Buscar

TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESIDUOS SOLIDOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302237758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Trata-se de uma norma do direito ambiental que consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos da reparação do dano por ele causado ao meio ambiente. Estamos falando de:
		
	
	Princípio da Precaução
	
	Teoria do Risco Assumido
	
	Princípio da Solidariedade
	 
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	Princípio da Prevenção
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301657773)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Do ponto de vista conceitual, existem elementos fundamentais para a atuação em processos de gestão integrada de resíduos sólidos que envolvem aspectos de tecnologia, de economia, de comunicação, de atuação social e ambiental. Qual alternativa abaixo não está relacionada a isto?
		
	
	ações de inclusão social de emprego
	
	aplicação de linhas de tratamento
	
	correto financiamento do serviço garantindo a economia e a viabilidade do serviço público prestado
	
	ações de comunicação e educação ambiental com envolvimento dos diferentes protagonistas sociais
	 
	Desprezo de aspectos sanitários e dos riscos à saúde humana
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301716152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A transmissão de calor por convecção ocorre nos fluidos. Nesse caso, novas partículas de fluido substituem as que, já quentes, desprendem-se da superfície de calefação.
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	A transferência de calor por correntes de convecção a um líquido ou a um gás está associada a mudanças de pressão, devidas comumente a mudanças locais de densidade.
	 
	Como se trata de um verdadeiro transporte de calor, será tanto mais intenso quanto maior for a velocidade do deslocamento das moléculas fluidas, o que se consegue provocando uma forte elevação da pressão ou mediante agitadores, bombas ou ventiladores (convecção forçada).
	
	Caso se aplique calor na base de um recipiente, o fluido, menos denso nessa parte devido ao aquecimento, será continuamente deslocado pelo fluido mais denso da parte superior.
	
	O aumento de temperatura em um fluido é acompanhado pelo declínio de sua densidade.
	
	Exemplos clássicos de convecção são o movimento do vento sobre a Terra, a circulação da água em um sistema de aquecimento doméstico, etc.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301704263)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional. Acerca desse tema, julgue os
itens seguintes.
		
	 
	A camada de ozônio encontra-se na exosfera ¿ acima de 500 km da superfície da Terra ¿ e é quebrada com a incidência de raios infravermelhos, do que resulta o superaquecimento da mesosfera ¿ entre 50 km e 80 km acima da superfície terrestre ¿, que é responsável pela manutenção da temperatura nas proximidades da superfície da Terra.
	 
	Gases atmosféricos, especialmente o gás carbônico, causam o efeito estufa, pois funcionam como uma capa protetora que, durante a noite, impede a dispersão total, para o espaço exterior, do calor absorvido pela Terra durante o dia, evitando, assim, o resfriamento excessivo da Terra (troposfera) e tornando possível a vida no planeta.
	 
	O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorcarbonos (HFCs), os perfluorcarbonos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6) são gases de efeito estufa.
	 
	O setor de transportes contribui com quota reduzida de emissão de gases, principalmente em razão da utilização de combustíveis limpos, com baixos níveis de emissão de dióxido de carbono.
	 
	Uma das formas sustentáveis de se promover a fixação de carbono são os projetos silviculturais ¿ florestamento e reflorestamento ¿, com práticas sustentáveis de manejo florestal, em áreas de florestas temperadas decíduas e de florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte, onde ocorrem as maiores taxas de fixação de carbono.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301886204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O gás ozônio (O3) e os clorofluorcarbonos (CFCs) são exemplos da dificuldade de se classificar uma substância como poluente, pois podem trazer benefícios ou prejuízos à sociedade e aos seres vivos. O ozônio, nas camadas mais baixas da atmosfera, é tóxico, mas, na estratosfera, absorve radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol, evitando os efeitos nocivos do excesso dessa radiação nos seres vivos.
Os CFCs apresentam baixa toxicidade e são inertes na baixa atmosfera. Entretanto, quando atingem a estratosfera, são decompostos pela radiação UV, liberando átomos e compostos que destroem moléculas de ozônio, sendo, portanto, considerados os principais responsáveis pela destruição do ozônio na estratosfera.
De acordo com as idéias do texto acima,
		
	
	o ozônio e os CFCs são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas observadas nos últimos anos
	
	os CFCs são nocivos ao seres vivos, pois impedem a incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre
	
	a camada de ozônio é responsável pela maior incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre
	 
	a camada de ozônio protege os seres vivos do excesso de radiação ultravioleta e pode ser destruída pela ação dos CFCs na estratosfera
	
	a camada de ozônio na estratosfera tem sido recuperada devido às interações da radiação ultravioleta com os CFCs

Outros materiais