaneceu por dois anos, assimilando um aprendizado significativo em sua formação intelectual sobre a valorização da ciência e da técnica.
Exerceu, durante sete anos, a função de secretário de Saint Simon, (um dos primeiros representantes do socialismo que lutou pelo fim da exploração e das injustiças sociais), de quem recebeu grande influência cultural. Contudo, o relacionamento entre ambos terminou em ofensas e desrespeito mútuo.
Para ganhar a vida, Comte ministrava aulas particulares de matemática. Apesar de várias tentativas, nunca conseguiu ser professor catedrático na Escola Politécnica. Iniciou em sua casa um curso de Filosofia, logo interrompido devido uma crise mental que o acometeu, seguida de depressão psíquica. Depois de dezoito anos de casamento, separou-se da mulher, Caroline Massin, que reclamava de seu gênio intempestivo.
Dois anos depois da separação, conheceu Clotilde de Vaux, por quem se apaixonou e após sua morte, Comte transformou-a em musa inspiradora, elevando-a à condição de santa de uma nova religião que fundou.
Um dos temas centrais da obra filosófica de Comte é a necessidade de uma reorganização completa da sociedade. Nessa tarefa, ele próprio pretendeu desempenhar o papel de reformador universal “encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana”.
Mas essa reconstrução da sociedade consistia, para Comte, na regeneração das opiniões (ideias) e dos costumes (ações) dos homens. Tratava-se portanto, de uma reestruturação intelectual das pessoas e não de uma revolução das instituições sociais, como propunham filósofos socialistas de sua época. 
 
AUGUSTO COMTE – FRASES DE DESTAQUE
 
Saber para prever, a fim de poder.
Ninguém possui outro direito senão o de sempre cumprir o seu dever.
O progresso é a lei da história da humanidade, e o homem está em constante processo de evolução 
Só os bons sentimentos podem unir-nos uns aos outros; nunca o interesse mesquinho determinou laços firmes.
Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história. 
Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.
“O orgulho divide-nos ainda mais que o interesse”.
_________________________________________________________________________________

Outros materiais