Buscar

Relatorio AtividadeComplementar Estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
	Nome: EVERALDO MARCONDES DA VEIGA
	RA: 5243831971
	E-mail: sgtpmveiga@gmail.com
	Data: 20/05/17
	Curso:LETRAS
	Série: 1ª
	
RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Os relatórios e/ou resumos devem ser elaborados pelo aluno e descrever a(s) atividade(s) desenvolvida(s). Os alunos devem elaborar um breve comentário crítico a respeito das atividades e apresentar as contribuições delas para sua formação pessoal e profissional.
Relatório de Estágio de Docência em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês	
Apresentação
O presente relatório faz parte das exigências do currículo de Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, da Universidade Anhanguera Uniderp, como Atividades Complementares, e tem como objetivo explanar de forma detalhada e honesta os processos de pesquisa, elaboração, execução e reflexão das vivências de um docente em sala de aula. O referido estágio teve carga horária distribuída em 32 horas realizadas em sala de aula, 3 horas de observações estruturais físicas da instituição de ensino, 2 horas de pesquisa e mais 5 horas na confecção deste trabalho, totalizando assim o somatório de 40 horas. 
Introdução
Este relatório refere-se às experiências vivenciadas no estágio de observação de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Anhanguera Uniderp. Neste sentido, procura-se expressar reflexões acerca das aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Leitura e Produção de Textos, observadas nas turmas do ensino fundamental, Anos Finais, da Escola- E.M.E.F. Profª Esmeralda Betolli Labronici, localizada na Av. Brasil, 5 - Parque Residencial Primo, Boituva - SP, durante os dias vinte e quatro (24) de abril, três (3), quatro e dezenove (19) de maio. 
A instituição de ensino
 A Escola- E.M.E.F. Profª Esmeralda Betolli Labronici, localizada na Av. Brasil, 5 - Parque Residencial Primo, Boituva – SP, tem como entidade mantenedora o município de Boituva, vinculada a Secretaria Municipal de Ensino para fins de autorização, reconhecimento, inspeção e supervisão. O prédio em que funciona a Escola é de propriedade do município e conta com 10 (dez) salas de aula; 01 (uma) biblioteca/sala de leitura; sala da diretoria; sala da coordenação pedagógica; laboratório de informática; laboratório de multimedia; quadra de esportes coberta, cozinha; sala de secretaria; refeitório; despensa; almoxarifado; pátio coberto e pátio descoberto; contando com efetivo de sessenta e dois (62) funcionários.
Relatório de Estágio de Observação
Durante os dias vinte e quatro (24) de abril, três (3), quatro e dezenove (19) de maio, tive a oportunidade de observar as aulas da disciplina de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos e Língua Inglesa das turmas do 7º B, 6º C, 6º B, 9º E, 9º A, 8º B (Língua Portuguesa), e 9º C e 9º D (Língua Inglesa) da E.M.E.F. Profª Esmeralda Betolli Labronici. Durante esse período, procurei compreender a dinâmica de tais aulas e, logo no primeiro dia de estágio fui informado pela Professora Catarina, que a escola utiliza o Sistema de Ensino “NAME”, que após pesquisa sobre este sistema de ensino, constatei que se trata de um sistema com boas certificações no ranking do IDEB, a escola utiliza a apostila, livro de apoio e livro de exercícios. Contando com esses recursos, os alunos estudaram verbos, conjunções, substantivos. Nas aulas, professora e alunos costumavam ler juntos algumas definições sobre o conteúdo a ser estudado, a explicação ocorria concomitantemente,e,em seguida, a turma respondia aos exercícios contidos no livro didático, ou na apostila, ou ainda, aqueles que a professora colocava no quadro. A correção, algumas vezes era feita oralmente, outras, a docente fazia no quadro. Os alunos, em sua grande maioria, não pareciam intimidados em perguntar quando surgiam dúvidas e a professora, sempre solícita, os respondia.
Com uma turma mais “amadurecida”, 9º A, uma professora trabalhou a interpretação de uma carta verídica escrita na época do governo militar em nosso país, onde o autor, Joel Rufino dos Santos, escreve esta carta de maneira a “camuflar” a realidade, desta forma suavizava o impacto que causaria a seu filho, pois estava preso em uma cela no DEIC, Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo. Ao longo da narrativa o autor recria o ambiente carcerário como um local utópico, para isso utiliza tanto a sutileza na linguagem quanto a representação por meio do conteúdo imagético. Ao término da leitura, abriu-se um diálogo sobre a aplicação do eufemismo na referida carta e uma breve explicação das dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira na época, onde diversos intelectuais, cantores e políticos eram presos ou exilados por não concordar com o sistema de governo. Sendo ainda orientados a questionar a professora de História, para aprofundarem no tema.
No acompanhamento das aulas da Língua Inglesa, observei que o professor utiliza a apostila adotada pela Escola, como os demais professores, porém por tratar-se da aprendizagem de um novo idioma, ele usou o método do ditado, com isso, trabalhou a audição (compreensão) e escrita de seus alunos. Foi revisado a conjugação do verbo “to be”, a aplicação do “present continuous”, sendo que ao final do ditado todos leram juntamente com o professor o texto, para que fosse verificado também a pronúncia das palavras. Pude ver que muitos alunos têm boa dicção neste idioma e sempre que viam uma palavra que não sabiam o significado ou a pronúncia correta, perguntavam ao professor, tais como: a palavra “goldfinch” – ave conhecida no Brasil como pintassilgo, e “sparrow” – ave conhecida como pardal.
Desta forma pude visualizar que para alcançar a consciência acerca das variedades linguísticas, bem como exercitar a prática da fala, da escuta, da escrita e da leitura de textos, sem dúvida, torna-se interessante o contato com diversos gêneros textuais nas instituições de ensino. Assim, o aluno percebe com mais facilidade a multiplicidade dos usos da língua e as diversificadas situações em que acontece. No estágio, percebi que a prática com vários gêneros textuais, talvez, trouxesse a oportunidade de conhecimento e contato com textos que pudessem ser lidos por cada um, ouvidos, comentados e reescritos por todos. Acredito que através da proximidade com diferentes gêneros textuais, que logicamente veiculam fatos, ideias e configurações diferentes, seria possível alcançar um novo movimento de aprendizado; movimento este que estimule questionamentos, reflexão, curiosidade e criticidade. Assim, formando cidadãos conscientes, pensantes e preparados para o porvir.

Outros materiais