Buscar

AV Fund Epist

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Em sua obra Crítica da Razão Pura, Kant, examinou:
As condições nas quais o conhecimento racional é possível.
2 - Cada cultura desenvolveu suas verdades universais, que perpassaram o tempo. Aquilo que os homens gostam, pensam e acreditam, o que é considerado verdade, tem no tempo seu maior aliado, pois a razão é história. A crítica à intemporalidade é feita por:
Hegel
3 - Immanuel Kant nasceu na Alemanha em 1724. Seu pensamento representa um esforço em avaliar os alcances da razão humana. Dentre as afirmativas abaixo qual é a que define o conceito kantiano de ANTINOMIAS?
Este conceito representa o confronto entre duas afirmações contraditórias. A razão coloca-se diante de questões das quais se vê forçada a admitir, com igual intensidade, uma tese e uma antítese
4 - De acordo com Kant, o engano dos inatista foi:
Supor que os conteúdos ou a matéria do conhecimento são inatos, quando o que é inato é a estrutura da razão.
5 - O que são "coisas", para o pensamento ontológico? A e B estão corretas
A)São entes materiais ou naturais. B)São entes materiais artificiais.
6 - Cada consciência é sempre consciência do seu tempo. A quem podemos atribuir este conceito:
Hegel
7 - Uma doutrina é idealista quando concebe que o sujeito tem um papel mais determinante que o objeto no processo de conhecimento. Em consequência, tudo o que o sujeito conhece com certeza são suas idéias, suas representações do mundo, sua consciência¿ (COTRIM, 2006, p. 171). Hegel foi um dos filósofos a dar sua contribuição ao idealismo e sua obra é considerada ¿a última grande tentativa para fazer do pensamento o refúgio da razão e da liberdade¿. Hegel pensava a realidade como um processo, como movimento, que caracteriza os momentos pelos quais determinada realidade se apresenta. Denomina-se por esse processo:
Movimento dialético
8 - O alto escalão de uma empresa escolhe o seu novo presidente, porém, a maioria dos funcionários não sabe da mudança na presidência. A diretoria, então, decide convocar todos os funcionários para anunciar o novo presidente. De acordo com a dialética do senhor e do escravo de Hegel, o anúncio é necessário porque:
O presidente precisa do reconhecimento dos seus funcionários de que ele é o novo chefe e poder assim exercer a sua autoridade.
9 - Diante da definição: "O ponto de partida para a reflexão racional deve ser a análise crítica dos limites da Razão, buscando identificar a possibilidade, a origem, o valor e as leis do conhecimento racional". A afirmativa refere-se a qual corrente filosófica?
Criticismo de Kant.
10 - A organização espaço-temporal do conhecimento proposta por Kant:
É universal e necessária
11- Segundo Kant, o conhecimento seria proveniente:
Da conjugação entre a experiência sensorial e a razão.
12 - O positivismo, considerado como doutrina sobre a natureza do pensamento científico, agregou-se a correntes que valorizavam as ciências naturais e suas aplicações práticas. Desta forma:
Constituiu-se num dos traços característicos do pensamento europeu do século XIX e influenciou, definitivamente, o próprio modo de se pensar a ciência.
13 - Segundo a perspectiva empirista:
As ideias só existem na medida em que sensações promovidas pelos sentidos chegam à mente
14 - O questionamento de Kant em relação ao objeto de estudo da filosofia ficou conhecido como Revolução Copernicana na Filosofia. As questões colocadas por Kant envolveram:
c. O questionamento sobre a realidade como ponto de partida para a filosofia.
15 - O fenômeno de Husserl guarda ressalvas ao fenômeno de Kant? O que isso quer dizer?
Fenômeno em Husserl é o aspecto do objeto patente imediatamente na consciência enquanto em Kant assume um fenomenalismo, ou seja, não conhecemos as coisas como elas são, mas apenas como aparecem.
16 - Qual pressuposto racionalista sofreu críticas do movimento empirista?
A universalidade da razão.
17 - A neve ocorre em condições climáticas de baixas temperaturas e umidade, o que descarta a possibilidade de sua ocorrência na região central do Brasil. Suponha que, contrariando os estudos climáticos e de metereologia, neve em Brasília, em um dia no qual temperatura atingiu 28°C. A provisoriedade das hipóteses científicas foi abordada por vários estudiosos, entre eles:
Popper, com o conceito de Falseabilidade.
18 - Identifique, entre os teóricos abaixo, o que defende a idéia que não bastariam mudanças políticas e econômicas para que houvesse uma reestruturação plena da sociedade, seria necessária uma mudança nos parâmetros intelectuais dos homens.
Comte
19 - Leia atentamente a elaboração a seguir: As crianças já nascem com a capacidade para pensar e conhecer, então, José, um menino de dois anos, embora ainda não tenha aprendido matemática ou os valores morais e éticos de sua cultura, ele já possui a capacidade para conhecer as ideias. Marque a resposta acerca da teoria que corresponde a essa elaboração.
As verdades de razão são inatas.
20 - A questão da aquisição da verdade é um problema desde os primórdios da filosofia e um problema central é se possuímos todo o conhecimento em nossa alma desde a nossa concepção (embora latente) e precisa haver um esforço racional para adquiri este conhecimento de fato. O empirismo afirma que a alma não tem conhecimento algum quando a pessoa nasce; todo conhecimento é adquirido pela experiência e com a prática racional. O que é o Inatismo? Assinalar a resposta certa.
O conhecimento adquirido é resultado da reflexão racional das verdades que estão desde sempre em nossa alma.

Outros materiais