Buscar

Caso Uniliver Lipton

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Alexandre da Luz
Trabalho da disciplina Téc. De Prev. De Vendas e Estr. de C. e Fornecedores,
 Tutor: Claudio Domingos da Silva Zeferino.
Fortaleza - CE 
2017
Estudo de Caso :
CHÁ UNILEVER: REVITALIZANDO A CADEIA DE SUPRIMENTO DA LIPTON
REFERÊNCIA:
HUMBERTO ROCHA, Universidade Estácio de Sa até Novembro 2015.
Estudo de caso Unilever – Lipton
No caso da Uniliver estudamos que em 2005 a marca Lipton não era reconhecida como uma marca brilhante, e consequentemente não estava muito bem no mercado de chás.
Gestores então resolveram alimentar a inovação da marca e criar vantagem competitiva, integrando considerações sociais, econômicas e ambientais. Montou-se uma equipe com diversos setores e pessoas para implantar a impressão da marca, em 2006.
Após quatro meses de muitas análises dos impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia de valor, a influência de consumidores, opiniões de fornecedores, ONGs e governos, concluiu-se que havia oportunidades significativas no mercado de chá ao associar a marca Lipton, à sustentabilidade. Como a marca já tinha experiência sólida em aplicar sustentabilidade na produção de chá, suas propriedades do Quênia e da Tanzânia já praticavam os padrões de sustentabilidade, o que deveria fazer era transferir esses mesmos padrões para os fornecedores e pequenos agricultores.
Nas pesquisas de mercado apontaram que sustentabilidade era uma preocupação dos crescentes consumidores de mercados importantes e isso poderia se tornar um fator diferencial para a marca desde que anunciado de forma eficaz, mas a abordagem da Lipton na comunicação de sustentabilidade era muito limitada e não chegava até os consumidores, não sendo percebidos os impactos positivos no valor da marca e nos resultados financeiros, para mudar isso precisava se tornar confiável para os consumidores a relação da Lipton com a sustentabilidade do cultivo de chá. Equipe de impressão da marca viu na terceirização a solução da credibilidade, procurou-se então uma empresa certificação para se tornar parceira e dar a credibilidade necessária a marca Lipton. 
Para encontrar o parceiro ideal a equipe levou em consideração se a marca da parceira tinha reconhecimento dos consumidores, a organização tinha escala para certificar uma grande base de suprimento e se ela possuía a flexibilidade organizacional para certificar grandes propriedades bem como pequenos produtores, após seis meses de análises conseguiram chegar no parceiro ideal que atendia todos os pré-requisitos e não ofuscaria a mensagem da Lipton, mas teria o reconhecimento do consumidores.
 	Após a identificação do parceiro a equipe fez uma proposta para alta gestão de converter a marca inteira para chá sustentável certificado, isso daria margem para abrir marcas variantes, que não eram muito bem vistas, pois atingiria um grupo pequenos de produtores e não teria um impacto significativo ambiental e social, além de que as marcas variantes possuem capacidade limitada de mudar o posicionamento da marca principal, por que os consumidores tendem a continuar comprando a marca padrão. Quando a equipe foi questionado pela Uniliver o que a Lipton faria se caso os concorrentes também aderissem ao chá certificado? A resposta passava pelos impactos positivos da Unilever, pois se os concorrentes aderissem, gradativamente os preços começariam a aumentar, e com esse aumento a Unilever ganharia vantagem, pois a maior participação do mercado de chá era da empresa. Então após cinco meses de discussões decidiu-se que colocariam em pratica o projeto de chá certificado e não só a Lipton mas também as marcas PG Tips e Lyons deveriam aderir ao projeto, então em duas semanas foi comunicado aos consumidores que todos os chás da Uniliver e Lipton até 2010 seriam provenientes das fazendas do parceiro de certificação, após o anuncio a equipe alinhou toda a cadeia de suprimento, pois para dar certo somente com uma cadeia de suprimento muito bem alinhada com a distribuição de mercado.
Em 2007 a Uniliver era a empresa líder da indústria global de chá, a empresa estava presente desde o local de produção até a comercialização, a Lipton era sua marca líder de mercado global tanto em chá em folha quanto em chá pronto para beber, com uma participação no mercado global três vezes maior do que sua rival mais próxima.
Local: Biblioteca virtual Logística empresarial
�

Outros materiais