Buscar

Unidade II - Orientações sobre a causa mãe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Olá,
A UNIDADE II ficará disponível até o dia 30 de abril. 
Estão abertos dois questionários e um fórum. Cada atividade equivale a 2,0.
O debate sobre a causa principal, que denominamos a “causa mãe” dos problemas em nosso país, está registrando importantes contribuições.
O problema da EDUCAÇÃO é o mais indicado. De fato, o país se desenvolve com uma boa Educação. O acesso à escola gera a inclusão social, oportunidade de trabalho e diminui a desigualdade e a violência. Nesta progressão, teremos uma sociedade mais consciente e participativa, não permitindo mais o avanço da corrupção e o desrespeito ao cidadão. Isto demonstra que a corrupção pode ser superada quando há iniciativa e mobilização da sociedade. Não podemos esperar esta solução de cima para baixo!
No entanto, em nosso país, existe um problema histórico que antecede a Educação. O problema fundamental reside na MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. 
O acesso e a permanência na escola depende de condições materiais básicas. Afinal, vivemos num sistema Capitalista! A inserção social requer condições econômicas. 
As justificativas principais da “causa mãe”: a) Entre todos os países, estamos quase em primeiro lugar em má distribuição de renda. b) Grande parcela das crianças precisa trabalhar ao invés de estar na escola. c) As escolas públicas fornecem alimentação para suprir a carência (de comida) na família. d) Grande parte da educação é privada, ou seja, é paga. 
No Brasil temos em torno de 13% que chegam no nível superior? Será que todos os demais não desejam frequentar uma faculdade?
Certamente, para a grande maioria, é a condição econômica que impede avançar nos estudos.
Novamente, recomendamos acessar os materiais em CONTEÚDOS.! Para este tema em discussão, assista ao vídeo – Série Fome. 
Estamos aguardando sua participação no fórum e nos questionários!
Abraço, da equipe de professores

Outros materiais